Breaking News
Home / Geografia / Banco Mundial

Banco Mundial

PUBLICIDADE

O que é o Banco Mundial (World Bank)?

A partir da segunda metade do século XX, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, muitos países e nações saíram afetadas econômica, social e politicamente com as consequências danosas da grande guerra, sobretudo aqueles que se encontravam no continente europeu. Muitos países estavam destruídos, com a infraestrutura das suas principais cidades devastadas, a população com medo, receosa, sem amparo, sem transporte, sem saneamento, e muitas sem alimentos, são exemplos: Holanda, Alemanha, Inglaterra, Polônia, etc.

Com o objetivo de financiar a reconstrução desses territórios afetados – assim como aconteceu após a Primeira Guerra Mundial -, ou seja, de suas cidades, de suas industrias e de suas áreas agrícolas, foi criado o Banco Mundial (World Bank), que também é conhecido como Banco Internacional de Reconstrução de Desenvolvimento (BIRD).

Banco Mundial

A composição e a gestão do Banco Mundial ou BIRD é feita pelos países membros que contribuem com capital para o funcionamento integral da instituição. Desta forma, o direito de tomar qualquer decisão com relação às atividades desenvolvidas é dado a nação que contribui para com o comércio mundial desenvolvido pelo referido banco. Embora os Estados Unidos da América (EUA), sejam os principais acionistas, e é onde sua sede está instalada, há outros 150 países membros atuando em seu desenvolvimento.

Ao longo dos anos, as perspectivas e objetivos do Banco Mundial foram sendo mudadas e suas funções ampliadas, desta maneira, o banco começou a atuar em diversas frentes e de diversas maneiras, não apenas fazendo empréstimos financeiros, mas também realizando obras de infraestrutura em cidades de países afetados por guerras e desastres naturais. Como por exemplo, implementação e fiscalização de transportes (trem, metrô, ônibus, VLT, BRT, etc.), geração e fornecimento de energia, saneamento básico, educação, cultura e meio ambiente, além disso, oferecendo serviços de assessoria jurídica, econômica e outros.

No entanto, diversos especialistas criticam as formas como o Banco Mundial atua, principalmente ao que diz respeito às dívidas acumuladas pelos países que fazem estes empréstimos, pois as taxas de juros acabam sendo muito altas e a dívida pública externa infinita, configurando assim, uma relação de submissão entre uma nação e outra.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Atividades que mais consomem água

Atividades que mais consomem água

PUBLICIDADE Quais são as atividades que mais consomem água? Os impactos deixados pelas diversas atividades …

Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE O que é o Calendário Cósmico? A complexidade do universo é tão intensa, que …

Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE O que é Capitalismo Financeiro? Desde o seu surgimento a partir do século XV, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.