Breaking News
Home / Geografia / Calendário Cósmico

Calendário Cósmico

PUBLICIDADE

O que é o Calendário Cósmico?

A complexidade do universo é tão intensa, que ele não é apenas expandido em espaço, mas também em tempo, e se formos colocar a história do universo em apenas um ano, perceberemos que nós, homo sapiens sapiens, não chegamos a ter nem dez minutos de toda essa periodicidade tão grande que ainda confunde os grandes cientistas e pensadores do passado e da atualidade.

Para facilitar esse entendimento, cientistas construíram o Calendário Cósmico como uma forma didática de se compreender a história do universo. Entre os grandes nomes dessa importante construção está o famoso Carl Sagan, onde em seu livro “Os Dragões do Éden” de 1977, expressou a cronologia do universo.

Assim, o Calendário Cósmico é uma forma de comprimir os bilhões de anos do universo em apenas um único ano, onde o Big-Bang – que mostra o início do universo – acontece exatamente às 00h do dia 1 de janeiro e os dias atuais – que inclui o fato de você estar lendo este texto – ocupa o último segundo do dia 31 de dezembro.

Calendário Cósmico

De maneira mais detalhada, este calendário evidencia os principais acontecimentos na história do universo, como a formação do sistema solar, as alterações físicas, químicas e biológicas que aconteceram no planeta Terra, como as mudanças geológicas, atmosféricas e climáticas, o surgimento da vida e dos primeiros seres humanos modernos, etc. Assim sendo, pode-se relatar os seguintes acontecimentos a partir do Calendário Cósmico:

No dia 1 de janeiro às 00h aconteceu no Big-Bang;

No dia 1 de maio, tem-se a origem a Via Láctea;

No dia 09 de setembro, tem-se a origem do Sistema Solar;

No dia 14 de setembro, tem-se o início da formação da Terra;

No dia 25 de setembro, tem-se o surgimento da vida na Terra;

E assim por diante até o último segundo do dia 31 de dezembro, que retrata os dias atuais, inclusive o fato de você estar lendo este texto.

É sempre importante lembrar que há grandes possibilidades de existirem erros nessas correlações de tempo, a ciência não é perfeita e suas teorias e hipóteses são criadas para serem refutadas ou corroboradas, portanto, ela não é estática. Assim, é possível que o surgimento da vida tenha ocorrido antes ou depois do que é relatado a partir de pesquisas, logo, estará em outro momento nesta escala de tempo.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Zona Costeira

PUBLICIDADE Não existe uma definição comum ou única do que constitui uma “zona costeira”, mas …

Biomas antropogênicos

Biomas antropogênicos

PUBLICIDADE Definição Biomas antropogênicos oferecem uma nova maneira de compreender nosso planeta vivo, descrevendo a maneira …

Geodésico

Geodésico

PUBLICIDADE Definição Geodésico é referente à geometria das superfícies curvas, nas quais as linhas geodésicas substituem …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.