Breaking News
Home / Geografia / Capitalismo Financeiro

Capitalismo Financeiro

PUBLICIDADE

O que é Capitalismo Financeiro?

Desde o seu surgimento a partir do século XV, o sistema político e econômico conhecido como capitalismo, sofreu diversas mudanças em suas estruturas e, por isso apresentou diversas fases, desta forma, configura-se como um sistema complexo e carregado de características que mudam ao longo das décadas e dos territórios. Estas mudanças acompanham as transformações culturais, sociais, ambientais, políticas e econômicas que acontecem nas sociedades, portanto, não se trata de um sistema que age sozinho, mas sim em consonância com as novas demandas.

A sua primeira fase ficou conhecida como Capitalismo Comercial ou Mercantil e perdurou do século XV até o século XVIII. Com o advento da revolução industrial e das mudanças sociais, econômicas e políticas, uma nova fase se iniciou e passou a ser chamada de Capitalismo Industrial que durou do século XVIII ao século XIX. Já a partir do processo acentuado da globalização financeira, tem-se início a fase do sistema capitalista que perdura até os dias atuais e que ficou conhecida como Capitalismo Financeiro ou Monopolista.

Capitalismo Financeiro

Correspondente a terceira fase do sistema capitalista, o Capitalismo Financeiro ou Monopolista surge entre o século XIX e o século XX com a chamada Terceira Revolução Industrial, pois é neste momento que se observa a grande formação e atuação de instituições e/ou órgãos financeiros, como os bancos, nos principais investimentos financeiros do mundo, além disto, as nações começam a se conectar mais intensamente entre si, dando surgimento a uma rede de conexões que ultrapassa os limites territoriais e cartográficos e reconfigura a soberania de algumas nações sobre outras, como um verdadeiro monopólio econômico.

Entre as principais características do Capitalismo Financeiro ou Monopolista, está a reconfiguração no controle da economia, que passa a ser controlada por bancos e outras instituições financeiras; A grande concorrência internacional e, a consequente monopolização da economia pelas grandes empresas transnacionais e multinacionais que surgem neste período; A mundialização e internacionalização das economias nacionais, principalmente devido ao surgimento das redes de conexões financeiras entre nações; A expansão da globalização e do Imperialismo na África e na Ásia e os avanços no desenvolvimento tecnológico, científico e informacional, revolucionando as formas de interação entre os indivíduos.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Biomas antropogênicos

Biomas antropogênicos

PUBLICIDADE Definição Biomas antropogênicos oferecem uma nova maneira de compreender nosso planeta vivo, descrevendo a maneira …

Geodésico

Geodésico

PUBLICIDADE Definição Geodésico é referente à geometria das superfícies curvas, nas quais as linhas geodésicas substituem …

Batimetria

PUBLICIDADE A batimetria é a medida da profundidade da água em oceanos, rios ou lagos. Os mapas batimétricos são …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.