Breaking News
Home / Geografia / Carburante

Carburante

PUBLICIDADE

O que é carburante?

Ao longo dos anos, principalmente a partir dos adventos da revolução industrial, os seres humanos buscaram compreender e encontrar as mais diversas possibilidades para a produção de combustíveis, uma vez que estes seriam essenciais no desenvolvimento das variadas funções que estavam emergindo na sociedade, como na indústria, nos meios de locomoção e nos serviços domésticos.

Desta forma, a cada década foi-se encontrando maneiras alternativas e não alternativas na produção de combustíveis, sempre atendendo a demanda das sociedades de maneira geral, pois se tornaram soluções e até mesmo grandes impulsos para o desenvolvimento científico e tecnológico, facilitando a vida dos cidadãos.

Um grande exemplo da atualidade na produção de combustíveis está o carburante, que é um produto químico criado a partir do petróleo, que contém em termos potenciais, uma grande quantidade de energia, e é destinado a motores térmicos para gerar energia mecânica, aumentando assim a sua capacidade no quesito funcionamento e eficiência.

Para a geração de energia mecânica necessária para o funcionamento de motores térmicos, é preciso haver a combustão do carburante. Desta maneira, os automóveis devem queimar pelo menos 60% do carburante.

Carburante

Há diversos tipos de carburantes, muitos são frequentemente utilizados e causam grandes impactos na natureza, desde a retirada do petróleo até a produção dos seus derivados e sua utilização. Os maiores graus de poluição encontram-se na atmosfera, impactando direta e indiretamente nas condições climáticas do planeta, inclusive ao que se refere ao efeito estufa e ao aquecimento global.

Exemplos de carburantes são: GLP (gás liquefeito de petróleo), óleo diesel, etanol hidratado, etanol anidro, gasolina, metanol, etc.

Atualmente, embora utilize-se muito o petróleo para a produção de combustíveis, há diversos outros caminhos e recursos estudado e pesquisado por grandes pesquisadores, estes procuram atender uma demanda socioambiental mais sustentável, diminuindo os impactos da agressão causada ao meio-ambiente, proporcionando alternativas rentáveis para o futuro.

Gean Alef Cardoso

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Escala de Beaufort

PUBLICIDADE Definição A escala de Beaufort é uma medida empírica que relaciona a velocidade do …

Calcita

PUBLICIDADE A calcita é uma forma cristalina comum de carbonato de cálcio natural, CaCO3, que …

Compactação do Solo

PUBLICIDADE Definição A compactação do solo, por definição, significa que a densidade do solo aumenta …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *