Breaking News
Home / Geografia / Península Balcânica

Península Balcânica

PUBLICIDADE

A Península Balcânica ou Península dos Balcãs

Península Balcânica ou Península dos Balcãs, península do sudeste da Europa com uma extensão de 518 000 km², delimitada pelo Mar Negro, Mar da Mármara, Mar Egeu, Mar Mediterrâneo, Mar Jónico e Mar Adriático.

Embora não haja separação fisiográfica acentuada entre a península e a Europa Central, a linha dos rios Sava e Danúbio é comumente considerada como o limite norte da região.

Península Balcânica ou Península dos Balcãs, portanto, inclui a maioria da Eslovênia, Croácia e Sérvia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Albânia, Macedônia, Grécia continental (incluindo o Peloponeso), Bulgária, Turquia européia e Romênia.

Estes países, sucessores do Império Otomano, são chamados de Estados dos Balcãs.

Historicamente e politicamente, a região se estende ao norte desta linha para incluir toda a Eslovênia, Croácia, Sérvia e Romênia.

A península é muito montanhosa.

As principais áreas são: os Alpes Dinaricos, os Balcãs, os Rhodope Mts. e os Pindus. Exceto para o planalto Karst estéril no noroeste e os planaltos erodidos da Grécia, as montanhas são densamente florestada. Os Morava, Vardar, Strimón, Mesta e Maritsa são os maiores rios. Os vales do rio Morava e Vardar formam o principal corredor da península.

O clima de tipo mediterrâneo suave, com seu período de verão seco, é limitado às áreas do sul e da costa.

Cobrindo uma área maior são o clima subtropical úmido no noroeste e o clima continental mais dura úmido no nordeste. A região como um todo é amplamente agrícola. Frutas, grãos e pastagem são importantes.

Uma variedade de depósitos minerais são encontrados lá, incluindo minério de ferro, carvão, manganês, cobre, chumbo e zinco.

Os povos da península balcânica compõem vários grupos raciais. No entanto, as diferenças linguísticas e religiosas são mais distintas do que as divisões raciais.

A península, na encruzilhada das civilizações europeias e asiáticas, tem uma longa história. A Grécia antiga, o Império Bizantino e o Império Otomano floresceram ali.

Península dos Balcãs

A região montanhosa arborizada e o passado histórico dos Balcãs abrigaram inúmeras culturas, línguas e etnias.

Península Balcânica ou Península dos Balcãs é uma península do sudeste da Europa delimitada pelo Mar Negro, o Mar de Mármara e os mares do mar Egeu, Mediterrâneo, Jónico e Adriático.

Anteriormente parte dos impérios romanos e bizantinos, a região caiu para os turcos otomanos até 1500.

As guerras dos Balcãs (1912-1913 e 1913), os tratados assinados após a Primeira Guerra Mundial e os movimentos nacionalistas no início dos anos 90 levaram aos limites atuais do país.

A Península dos Balcãs no sudeste da Europa está localizada entre o Mar Adriático e o Mar Negro. A região tem um cenário misto com muitas cordilheiras altas, bem como florestas profundas, planícies e rios.

Península Balcânica
Mapa da Península dos Balcãs

O período de 1400 a 1600 na península balcânica é definido pelo aumento das ambições imperiais otomanas. O poder bizantino em declínio e décadas de expansão otomana culminam na captura de Constantinopla, capital do Império Romano Oriental por mais de mil anos, pelos otomanos sob Mehmed II em 1453.

Este evento tem importantes repercussões artísticas. Muitos artistas fogem para a Europa, levando suas habilidades com eles, enquanto outros permanecem, contribuindo para a evolução no mundo otomano. Em 1600, seguindo o próspero reinado de Süleyman “o Magnífico”

A região não é apenas politicamente unificada, mas torna-se central para um império que domina partes significativas de três continentes (Europa, Ásia e África).

Passeios e cruzeiros balcânicos

Os Balcãs, também chamados de Península dos Balcãs, as três principais penínsulas do sul da Europa, geralmente caracterizadas como a Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Sérvia, Kosovo, Montenegro, Macedônia, Albânia, Bulgária, Romênia e Moldávia.

Península dos Balcãs abrange uma área expansiva, situada a leste da Itália e a oeste da Turquia. Embora seja muitas vezes ignorado por muitos viajantes, a Península dos Balcãs é o lar de algumas das cidades e marcos mais fascinantes da Terra. A nossa gama de passeios da Península dos Balcãs proporcionará muita inspiração para visitar esta maravilha da Europa Oriental.

Ao norte da península encontra-se a Croácia, lar de muitas cidades costeiras fantásticas, incluindo Korcula e Dubrovnik. A Croácia também é o lar do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, onde a água cai suavemente ao longo de uma rede de vias navegáveis que conecta 16 lagos reluzentes juntos.

Mostar na Bósnia é uma cidade maravilhosamente pitoresca, simbolizada pela icônica Ponte Stari Most, que fica acima do rio Neretva. De muitas maneiras, esta cidade é melhor vivida simplesmente vagando pela rede de ruas e admirando a harmoniosa mistura de culturas.

A Baía de Kotor, no Montenegro, é absolutamente deslumbrante e é conhecida por ter semelhança com o Mônaco. Se você decide passear pelas ruas em busca de estruturas medievais ou simplesmente se sentar e admirar os fiordes inclinados na distância, uma viagem a Kotor é uma obrigação para quem visita a Península dos Balcãs.

Fonte: www.encyclopedia.com/encyclopedia2.thefreedictionary.com/www.thefreedictionary.com/www.fredholidays.co.uk

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Agrossistemas

Agrossistemas

PUBLICIDADE Agrossistemas ou Sistemas Agrários Ao longo da história da humanidade, as civilizações foram mudando …

Hierarquia Urbana

Hierarquia Urbana

PUBLICIDADE Um termo ainda em discussão no ambiente da Geografia Urbana e áreas correlatas diz …

Rede Urbana

Rede Urbana

PUBLICIDADE O que é rede urbana? Assim como a hierarquia urbana, o conceito de rede …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.