Breaking News
Home / Geografia / Sistemas Agrícolas

Sistemas Agrícolas

PUBLICIDADE

O que são sistemas agrícolas?

Para facilitar o entendimento acerca das manifestações e/ou atividades que os seres humanos desenvolvem ao longo da história nos espaços e paisagens habitáveis, os pesquisadores e estudiosos comumente procuram classificá-los. Esta importante classificação em termos científicos, possibilita, sobretudo, discorrer sobre a hierarquização dos diferentes processos que conduzem a diferentes formas.

Um exemplo clássico diz respeito a agricultura, esta atividade antiga atividade humana que beneficia muitas sociedades e ao mesmo tempo coloca outras em condições deploráveis de existência.

Sistemas Agrícolas

Pois bem, ao que diz respeito a agricultura, tem-se os sistemas agrícolas, que basicamente se define como as formas que os seres humanos desenvolvem a agricultura de acordo com o índice e a área cultivada. Este sistema se apresenta de duas formas distintas: a agricultura intensiva e a agricultura extensiva.

A primeira, a agricultura intensiva, define-se como a etapa onde se utiliza todos os elementos necessários para um processo de produção, ou seja, a utilização diretamente de grandes quantidades de insumos (técnicas e tecnologias), a exemplo dos tratores, das plantadeiras, das colheitadeiras, das técnicas implementadas nos solos e na própria plantação, como, herbicidas, inseticidas, correção do Ph e da acidez, etc. Geralmente sendo necessário a presença e o conhecimento de geógrafos, agrônomos, engenheiros ambientais e florestais e outros profissionais.

A agricultura intensiva também é conhecida como agricultura moderna ou comercial, e grande parte de sua produção é destinada à exportação, isto é, ligada a commotidies e a ao agronegócio, sendo o Brasil grande produtor da agricultura intensiva.

Já a agricultura extensiva não precisa necessariamente dos recursos que as técnicas e as tecnologias dispõe, uma vez que usa de forma direta os dispostos da natureza, onde a produção depende fortemente da fertilidade natural e dos caminhos que a natureza percorre, em geral, ligadas a agricultura familiar e a agricultura orgânica. Muitos países da América Latina, da África e da Ásia utilizam deste sistema.

Gean Alef Cardoso

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Divisão Regional do Brasil

PUBLICIDADE Pelo fato de ter dimensões continentais, o território que hoje chamamos de Brasil possui …

Desigualdades Regionais

PUBLICIDADE Sem dúvida alguma, um dos maiores problemas de todas as sociedades refere-se às desigualdades. …

Domínios Morfoclimáticos do Brasil

PUBLICIDADE Por um longo tempo da história das ciências naturais, características físicas da paisagem eram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.