Facebook do Portal São Francisco Google+
+ circle
Home  Baleia Fin  Voltar

Baleia Fin

 

Baleia Fin

Nada por todos os oceanos e é a segunda maior baleia, perdendo apenas para a baleia-azul. Atinge cerca de 23m de comprimento e pode pesar 100 toneladas.

O padrão de coloração é bem característico: a parte inferior é cinza-clara, inclusive na cauda e nadadeiras, e o dorso e flancos são cinza-escuro, havendo uma assimetria na coloração da mandíbula, que é branca no lado direito e quase negra no esquerdo. Esses padrões diferenciados de coloração sugerem relações com os hábitos alimentares da espécie.

Uma coloração que se confunde com o ambiente facilita para as baleias aproximarem-se das presas, que para as fin não é apenas krill, mas também cardumes de pequenos peixes. O filhote já nasce com cerca de 6m e poderá viver até quase 70 anos.

Fonte: projetobaleias.com.br

Baleia Fin

NOME POPULAR: Baleia-fin, Rorqual ou Rorqual-de-aleta
NOME CIENTÍFICO: Balaenoptera physalus
TAMANHO: 20 a 26 metros de comprimento
PESO: 45 a 75 toneladas

Caracterizadas pelas cores de seu corpo, que vai do cinza-escuro ao preto. Vivem em grupos de 6 a 10 animais, na maioria das vezes em oceanos abertos. Porém, com sorte podem ser vistas próximas à costa. É freqüente serem vistas em águas temperadas, árticas e antárticas do que nas tropicais. Seu peso varia de 45 a 75 toneladas, porém no Hemisfério Sul são ainda maiores, podendo chegar até 100 toneladas. As fêmeas são em média maiores que os machos.

Apesar do tamanho, esta baleia lança-se completamente para fora da água. Esse comportamento parece estar relacionado com comunicação, que é também feita por emissão de sons de baixa freqüência, estalos e cliques ultra-sônicos. Esses sons podem ser ouvidos até a 25 km. Desloca-se até 32 km/h. Alimenta-se de krill, copépodes, outros invertebrados, arenques, pequenos peixes e lulas.

Fonte: www.pick-upau.org.br

Baleia Fin

A baleia Fin é a segunda maior espécie existente e é mais freqüente em águas temperadas, árticas e antárticas do que nas zonas tropicais. O comprimento médio dos machos chega a 21 metros e o das fêmeas a 22 metros.

Seu peso médio é de 45 toneladas. Apesar do tamanho, esta baleia lança-se completamente para fora da água. Esse comportamento é uma forma de comunicação entre os indivíduos, que também é feita por emissão de sons de baixa freqüência, estalos e cliques ultra-sônicos.

Esses sons podem ser ouvidos até a 25 quilômetros. Elas nadam a 32 km/h, sendo uma das baleias mais rápidas.

Fonte: inema.com.br

Baleia Fin

Baleia Fin

Nome Científico

Balaenoptera Physalus

Classe

Mammalia

Ordem

Cetácea

Família

Balaenopteridae

Nome Comum

Baleia-fin ou baleia comum

Características

A baleia-fin é a segunda maior baleia, medindo entre 21 e 26 metros e pode pesar de 45 até 80 toneladas.

Seu canto (um ‘sonar’ para orientação) é o mais forte e pode ser ouvido a uma distância de até 850 km.

Alimenta-se de krill, alguns invertebrados, pequenos peixes e ocasionalmente de lulas.

É a espécie que vive por mais tempo. Alguns indivíduos chegam até os 100 anos de idade.

Fonte: www.fiocruz.br

Baleia Fin

Baleia Fin

Nome Científico

Balaenoptera physalus

Comprimento

Entre 21 e 26 metros

Peso

45 a 80 toneladas em média

Distribuição

No Brasil ocorrem em toda a costa

Características

É a Segunda maior baleia, sua cabeça tem o formato de "V" quando vista de cima, apresenta a mandíbula com coloração assimétrica.

Fonte: www.meioambientehp.hpg.ig.com.br

Baleia Fin

Atinge cerca de 23m de comprimento e pode pesar 45ton. Apresenta aleta dorsal.

O padrão de coloração é bem característico; a parte inferior é cinza-clara, inclusive na cauda e nadadeiras, e o dorso e flancos são cinza-escuro, havendo uma assimetria na coloração da mandíbula, que é branca no lado direito e quase negra no esquerdo. Esses padrões incomuns de coloração podem ter a ver com os hábitos alimentares da espécie; com uma coloração disruptiva seria mais fácil para as baleias aproximarem-se da presa, que para as fin não é apenas krill, mas também cardumes de pequenos peixes.

A migração das baleias fin obedece praticamente ao mesmo padrão sazonal da baleia azul. Sua distribuição é igualmente cosmopolita. Concentram-se não raro em grupos de 6-15 indivíduos.

A maturidade sexual ocorre em torno de 6-7 anos, quando os animais já estão com cerca de 18m. Após uma série de atitudes de corte, macho e fêmea copulam, durando a gestação quase 1 ano. O baleote já nasce com cerca de 6m e poderá viver até quase 100 anos.

Fonte: www.geocities.com

Sobre o Portal | Política de Privacidade | Fale Conosco | Anuncie | Indique o Portal