Breaking News
Home / Animais / Exótico

Exótico

PUBLICIDADE

Gato Exótico é doce, dócil e tranquilo, mas não tenha a ideia de que ele é meramente um adorno para o lar. Ele adora brincar quando não está sentado em um colo ou sendo acariciado.

O Gato Exótico é um Gato “artificial”, ou seja, antes dele existir, o homem já planejava a sua existência.

O que é

O gato Exótico, mais conhecido como urso de pelúcia, surgiu em 1.960, resultante do cruzamento de um Persa com um Pelo Curto Americano, nos EUA.

A intenção era obter um animal com todas as características do Persa, mas que apresentasse uma pelagem mais curta.

O Persa sem dúvida alguma, reúne características que dificilmente poderão ser imitadas, como a exuberância do manto, o porte, a beleza, o bom temperamento e a docilidade.

Porém, os cuidados que requerem não podem ser negados. Escovações diárias, banhos semanais com produtos adequados à textura dos pelos, tosa higiênica para que possam ser mantidos limpinhos, enfim, quem tem um Persa sabe de tudo isso.

A questão era, e quem não possui em sua agenda diária o tempo necessário para todos estes procedimentos?

O Exótico foi criado pensando nestas pessoas que admiram o Persa mas que não dispõe de muito tempo.

Muitos anos foram necessários para o aperfeiçoamento do Exótico pois os primeiros exemplares tinham o nariz muito longo e não apresentavam o comportamento desejável.

Com acasalamentos planejados chegou-se ao Gato Exótico que hoje podem ser apreciados e desejados por todos que o contemplam. Prático por natureza, belo de aparência, temperamento fantástico, extremamente meigo, brincalhão e com uma capacidade de interação com as pessoas tanto desejada pelos criadores.

A pelagem dos Exóticos lembra uma pelúcia ou um veludo muito denso, mais parece um acolchoado, que atrai carícias. Não há outro gato com este tipo de pelagem que é característico dos Exóticos, por isso é conhecido como ursinho de pelúcia.

Os gatos Exóticos possuem temperamento quieto e passivo, com uma natureza doce e calma, por isso conviver com eles é extremamente agradável. Se solicitados estão sempre disponíveis para carícias e brincadeiras. Nada parece perturbá-los, é um companheiro tranqüilo e apreciará dormir e estar ao seu lado se você permitir.

Os Exóticos podem ser encontrados em todas as cores e padronagens do Persa e do Pelo Curto Americano, que hoje já chegam a 100 variedades.

Seu corpo é compacto e roliço, possui estrutura pesada, cauda curta e espessa, pernas grossas e curtas, olhos bem grandes e redondos na cor conforme o padrão da pelagem, cabeça grande e redonda, bochechas largas e nariz curto, orelhas pequenas e bem colocadas na cabeça, quase sem pescoço. Ele é o que é, não existe disfarce para ele, motivo pelo qual são tão apreciados pelos criadores. É lindo por natureza !!!

A crescente procura pelos Exóticos tem aumentado espantosamente nos últimos anos, levando-nos a crer que superará em números os nossos tão adoráveis Persas.

Origem e História

O Exótico é um gato criado pelo homem, os Americanos queriam um gato bonito, de bom temperamento, os Persas eram os favoritos mas o pelo longo era problemático. Assim surgiu o Exótico, do cruzamento do Persa com o Pelo Curto Americano, no início dos anos 60, nos EUA.

A intenção era obter um animal com aparência roliça e atraente do Pelo Curto e as características físicas e comportamentais do Persa. A princípio, o resultado foi bom, mas havia etapas a serem solucionadas.

O nariz era muito longo e o comportamento era muito “eléctrico”. Os melhores exemplares foram colocados para novas cruzas, com o passar do tempo e acasalamentos planejados chegou-se ao gato desejado.

Foi reconhecido em 1966, nos EUA, logo alcançando popularidade na Europa. Hoje também é reconhecido pelas maiores entidades felinas mundiais – a CFA e a FIFE.

Raça

O Exótico é uma raça que foi planejada pelo homem, o qual através de cruzamentos pretendia criar um gato bonito, dócil, de boa índole e que esse fosse de fácil manuseio.

Esse gato surgiu de uma criação selecionada, do cruzamento entre o Persa e o Pelo Curto Americano, no início dos anos 60.

A intenção deste cruzamento era obter um animal com o porte semelhante ao do Pelo Curto Americano, só que com as características físicas e comportamentais do Persa.

Com o passar do tempo e dos acasalamentos planejados, conseguiu-se chegar ao gato com as características do atual Exótico.

Em 1966, o padrão desse gato foi reconhecido nos EUA e logo alcançou grande popularidade na Europa, sendo hoje reconhecido pelas maiores entidades felinas do mundo.

Atualmente, essa raça está entre as mais populares nos EUA e Europa.

Descrição

Características e Cores

Do Cruzamento entre persas e exóticos teremos um resultado de 50% de Persas e 50% de Exóticos, geneticamente, embora possam nascer 100% de Persas ou 100% de Exóticos. É válido ressaltar que os filhotes que forem Persas serão Persas legítimos, o mesmo ocorrendo com os filhotes Exóticos. Desta cruza, jamais nascerão filhotes mestiços, ao contrário, teremos o aperfeiçoamento de ambas as raças.

Possui pelo curto, não deitado, com sub-pelo. As cores permitidas são as mesmas do Persa.

Temperamento

O temperamento é parecido com o do Persa, carinhoso e apegado ao dono, porém, o Exótico é mais extrovertido e alegre, provavelmente uma herança do American e do British Short Hair. Ele é alegre, ativo e brinca exaustivamente com seu dono, para em seguida, se dedicar aquele sono reparador. Amoroso, exige e dá carinho.

Características

A principal característica do Exótico é sua pelagem aveludada, muito semelhante a um bicho de pelúcia.

Sua cabeça é grande e redonda, com o focinho curto e as bochechas largas.

O nariz é curto, com o bigode longo.

Seu corpo é compacto e roliço, com cauda é média e espessa.

A pelagem é curta e densa, com as colorações bastante variadas, um vez que o padrão aceita as cores dos gatos de pelo longo e o Pelo Curto Americano. Mas as cores dos olhos, da ponta do nariz e das almofadinhas das patas devem combinar com a cor do manto.

O Exótico é considerado um gato de apartamento, porém em qualquer lugar que ele viva, ele acabará se adaptando. Muito inteligente, doce e com tendência a ganhar peso, o dono de um exemplar dessa raça deverá estar sempre atento à sua alimentação e doses de exercícios físicos.

A raça apresenta um comportamento carinhoso e brincalhão, convivendo bem com crianças e outros gatos. Além disso, não é muito difícil fazer com que este gato se divirta, apenas uma bolinha de papel é o suficiente para desencadear corridas, cambalhotas e outras travessuras.

Seu temperamento é parecido com o do Persa, necessitando de carinho e atenção constantes.

Entretanto, o Exótico é bem mais ativo e alegre, isso se deve provavelmente, a herança dos Pelo Curto Americano e Pelo Curto Inglês.

Cuidados

O Exótico exige cuidados simples no que se refere ao tratamento de seu pelo, que por ser curto, necessita apenas de uma escovação semanal, a fim de deixá-lo sempre bem bonito.

Esta raça deve ser alimentada com rações balanceadas, sendo que isto deve ser observado atentamente, pois no caso dos gatos de forma geral, tem-se de ficar atento para o uso de boas rações no intuito de se evitar o aparecimento de cálculos urinários, promovidos por rações de baixa qualidade.

Além disso, uma alimentação adequada fará com que seu gato cresça saudável e com uma pelagem lisa e brilhante. O dono deve estar atento e realizar consultas regulares ao médico veterinário.

Classificação

Nome da raça: Exótico
Classificação: Grupo pelo curto
Outros nomes: Exotic Shorthair
Peso machos: De 3 a 6,5 kg
Peso fêmeas: De 3 a 6,5 kg
País de origem: Estados Unidos
Perfil: 
Apegado
Tipo de Pêlo: Curto
Tamanho: Médio à Grande
Temperamento: Dependente
Nível de Atividade: Moderado
Idade: média de 09 anos

Exótico – Fotos

Fonte: www.caoeciavet.hpg.ig.com.br/www.catish.com.pt/www.spaziofellini.com.br/cattime.com/pawedin.com/www.becodosgatos.com.br

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.