Breaking News
Home / Animais / Baleia Fin

Baleia Fin

PUBLICIDADE

Baleia Fin

Nada por todos os oceanos e é a segunda maior baleia, perdendo apenas para a baleia-azul. Atinge cerca de 23m de comprimento e pode pesar 100 toneladas.

O padrão de coloração é bem característico: a parte inferior é cinza-clara, inclusive na cauda e nadadeiras, e o dorso e flancos são cinza-escuro, havendo uma assimetria na coloração da mandíbula, que é branca no lado direito e quase negra no esquerdo. Esses padrões diferenciados de coloração sugerem relações com os hábitos alimentares da espécie.

Uma coloração que se confunde com o ambiente facilita para as baleias aproximarem-se das presas, que para as fin não é apenas krill, mas também cardumes de pequenos peixes. O filhote já nasce com cerca de 6m e poderá viver até quase 70 anos.

Fonte: projetobaleias.com.br

Baleia Fin

NOME POPULAR: Baleia-fin, Rorqual ou Rorqual-de-aleta
NOME CIENTÍFICO: Balaenoptera physalus
TAMANHO: 20 a 26 metros de comprimento
PESO: 45 a 75 toneladas

Caracterizadas pelas cores de seu corpo, que vai do cinza-escuro ao preto. Vivem em grupos de 6 a 10 animais, na maioria das vezes em oceanos abertos. Porém, com sorte podem ser vistas próximas à costa. É freqüente serem vistas em águas temperadas, árticas e antárticas do que nas tropicais. Seu peso varia de 45 a 75 toneladas, porém no Hemisfério Sul são ainda maiores, podendo chegar até 100 toneladas. As fêmeas são em média maiores que os machos.

Apesar do tamanho, esta baleia lança-se completamente para fora da água. Esse comportamento parece estar relacionado com comunicação, que é também feita por emissão de sons de baixa freqüência, estalos e cliques ultra-sônicos. Esses sons podem ser ouvidos até a 25 km. Desloca-se até 32 km/h. Alimenta-se de krill, copépodes, outros invertebrados, arenques, pequenos peixes e lulas.

Fonte: www.pick-upau.org.br

Baleia Fin

A baleia Fin é a segunda maior espécie existente e é mais freqüente em águas temperadas, árticas e antárticas do que nas zonas tropicais. O comprimento médio dos machos chega a 21 metros e o das fêmeas a 22 metros.

Seu peso médio é de 45 toneladas. Apesar do tamanho, esta baleia lança-se completamente para fora da água. Esse comportamento é uma forma de comunicação entre os indivíduos, que também é feita por emissão de sons de baixa freqüência, estalos e cliques ultra-sônicos.

Esses sons podem ser ouvidos até a 25 quilômetros. Elas nadam a 32 km/h, sendo uma das baleias mais rápidas.

Fonte: inema.com.br

Baleia Fin

Baleia Fin

Nome Científico

Balaenoptera Physalus

Classe

Mammalia

Ordem

Cetácea

Família

Balaenopteridae

Nome Comum

Baleia-fin ou baleia comum

Características

A baleia-fin é a segunda maior baleia, medindo entre 21 e 26 metros e pode pesar de 45 até 80 toneladas.

Seu canto (um ‘sonar’ para orientação) é o mais forte e pode ser ouvido a uma distância de até 850 km.

Alimenta-se de krill, alguns invertebrados, pequenos peixes e ocasionalmente de lulas.

É a espécie que vive por mais tempo. Alguns indivíduos chegam até os 100 anos de idade.

Fonte: www.fiocruz.br

Baleia Fin

Baleia Fin

Nome Científico

Balaenoptera physalus

Comprimento

Entre 21 e 26 metros

Peso

45 a 80 toneladas em média

Distribuição

No Brasil ocorrem em toda a costa

Características

É a Segunda maior baleia, sua cabeça tem o formato de “V” quando vista de cima, apresenta a mandíbula com coloração assimétrica.

Fonte: www.meioambientehp.hpg.ig.com.br

Baleia Fin

Atinge cerca de 23m de comprimento e pode pesar 45ton. Apresenta aleta dorsal.

O padrão de coloração é bem característico; a parte inferior é cinza-clara, inclusive na cauda e nadadeiras, e o dorso e flancos são cinza-escuro, havendo uma assimetria na coloração da mandíbula, que é branca no lado direito e quase negra no esquerdo. Esses padrões incomuns de coloração podem ter a ver com os hábitos alimentares da espécie; com uma coloração disruptiva seria mais fácil para as baleias aproximarem-se da presa, que para as fin não é apenas krill, mas também cardumes de pequenos peixes.

A migração das baleias fin obedece praticamente ao mesmo padrão sazonal da baleia azul. Sua distribuição é igualmente cosmopolita. Concentram-se não raro em grupos de 6-15 indivíduos.

A maturidade sexual ocorre em torno de 6-7 anos, quando os animais já estão com cerca de 18m. Após uma série de atitudes de corte, macho e fêmea copulam, durando a gestação quase 1 ano. O baleote já nasce com cerca de 6m e poderá viver até quase 100 anos.

Fonte: www.geocities.com

Veja também

Rinoceronte

Rinoceronte, Reprodução, Características, Espécies, Mamíferos, Hábitos, Fotos, Classificação, Habitat, Tamanho, Animal, Anatomia, Comportamento, Rinoceronte

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Visão, Rinoceronte Branco

Rinoceronte de Java

Rinoceronte de Java, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Rinoceronte de Java

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.