Breaking News
Home / Animais / Bichon Frisé

Bichon Frisé

PUBLICIDADE

Bichon Frisé – O que é

O pequeno mas resistente e resiliente o Bichon Frisé se destaca entre os grandes cães de personalidade do mundo.

Desde a antiguidade, esses irresistíveis comediantes caninos confiam no charme, beleza e inteligência para superar os altos e baixos da história.

Um Bichon Frisé de bom tamanho terá cerca de 30 cm.

A raça tem um pêlo hipoalergênico branco, aveludado ao toque, com cabelos arredondados na cabeça que provocam os grandes olhos escuros e o couro preto do nariz e dos lábios.

Os Bichon Frisé são companheiros adaptáveis que se dão bem com outros cães e crianças.

Alertas e curiosos, os Bichons são bons cães de guarda – mas eles são amantes, não lutadores, e operam sob a suposição de que não há estranhos, apenas amigos que ainda não conheceram.

Sua confiança e tamanho fazem deles cães ideais para a cidade.

Os Bichon Frisé treinam bem e gostam de se apresentar para seus entes queridos.

Finalmente, há a personalidade do Bichon Frisé despreocupada que atrai sorrisos e abraços onde quer que vá.

Bichon Frisé – Cão

Trata-se de um simpático cão de pequeno porte, que é alegre e festivo, de andadura leve, com focinho médio em tamanho e um belo pêlo longo cacheado.

As bordas dos olhos e as pálpebras são escuras, os olhos são de forma arredondada, de olhar muito vivaz.

As orelhas caídas são bem guarnecidas de pêlos longos, cacheados.

A cauda levada normalmente no alto, e a pelagem fina, sedosa, com comprimento de 7 a 10 cm.

A altura máxima para o Bichón Frisé é de 30 cm.

Origem

Século XV. Derivado do Maltés no séc. XV. Possui pêlos finos, sedosos e encaracolados, que lhe caracteriza uma aparência muito fofa. Foi muito popular nas cortes européias, porém, por volta do séc. XIX era mais fácil vê-lo nos circos, acompanhando tocadores de realejo.

Bichon Frisé – Raça

Até aos 4 meses o Bichon Frisé tem o pêlo de filhote, que deve, tal como o Poodle, ser tosquiado completamente (menos o rabo) para que entretanto seja substituído pela pelagem mais encaracolada do Bichon Frisé adulto.

Há filhotes que nascem com manchas alaranjadas, creme ou cinza nas orelhas e, eventualmente, no corpo, que podem ou não sumir com o tempo, alguns meses ou anos depois. A cor é branco puro, sólido. A pele é escura, preferivelmente pigmentada em preto, azulado ou bege, inclusive os órgãos sexuais.

Como todos os cães de pelo longo, o Bichon Frisé, precisa de cuidados especiais para se manter bonito e limpo: é importante que seja penteado diariamente para evitar a formação de nós. Isto evita também a entrada de parasitas e pulgas no animal.

Os banhos podem ser semanais e deve ter em conta alguns cuidados: colocar um pedaço de algodão dentro da orelha para evitar que entre água. Se durante a lavagem o algodão sair, para imediatamente a lavagem e substitua-o.

Tudo isto justifica-se uma vez que as orelhas do Bichon Frisé, compridas e caídas, estão mais sujeitas a inflamações devido à pouca ventilação.

Durante a lavagem é comum que o animal sacuda o corpo. Para evitar isto mantenha sempre a mão sobre a cabeça enquanto estiver dando o banho. Após o banho ele deverá ser bem enxugado e secado com o secador, escovando-o até que não fique nenhum resto de umidade. Lembre-se de retirar o algodão de dentro da orelha. A escolha do produto a ser usado é muito pessoal e deverá ser indicado pelo criador ou veterinário.

Existem vários produtos de boa qualidade no mercado. Alguns profissionais recomendam o uso de medicamentos que evitam carraças e pulgas já que o Bichon possui um pelo branco e que é mais sujeito a alergias de picadas de insetos. Em casa também é recomendado a eliminação de focos destes parasitas fazendo regularmente um tratamento preventivo ao nível do chão e das paredes. Quando são levados à tosquia, é recomendável ressaltar que se trata de um Bichon e não de um Poodle e que por isso, precisa de ser tosquiado de acordo com o padrão da raça.

A raça permite dois tipos de corte dos pelos, sendo que a mais comum no Brasil e nos EUA, ressalta o aspecto arredondado do Bichon e é chamada de Powderpuff.

A tosquia deve então obedecer aos seguintes parâmetros:patas e focinhos ligeiramente aparados. Os olhos devem ficar à vista, pois conferem uma aparência mais cheia e arredondada à cabeça e ao corpo. Quando completamente escovado, o Bichon Frisé adquire aparência mais cheia. Os filhotes podem ser apresentados com pelagem curta, porém, o mínimo exigido para os adultos é uma pelagem com 5 cm de altura (ideal de 07 a 10 cm).

Bichon Frisé – Descrição

Semelhante ao caniche miniatura, Um Bichon Frisé que queira manter a aparência daqueles de exposição, deve ser escovado e lavado regularmente, sem falar das visitas muito mais frequentes ao tosquiador. Contudo, a sua manutenção pode ser pouco trabalhosa e pouco dispendioso se decidir por manter o pelo curto.

A sua pele é muito sensível, como de resto é típico nos animais de pele clara, sendo muito propenso às alergias e irritações comuns, que causam feridas e levam à queda de pelos no local, se não forem tratadas adequadamente. O médico veterinário poderá fazer orientação adequada a cada caso.

Relativamente aos dentes, o dono deve escová-los à noite com uma pasta dental própria para cães. Pode-se inclusive usar um pouco de flúor a 0,05% com algodão e passar nos dentes do cão. Mesmo com todos estes cuidados recomenda-se que seja feita a remoção de tártaro com o Veterinário a partir dos 2 anos de idade e posteriormente de 6 em 6 meses Os olhos devem ser escuros e redondos e devem ser limpos frequentemente com água tépida, pois a raça pode apresentar (embora não seja comum) excesso de lacrimação, conhecido como dacriocistite. É bom tosquiar a região para que os pelos não invadam os olhos, causando irritação ou inflamações.

As orelhas são compridas e pendentes junto à cabeça (mais pequenas que a dos Poodles). Mantenha os ouvidos do Bichon sempre limpos, através de uma haste flexível com algodão umedecido com álcool, pois as suas orelhas compridas e caídas são propensas a infecções (otite).

O asseio é uma característica fundamental no Bichon Frisé, já que ele detesta permanecer no local onde estão depositadas as suas necessidades. Diz-se também que este animal detesta pisar em terra e geralmente pula poças d’água para não se sujar.

Outra característica remete para o odor quase inexistente nesta raça, desde que lavada semanalmente.

Tem um tamanho pequeno, focinho de comprimento médio, pelagem longa, muito solta, enrolada em cachos, portando cabeça alta; olhos escuros, vivos e expressivos. Pescoço ligeiramente comprido e arqueado. A pelagem é fina, sedosa, ondulada, com pelo interior muito solto, enrolado em cachos, de 7 a 10 cm. A cauda é portada erguida, curvada sobre o dorso, sem o tocar, e nunca enrolada; os pés são redondos e fechados com unhas brancas, ainda que alguns exemplares a apresentem pretas (a preferência dos criadores).

Temperamento

Amistoso e ativo. A despeito da aparência, é um cão forte e ousado.

Utilizações

Imortalizado em algumas pinturas de Goya, foi no Renascimento que essa raça encontrou seu período de maior esplendor. Ainda hoje é muito apreciado como animal de companhia.

Observações

O Bichon tem tendência para engordar e por isso a sua alimentação deve ser bastante bem orientada pelo veterinário.

Alguns dizem que a sua inteligência é tanta que nenhum outro cão sabe dizer melhor ao seu dono “eu adoro-te”.

A raça não se dá bem em temperaturas elevadas, e o ar condicionado tende a fazer o pelo do animal cair. Em regiões quentes, aconselha-se que o cão fique em ambientes frescos (pode-se usar ventilador), ou em lugares com muitas sombras e com boa ventilação natural.

A sua longa pelagem encaracolada, semelhante a um pompom, significa que não é o cão adequado para que não goste de escovagens.

Tem uma esperança de vida de 14 anos.

Características

Função Original: companhia, artista

Cor: Branca

Tamanho médio do macho:

Altura: 24-29 cm
Peso: 
3-5 kg

Tamanho médio da fêmea:

Altura: 24-29 cm
Peso: 
3-5 kg

Pelagem: Pelos com cachos sedosos e definidos. A cor pode ser apenas branco.

Outros nomes: Tenerife, Bichon Tenerife, Bichon a Poil

Classificação

Nome original: Bichon à Poil Frisé
País de origem:
 Espanha/ Bélgica (posteriormente introduzido na França) 
Grupo:
 9
Seção 1: 
Cães de companhia – Bichons e raças semelhantes
Estalão: 215 – 10 de janeiro de 1972

Bichon Frisé – Fotos

Fonte: animais2.clix.pt/www.animalnet.com.br/www.akc.org/www.pets4homes.co.uk/www.warrenphotographic.co.uk/gfnc1kn6pi-flywheel.netdna-ssl.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.