Dobermann

PUBLICIDADE

O que é um Doberman?

O Doberman Pinscher é uma raça de cão médio-grande, com uma construção poderosa e uma aparência elegante.

Doberman tem um peito largo e peles curtas e texturizadas.

O Doberman Pinscher tem sido tradicionalmente usado como cão de guarda, mas hoje eles são mantidos como animais de estimação leais e protetores.

A cauda curta, ou encaixada, e orelhas picadas ou cortadas, são características muito distintas da aparência elegantemente elegante do Doberman Pinscher. No entanto, como esses recursos não são naturais e devem ser feitos cirurgicamente, o encaixe de cauda e o corte de orelhas são ilegais em alguns países.

O corte da orelha é feito entre sete e nove semanas de idade e o encaixe da cauda deve ser feito logo após o nascimento do Doberman Pinscher. Aqueles em favor destes procedimentos cirúrgicos argumentam que eles são necessários para manter a aparência distinta da raça.

As cores dos casacos do Doberman variam. Preto e castanho ou preto e ferrugem são as cores mais comuns do Doberman, mas também existem Doberman vermelhos, fulvos e azuis. No entanto, fulvo e azul não são geralmente reconhecidos como cores aceitáveis para a raça e geralmente são desencorajados por muitos criadores. Isso ocorre porque uma alta porcentagem de Doberman azuis e fulvos são propensos a obter alopecia (perda de pelo) por diluição de cor.

A alopecia por diluição de cor é um distúrbio hereditário no qual a perda de cabelo está associada à cor da pelagem. Embora outras raças de cães com pelo castanho ou pelo azul sejam suscetíveis ao distúrbio, o Doberman Pinscher é de longe a raça mais provável para tê-lo. Na alopecia por diluição de cor, os folículos pilosos se quebram facilmente devido a inconsistências e infecções cutâneas também podem ocorrer.

Diz-se que os dobermans são cães de alta energia que são tanto protetores quanto gentis por natureza.

Muitos Doberman Pinschers toleram gatos e outros cães e esta raça é muitas vezes considerada uma boa escolha para famílias com crianças pequenas.

Não se pode enfatizar o suficiente para que o Doberman Pinscher seja altamente energético e precise de muito exercício. Este não é o tipo de cão que faz um bom animal de estimação para aqueles que vivem um estilo de vida sedentário.

Doberman – Cão

Poucos cães terão, como o Doberman, o seu nome tão ligado à personagem que o criou.

Com efeito, deve-se ao Sr. Friedrich Ludwig Dobermann, que acumulava as funções de encarregado de um canil municipal com as de cobrador de impostos na cidade de Apolda, na Turígia.

O contato com as várias raças no canil levaram-no a criar um cão simultaneamente ágil, de tamanho médio e que metesse respeito a qualquer tentativa de assalto nas suas funções de cobrador de impostos.

Este trabalho de seleção começa por volta de 1870. Porque não ficaram registos dos seus trabalhos, os especialistas acordaram (especularam) que Friedrich Doberman usou o Pinsher, o Rotweiller, o Manchester-Terrier, o Bouceron e o Greyhound.

Cerca de 1899, a raça estava estabilizada.

Rápido, forte, com uma agressividade controlada, o Doberman nasceu e evoluiu como um cão de guarda e proteção de pessoas.

É um cão equilibrado, mas com forte personalidade. Dominante, necessita, portanto, de um dono calmo, paciente, mas com sentido de autoridade.

Não é um cão difícil, mas que exige a atenção dos donos. O seu instinto natural de defesa não necessita de treino especial; a sua reação é natural e espontânea.

Injustamente conotado com histórias de agressividade selvagem, a verdade é que não passam de histórias.

Doberman – Raça

O Doberman é tão agressivo como qualquer outra raça, mas também tão dócil e meigo como qualquer outro.

O problema, como sempre, reside sempre, mas sempre, nos donos que os possuem, qualquer que seja a raça.

Cabeça: Vista de perfil e de cima parece um cone truncado alongado.

Crânio: Aplanado, tanto de fronte como de lado.

Focinho: Longo e profundo, com lábios bem unidos.

Dentição: Completa (42 dentes). Fecha em tesoura.

Orelhas: De implantação alta, geralmente cortadas.

Olhos: De tamanho médio, ovais e escuros

Pescoço: Bastante comprido, seco e bem musculado.

Anteriores: Vistos de todos os ângulos, as patas anteriores são retos. O úmero forma um ângulo quase reto à omoplata, longa e oblíqua.

Lombo: Muito musculoso. O dorso tem a mesma largura em todo o seu comprimento.

Costelas: Ligeiramente arqueadas, chegando a ultrapassar os codilhos. Peito largo, particularmente desenvolvido anteriormente.

Tronco: Dorso muito firme. Nas cadelas pode ser um pouco mais comprido.

Posteriores: Largos, muito musculosos. Curvilhões desenvolvidos e paralelos entre si.

Pêlo: Curto, áspero, denso e liso.

Cores: Preto, castanho-escuro ou azul-afogueado, com marcas cor de fogo claramente delineadas.

Andamentos: A progressão é elástica, elegante e flexível, cobrindo muito terreno.

Altura: Machos 61-72 cm; fêmeas 63-68 cm

História da Raça

A raça Doberman é a única na Alemanha a levar o nome de seu primeiro criador conhecido: Friederich Louis Doberman (02/01/1834 – 09/06/1894).

Segundo a história, ele era arrecadador de impostos, administrador do abatedouro e canil municipal, com o direito legal de recolher todos os cães que andassem livres. Para criação, ele acasalou cães especialmente mordedores do refúgio canino.

“Cães Carniceiros” tiveram o papel mais importante na formação da Raça Dobermann, que naqueles tempos já eram vistos como uma raça em si. Tais cães que eram do tipo dos precursores do Rottweiler atual foram misturados com um tipo de cão Pastor de cor negra com marcas vermelho-ferrugem que era comum na região da Turíngia. Com esses cruzamentos, Dobermann iniciou sua criação nos anos 70 do século XIX. Desta forma, ele obteve “sua raça” de cães de trabalho, de casa e de pequenas propriedades rurais, que não eram apenas vigilantes, mas também muito apegados ao homem. Era muito utilizado como cão de proteção e de polícia. Sua ampla utilização no Serviço Policial lhe trouxe naquele tempo o nome de “Cão Policial”.

Na caça era utilizado principalmente para extermínio de pequenos animais. Devido a todas as condições anteriormente expostas, tornou-se óbvio o Doberman ser reconhecido oficialmente como Cão Policial, no início do século XX.

A criação do Doberman deu como resultado um cão médio, forte e musculoso, que apesar de toda sua substância corporal permite distinguir elegância e nobreza. É apropriado como cão de companhia, proteção e trabalho.

Um dos grandes entusiastas da raça ao qual se deve a existência do Doberman hoje foi Otto Göller que prosseguiu com o trabalho de Louis Dobermann.

A partir dos cães de baixa estatura, atarracados com pescoço grosso e curto, crânio mais largo e com cabeça redonda e curta, Göller iniciou cruzamentos seletivos com cães das raças German Pinscher, Manchester Terrier, Pastor de Beauce, os quais trouxeram ao Doberman uma cabeça mais refinada.

Ainda existe a hipótese de acasalamentos com cães das raças Pointer e Weimaraner, o que pode explicar o Doberman de coloração azul.Certeza mesmo é da utilização de galgos que resultou na velocidade e no porte esguio do Doberman e no abrandamento do temperamento que era excessivamente agressivo.

Os Primeiros Dobermanns

1898: Graf Belling von Gröland foi o primeiro Doberman registrado no Stud Book Alemão.

1905: Berthel von Hohenstein, filho de Graf Belling e Helmtrude von Hohenstein. Berthel foi o primeiro Doberman exportado para os EUA e seu filho o Doberman Intellectus, foi o primeiro cão da raça registrado no AKC em 1908.

1906: Fedor von Aprath um cão marrom com ricas marcações ferrugem, resultado acasalamento de Tell von Kirchweye e Tina von Aprath que tinha uma forte linhagem de Manchester Terrier podendo mesmo ter sido uma Manchester Terrier pura.

1918: Lux von der Blankenburg, filho de Burschel von Simmenall e Asta Voss foi o primeiro Campeão da raça na Alemanha em 1923.E idade avançada Lux foi exportado para os EUA onde ainda deixou vários descendentes, dentre eles, Mia von Stresow.

1921: Prinz Favorit v.d. Koningstad esse grande macho marrom nascido na Holanda, foi um dos responsáveis pela popularização do Doberman nos EUA. O especialista na raça Sr. Grünig escreveu sobre ele: “Um Doberman muito bem construído e com uma cabeça perfeita”.Foi exportado para os EUA onde se tornou Campeão em Westminster e foi pai de vários campeões.

1923: Mia von Stresow uma das mais representativas filhas de Lux, Mia foi uma das fêmeas de maior sucesso na Alemanha e mais tarde nos EUA. Ela venceu várias exposições e ganhou o título de “Sieger” duas vezes (1925 e 1926) e foi a “Melhor da Raça” na Famosa exposição de Westminster em 1927.Mia era uma cadela preta alta com um pescoço longo e bem torneado, e um corpo bem balanceado foi realmente uma cadela sensacional.

1929: Muck von Brunia foi um macho preto com um corpo correto, esplendidas angulações e uma bonita cabeça. Em 1931 um juiz numa exposição em Krefeld (Alemanha) escreveu: “É difícil achar uma falta nesse excelente cão”.Em 1932 recebeu o título de “Sieger. Seu filho mais conhecido foi Troll von Engelsburg. Foi exportado para os EUA em 1933 ao preço de $ 3.500, imaginem qual seria o valor no mercado atual!”.

1933: Troll von Engelsburg, filho de Muck von Brunia e Adda von Heek foi o padreador líder na Europa nos anos 1935 á 1937 e também foi um dos exemplares mais marcantes da raça nos EUA, vencendo 95 “Melhor da Raça” Na exposição Nacional em 1939, de um total de 60 cães, 33 eram filhos dele, entre os quais o macho e fêmea vencedores.

1934: Jessy von der Sonnehone essa fêmea preta nasceu na Alemanha onde foi a mais importante cadela na historia do Doberman ela era grande, balanceada com um excelente corpo e linda cabeça. Quando foi acasalada com Troll v.d. Engelsburg ela produziu o “Sieger” Ferry v. Rauhfelsen e a “Siegerin” Freya v. Rauhfelsen depois foi exportada para os EUA para o canil Westphalia.Em seu cruzamento com Péricles of Westphalia, teve seis filhotes e todos foram campeões e mais tarde ao ser acasalada com importado Alemão Kurt v.d. Rheimperle teve sete filhotes e todos se tornaram campeões também.Jessy foi também tetravô do fabuloso Rancho’s Dobe Storm único Doberman na história que foi Best in Show duas vezes em Westminster em 1952 e 1953.

1937: Ferry v. Rauhfelsen, filho de Troll e Jessy foi o primeiro Doberman a se tornar Best in show em Westminster e produziu 37 campeões Americanos. Ferry também é avô do magnífico Ditator von Glenhugel presente em quase todos os pedigrees americanos e que padreou 52 Campeões em menos de 100 ninhadas.

1941: Ditator von Glenhugel foi um dos melhores Doberman nascido nos EUA em todos os tempos. Esse macho marrom foi o “Rei dos anos 40” Ele era um grande macho marrom soberbamente construído. Ditator tinha excelente temperamento e caráter. Ditator foi comprado por Peggy Adamson do Canil Damasyn por apenas $ 150 porque ele não era a escolha da ninhada!Foi padreador de 52 Campeões em menos de 100 ninhadas Sua morte ocorreu em 1952 num trágico acidente junto com sua filha. Os cães foram deixados num carro fechado onde não havia circulação de ar e pereceram asfixiados.

1949: Rancho’s Dobe Storm Esse soberbo macho preto nasceu nos EUA em seu pedigree constam as melhores linhas de sangue Americanas, Alemãs e Holandesas. Storm era um macho elegante com muita substância e maravilhosa cabeça. Sua carreira em exposições foi meteórica. Ele foi exposto apenas 25 vezes e nunca foi derrotado, foi 25 vezes o “Melhor da Raça” 22 vezes o “Melhor de Grupo” e 17 vezes “Best in Show” e Foi “B.I.S.” em Westminster duas vezes, feito único na raça Dobermann. Storm ficou muito famoso quando a Life’s Magazine escreveu um artigo longo sobre sua insuperável carreira em pistas. Foi responsável pela grande popularização da raça Doberman nos anos 50.

Origem

Século XIX. Raça de criação recente (1860), fruto de cruzamentos entre Dogues Alemães, Rottweilers e Pastores Alemães, entre outros.

Conta a história que Louis Dobermann, um cobrador de impostos, teria criado a raça para se proteger dos ladrões em suas viagens. Logo obteve grande sucesso.

Temperamento: Enquanto a fêmea é tranquila e afetuosa em família, porém desconfiada com estranhos, o macho é inteligentíssimo, impetuoso e agressivo. Deve portanto, ser adestrado com firmeza.

Utilizações: É um cão de guarda por natureza, embora a fêmea seja utilizada para companhia.

Doberman – Descrição

A criação do Doberman é muito recente, e suas origens ainda são misteriosas. O nome desse cão é originário de Ludwing Dobermann, criador numa pequena cidade da Turíngia, na Alemanha. Segundo alguns estudiosos, os ancestrais do dobermann seriam o pinscher e o rottweiller com uma mistura do dogue e do greyhound.

A cabeça do Doberman é comprida e ossuda, o crânio achatado, pouco acentuado em cima. Os olhos de tamanho médio são escuros. As orelhas são retas, largas na base e terminando em ponta. O pescoço é comprido e a nuca, musculosa. Os membros são retos e a cauda cortada a 2 ou 4 cm na base.

A pelagem do Doberman é lisa e muito brilhante. Sua cor pode ser negra ou marrom, com pintas cor de fogo. Além de bonito e elegante, o Doberman é forte e agressivo. É inteligente e fiel, e muito utilizado como cão de guarda. possui nervos sólidos e um excelente olfato.

Como o cão se portará?

O Doberman é bastante elogiado como animal de estimação para a família, mas como aconteceu com outras raças, a má imprensa após incidentes desagradáveis parece sempre estar à frente da lembrança das pessoas quando escolhendo um cão. O instinto natural de guarda de muitos cães tem de ser canalizado desde muito pequenos.

Sendo bem guiado desde a infância, tendo sido gerado por pais bem humorados, e desde que todos os membros da casa respeitem-no, o Doberman se desenvolverá bem e será tão amável quanto qualquer outra raça. Proprietários devem estar preparados para passar um bom tempo descobrindo o que move o animal e respondendo a situações durante o treinamento. Todos os membros da família e visitas devem aprender a respeitar o ‘espaço’ do Dobermann, e devem estar plenamente atentas a sua responsabilidade para com o melhor amigo do homem. O cão deve ter um espaço só seu onde possa dormir sem ser incomodado por membros da família quando precisar, e onde possa ir quando estiver no caminho. Irá naturalmente querer guardar a casa já que guardar é sua ‘razão de ser,’ mas se receber bastante afeição, se ensinarem o que é bom e ruim, o Doberman irá presentear seu proprietário com lealdade eterna. Brincadeiras agressivas com o Doberman não devem ser encorajadas pois isso pode fazer com que seja mais difícil para o Doberman entender que este tipo de brincadeira não é mais permitida quando ele crescer.

O que era engraçado quando ele era filhote não é mais agora com seus dentes mais afiados e fortes. Lamentavelmente muitas raças de guarda recebem imprensa ruim quando ocorrem incidentes em que ferem seres humanos, e a raça toda é vista da mesma forma. A verdade é que comparado com o número de Dobermanns que existem, há poucos incidentes, mas é do interesse de todos garantir que não aconteçam, educando os membros da família do mais novo ao mais velho, mostrando que o Doberman não é um brinquedo.

Ele lhe servirá bem, mas é o papel do ser humano garantir que o Doberman jamais fique na posição em que possa causar danos ou ser ferido. São necessárias somente algumas regras simples desde a vida de filhote para cães e humanos. Sua pelagem é bastante simples de cuidar, mas necessita de muito exercício para mantê-lo saudável.

A mordedura é em tesoura. Atenção especial deve ser prestada aos dentes, providenciando artigos apropriados para mastigação para que fiquem limpos, evitando assim a mudança de cor e o acúmulo de tártaro. Desde cedo cães devem ser encorajados a permitir que seu proprietário limpe seus dentes com uma escova apropriada e que inspecione suas unhas, cortando quando necessário, para que fiquem em um comprimento apropriado. Exercício em uma superfície dura reduzirá a necessidade desta última. Problemas nas orelhas e nos dentes devem ser informados ao veterinário. No fundo, o dono de um Doberman tem de começar como pretende prosseguir e tem de estabelecer as regras da casa logo no início do desenvolvimento do animal, beneficiando a todos.

O cão perfeito para competições

Cão elegante e musculoso com porte orgulhoso. Cabeça proporcional ao corpo, longa e em forma de cunha. Cor da trufa varia, ex. preto em cães pretos, em cães marrons tons correspondentes mais claros.

Olhos amendoados mais escuros, combinando com a pelagem, mas mais claros se a pelagem for mais clara.

Pequenas orelhas de inserção alta, normalmente caídas.

Pescoço longo e seco sem peles soltas.

Corpo quadrado com peito bem desenvolvido.

Seu dorso é firme e reto, com leve queda em direção à garupa – fêmeas podem ter o lombo um pouco mais longo.

Pés de gato – esporões removidos.

Movimento livre e harmonioso.

Pelagem lisa e assentada, com pouco subpêlo no pescoço.

Cor: Preto, marrom, ou azul, com marcas vermelho ferrugem bem definidas.

Todas as marcas devem ser bem definidas acima dos olhos, focinho, pescoço e peito, patas, pés e abaixo da cauda. Nenhuma marca branca.

A cauda segue a linha da coluna vertebral.

Características

Peso macho: 34-45 kg
Peso fêmea: 27-41 kg
Altura macho: 66-72 cm
Altura fêmea: 61-68 cm
Pelo: curto
Cor: Preto com marcações ferrugem; Marrom com marcações ferrugem.
Expectativa de vida: 10-13 anos

Classificação

Nome original: Dobermann
Outros nomes: Dobermann pinscher
País de origem: Alemanha
Nome científico:
Canis lupus familiaris
Filo: 
Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnívora
Família: Canidae
Função Original: 
Cão de guarda.

Doberman – Fotos

Fonte: br.geocities.com/www.wisegeek.org/mulher.sapo.pt/www.animalnet.com.br/www.obedienciaeagility.com.br/www.vetstreet.com/www.mugglenet.com

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.