Breaking News
Home / Animais / Cobra Rei

Cobra Rei

Ataca o homem

PUBLICIDADE

Como a maioria das serpentes de sua espécie, a cobra-rei vive na Índia. É fácil distingui-la das serpentes aparentadas, especialmente da naja indiana, pelo seu porte avantajado. É a maior cobra venenosa. Seu veneno é tão mortal que uma mordida pode derrubar um tigre ou mesmo um elefante.

A cobra-rei sempre foi importante na mitologia do Extremo Oriente. Tem sido usada como modelo em pequenas estátuas, joalheria e decoração. Ainda prevalece na Birmânia um estranho costuma. uma jovem pára em frente da serpente e oferece-lhe leite em uma tigela. Se a cobra avançar, ela deve beijá-la na cabeça.

A cobra-rei alimenta-se principalmente de outras cobras, desde a cobra-de-capim até uma pequena píton. Antes do acasalamento, macho e fêmea executam uma espécie de dança nupcial, na qual se enfrentam com as cabeças erguidas. Elas vivem aos pares, fato raro entre as cobras. Na época da postura, a fêmea prepara um ninho de folhas, capim e galhinhos. É perigoso chegar perto do ninho nessa ocasião porque o macho está sempre de guarda.

Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

Cobra Rei

Cobra Rei: a maior serpente peçonhenta do planeta

Cobra Rei

Classe: Reptilia

Ordem: Squamata

Família: Elapidae

Gênero: Ophiophagus

Espécie: Ophiophagus hannah

cobra-rei ou cobra-real é a maior serpente peçonhenta do planeta, pode atingir 5,5 metros de comprimento. Além disso, se alimenta de outras serpentes.

Ocorre no sul e sudeste do continente asiático, habita florestas tropicais, bosques de bambus, mangues e regiões de vegetação rasteira.

A coloração varia: marrom ou preta com listras brancas ou amarelas, ou ainda verde-azeitona sem listras. O pescoço possui uma capa que se expande ao se sentir ameaçada.

Seu veneno não é tão tóxico quanto o de outras espécies, porém em apenas uma picada consegue inocular 7 mililitros do mesmo, essa quantidade é suficiente para matar um elefante adulto ou então 20 pessoas adultas. O veneno afeta o sistema nervoso e logo em seguida provoca parada respiratória.

Entretanto, quando se depara com uma pessoa ou alguma ameaça em potencial prefere fugir, só ataca ao se sentir encurralada.

Quando isso acontece, ergue um terço de seu corpo, expande a capa, começa a emitir silvos semelhantes ao rosno de um cão e mantendo-se nesta posição começa a se aproximar do agressor a fim de atacá-lo.

Cobra Rei

Locomove-se com agilidade no solo, em meio às árvores e também na água.

Além de comer outras serpentes, peçonhentas ou não, também consome lagartos, mamíferos pequenos e ovos.

No período reprodutivo machos podem competir pelas fêmeas. No ato do acasalamento, o casal se entrelaça e assim permanece por um bom tempo.

A cobra-rei possui uma característica bastante incomum às serpentes, constrói um ninho para depositar seus ovos. O ninho é feito de folhas, galhos e outros materiais vegetais e têm dois compartimentos, o inferior abriga os ovos e o superior é ocupado pela mãe que os protegem de predadores. Os compartimentos são separados por folhas.

A postura é de 20 a 50 ovos, o calor produzido pela vegetação que compõem o ninho incuba os ovos, a incubação dura de 60 a 90 dias.

O interessante é que pouco tempo antes do nascimento dos filhotes a mãe deixa o ninho, acredita-se que para não acabar os comendo. Em média os filhotes nascem com 35 cm e, o veneno tem o mesmo grau de toxinas que o dos indivíduos adultos.

A cobra-rei é muito apreciada pelos encantadores de serpentes na Ásia.

Quanto ao seu estado de conservação, a espécie é classificada como vulnerável, devido à destruição de seu habitat proporcionado pela agricultura e atividade madeireira; a perseguição motivada pelo medo; e a caça para se obter carne, pele e o fígado que é utilizado na medicina tradicional.

Fonte: www.animaisemdestaque.com

Cobra Rei

Cobra Rei

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Elapidae
Género: Ophiophagus
Espécie: O. hannah

Outros nomes:
Cobra-real
King cobra (Inglês)
Cobra royal (Francês)
Cobra Real (Castelhano)

Distribuição geográfica: 
A cobra-rei vive no Sudeste asiático, nomeadamente na Índia, onde abunda e é venerada em alguns locais, na China, na Malásia e nas Filipinas.
É considerada uma das cobras mais venenosas do mundo.

Alimentação:
A base da alimentação destes animais são os roedores, outros répteis e também batráquios.

Estado de conservação: 
Vulnerável (IUCN 2012)

Reprodução: 
Põe entre em média 24 ovos, e fica enroscada nos ovos até que estes ecludam, o que dura entre 60 e 80 dias.

Tamanho: 
As cobras desta espécie podem ultrapassar os 5,5 metros de comprimento.

Longevidade:
Esta cobra tem uma esperança de vida que ronda os 20 anos. 

Fonte: bicharada.net

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Leão

Leão, Animal, Características, Habitat, Família, Espécie, Reprodução, Classificação, Rei da Selva, Simba, Reino, Filo, Classe, Gênero, Dieta, Leão

Víboras, Calangos e Tartarugas

Víboras, Calangos E Tartarugas, Cobra, Alimentação, Habitat, Reprodução, Víboras, Calangos E Tartarugas

Víbora

Víbora, Cobra, Alimentação, Habitat, Reprodução, Vipera Latastei, Áspide, Inimigos, Gigante, Predadores, Crânio, Dentes, Animal, Réptil, Víbora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.