Breaking News
Home / Animais / Rinoceronte de Java

Rinoceronte de Java

PUBLICIDADE

O que é

Os rinocerontes asiáticos estão todos em avançado estado de extinção.

O de Java (na Indonésia) é, no entanto, aquele que maior perigo apresenta, já que, em liberdade, não deverão existir muito mais que 50 animais.

Este número pode já ser insuficiente para garantir a continuidade da espécie, contudo, está neste momento a ser desenvolvido um esforço a nível mundial para inverter esta tendência, como em tempos foi necessário ao rinoceronte indiano.

Ao contrário dos rinocerontes africanos, que procuram os grandes espaços abertos, os asiáticos procuram viver protegidos pela vegetação da floresta e os pântanos, onde se sentem mais resguardados, evitando os grandes espaços abertos, onde podem ser alvos fáceis para os caçadores furtivos.

O rinoceronte de Java só tem um chifre e a sua pele não é lisa, formando uma espécie de carapaças sobrepostas e rugas duras e espessas.

Este gigante asiático pode ter 1,70 m de altura, medir quase 4 m e pesar 3000 kg.

Pode viver cerca de 35 anos.

Descrição

O rinoceronte de Java vive nas densas florestas tropicais da ilha de Java, ao sul da Indonésia, e em algumas partes do Vietnã.

É um animal muito visado por caçadores devido a seu chifre, usado na medicina tradicional desses países. Acredita-se que menos de 60 espécimes permaneçam vivos em seu ambiente natural.

O rinoceronte de Java está categorizado como espécie em alto risco de extinção na Lista Vermelha, produzida pela União Conservacionista Mundial, uma organização não-governamental que reúne informações sobre espécies em extinção.

Os rinocerontes da Índia e de Java são assemelhados em muitos aspectos, sendo o mais óbvio o fato de possuírem um único chifre.

O chifre da espécie indiana chega a 50 cm de comprimento, mas o do rinoceronte de Java não passa da metade disso, e nem aparece em muitas fêmeas.

As duas espécies possuem pele marrom-acinzentada cheia de dobras, uma característica particularmente visível nos machos indianos, cuja pele se amarrota progressivamente com a idade.

Ao contrário do rinoceronte de Sumatra, ambas as espécies praticamente não têm pelos, exceto por uma penugem em volta das orelhas e um tufo na cauda.

Os rinocerontes indianos são a maior espécie asiática, chegando a medir um metro e oitenta centímetros de altura, no dorso. Machos adultos chegam a pesar 2.200 quilogramas, o que os torna o segundo animal terrestre em peso (perdem para o elefante asiático).

O rinoceronte de Java tem peso máximo de 2 toneladas; as fêmeas são maiores que os machos, fato raro no reino animal.

Ambas as espécies exigem ambientes com bastante água disponível, mas o rinoceronte indiano é o único que passa boa parte de seu tempo em descampados, ao invés de oculto na espessa folhagem da mata.

Risco de desaparecimento

Os rinocerontes asiáticos estão todos em avançado estado de extinção. O de Java (na Indonésia) é, no entanto, aquele que maior perigo apresenta, já que, em liberdade, não deverão existir muito mais que 50 animais.

Este número pode já ser insuficiente para garantir a continuidade da espécie, contudo, está neste momento a ser desenvolvido um esforço a nível mundial para inverter esta tendência, como em tempos foi necessário ao rinoceronte indiano.

Hábitos

Ao contrário dos rinocerontes-africanos, que procuram os grandes espaços abertos, os asiáticos procuram viver protegidos pela vegetação da floresta e os pântanos, onde se sentem mais resguardados, evitando os grandes espaços abertos, onde podem ser alvos fáceis para os caçadores furtivos.

O rinoceronte-de-Java só tem um chifre e a sua pele não é lisa, formando uma espécie de carapaças sobrepostas e rugas duras e espessas.

Tamanho, peso e esperança de vida

Este gigante asiático pode ter 1,70 m de altura, medir quase 4 m e pesar 3000 kg.

Pode viver cerca de 35 anos.

Espécie

Os rinocerontes javaneses são os mais ameaçados das cinco espécies de rinocerontes, com apenas 58 a 68 indivíduos que vivem apenas no Parque Nacional Ujung Kulon, em Java, na Indonésia.

Os rinocerontes de Java viviam no nordeste da Índia e no sudeste da Ásia. O último rinoceronte javanês do Vietnã foi caçado em 2010.

Esta espécie é de cor cinza escuro e tem um único chifre de até 10 polegadas.

Sua pele tem várias dobras soltas, dando a aparência de placas de armadura.

O rinoceronte javanês é muito semelhante em aparência ao rinoceronte de um chifre maior intimamente relacionado, mas tem uma cabeça muito menor e dobras de pele menos aparentes.

De todas as espécies de Rinocerontes, o Rinoceronte de Java é espécie mais rara, com menos de 60 animais vivendo em habitat selvagem e apenas em 2 lugares: na Indonésia e no Vietnã.

O Rinoceronte de Java foi muito caçado nos últimos anos e hoje é necessário um grande esforço para que essa espécie não seja extinta do mundo.

O Rinoceronte de Java e o de Sumatra competem pelo título de espécie de Rinoceronte mais ameaçada de extinção.

Atualmente existem cerca de 60 animais sobrevivendo em habitat selvagem, existindo 2 subespécies.

A subespécie que vive na Indonésia é a Rhinoceros sondaicus sondaicus, e a que vive no Vietnã é a Rhinoceros sondaicus annamiticus.

Características

Peso: 900 – 2.300 kg
Altura:
 1,50 – 1,70 m
Comprimento:
 2,0 – 4,0 m
Cauda: 
70 cm
Chifre: 
Possui apenas 1 chifre, que mede cerca de 25 cm.
Habitat:
 florestas de planícies tropicais.
Período de Vida:
 de 30 a 40 anos.
Período de Gestação:
 aproximadamente 16 meses.
Tamanho de ninhada:
 1
Desmame: 
1 – 2 anos
Maturidade Sexual: 
Machos – 10 anos, Fêmeas: 5 a 7 anos.
Distribuição Geográfica:
 Indonésia e Vietnã.

Classificação

Nome científico: Rhinocerus sondaicus (Desmarest, 1822)
Nome comum: 
Rinoceronte de Java
Reino:
 Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Infraclasse: Placentalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Rhinocerotidae
Gênero: Rhinoceros
Espécie: R. sondaicus

Rinoceronte de Java – Fotos

Fonte: Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.