Breaking News
Home / Animais / Old English Sheepdog

Old English Sheepdog

PUBLICIDADE

Old English Sheepdog – Cão

O Old English Sheepdog é o arquétipo do cão desgrenhado, famoso por sua pelagem abundante e despenteado, um andar característico de urso e uma natureza suave e agradável.

O Old English Sheepdog é um cão grande e ágil que gosta de explorar e de brincar bem.

Igualmente famosas são as suas muitas qualidades de cão de guarda: vigilância, coragem, bondade e inteligência.

Ótimo para as crianças, o Old English Sheepdog é um companheiro paciente e protetor. Eles são cães de guarda sensatos, conhecidos por um latido barulhento.

Old English Sheepdog – Inglês antigo

Quando você olha pela primeira vez para um Old English Sheepdog, o pelo é o que você mais nota, mas quando você mora com um, é a personalidade que se destaca.

Na superfície, o inglês antigo é um encantador bobo, mas debaixo de seu pelo desgrenhado se esconde um pensador independente.

O inglês antigo evoluiu de um cão de fazenda multiuso para um companheiro e um cão de caça sem perder o forte instinto de pastoreio que o transformou no melhor amigo do fazendeiro criador de ovelhas no século XIX.

O inglês antigo é descrito como um palhaço dedicado que ama as pessoas, mas não é para todos. Os requisitos de preparação e um temperamento às vezes teimoso são apenas alguns fatores que você deve estar ciente.

O inglês antigo tem um latido alto e é um excelente cão de guarda, mas ele não é de modo algum um cão de guarda. Ele pode ser um bom amigo para as crianças, mas ele leva sua responsabilidade a sério. A menos que você possa confiná-lo, ele pode pular a cerca e segui-los enquanto caminham para a escola.

A socialização precoce e frequente é essencial para evitar que um inglês antigo se torne excessivamente suspeito ou receoso de algo novo ou diferente.

O inglês antigo pode ser independente e teimoso, mas aprende rapidamente e responde a um treinamento gentil, firme e consistente. Ele é atlético e se dá bem em esportes como agilidade, pastoreio, obediência e rali (competição).

Enquanto você pode pensar nele como um cachorro ao ar livre, nada poderia estar mais longe da verdade.

Old English Sheepdogs estão felizes em viver em qualquer tipo de casa, desde que estejam com seus donos. Um inglês antigo certamente deve ter acesso a um pátio cercado com segurança, mas quando a família estiver em casa, ele deve estar na casa com eles. Encadear um inglês antigo no pátio e dar pouca ou nenhuma atenção não é apenas cruel, também pode levar a agressividade e comportamento destrutivo.

O que é um Old English Sheepdog?

Um Old English Sheepdog é um cão pastor que foi criado e treinado para trabalhar com ovelhas.

Cães pastores são frequentemente usados em pastoreio, para manejar os rebanhos de ovelhas enquanto são movimentados e manipulados, e eles também podem trabalhar como cães de guarda para proteger o gado de predadores e caçadores furtivos.

Uma grande variedade de raças de cães é usada como cão pastor, e todas essas raças têm personalidades muito ativas e inteligentes que as tornam bem adequadas para o manejo do gado.

Além de trabalhar com ovelhas, um cão pastor pode potencialmente trabalhar com outros animais também.

Os cães pastores são treinados para trabalhar sozinhos e juntos, e eles podem cooperar com os humanos para garantir que o rebanho seja administrado conforme a necessidade.

Nas fazendas onde os cavalos também são usados no manejo do gado, os cães pastores são treinados para trabalhar bem com os cavalos também, criando uma equipe compacta de pessoas, cavalos e cães que mantém as ovelhas e outros animais firmemente sob controle.

Collies, mastiffs, retrievers, corgis, Koolies e Great Pyrenees são usados como cães pastores, assim como várias outras raças de cães, incluindo todos aqueles com “cão de guarda”. Algumas dessas raças de cães foram aperfeiçoadas ao longo de séculos de reprodução cuidadosa e trabalho duro, e suas naturezas estão perfeitamente sintonizadas para trabalhar com ovelhas. As raças de cães pastores tendem a ser muito treináveis, mas também podem ter uma tendência teimosa e independente.

Além de serem animais de trabalho, alguns pastores também participam de competições. Muitas nações com uma longa tradição de criação de ovelhas organizam competições e testes de cães-pastor, permitindo que os cães se exibam em testes de agilidade e em testes de pastoreio. Observar essas tentativas pode ser bastante interessante, especialmente quando um talentoso cão pastor e seu mestre estão trabalhando, já que um par coordenado usa uma série de sinais que são tão sutis e complexos que às vezes parece que eles estão lendo as mentes uns dos outros.

Algumas pessoas gostam de ficar pastoreando cães como animais de estimação, mas isso não é aconselhável.

As raças de cães pastores requerem muito trabalho, porque são cães muito exigentes e de alta energia, e podem ficar frustrados sem um rebanho para cuidar.

Em alguns casos, os cães pastores tentarão reunir os membros da família, o que parece divertido, mas também pode ser perigoso, já que os cães pastores morderão, arranharão e chutam para manter o rebanho na linha.

As raças de cães pastores são animais de estimação internos especialmente inadequados, e as pessoas que querem manter tais raças como animais de companhia em vez de cães de trabalho devem pensar cuidadosamente.

Old English Sheepdog – Bobtail

Um Old English Sheepdog é muito conhecido também por Bobtail este cão é provavelmente aparentado de cães de pastoreio da Europa Continental.

O seu emaranhado pelo é claramente a sua imagem de marca e implica uma grande dedicação do seu dono, uma vez que necessita de escovadelas frequentes.

Em muitos casos opta-se também pela tosquia embora esta opção desvirtue um pouco a imagem da raça.

Para se manter em forma, precisa de fazer bastante exercício frequentemente pelo que não se adequa muito a viver em locais pequenos e fechados.

Descrição

É um cão corpulento e musculoso, com o corpo totalmente coberto de pelos. O crânio tem uma forma quadrada e é amplo; os olhos são escuros. Como o nome indica, o Bobtail não tinha cauda, que era amputada à nascença. O estalão atual da raça passou, entretanto a prever, os exemplares com cauda.

Tipo de Pelo

Comprido e abundante. A sua pelagem possui textura dura, nunca lisa. Necessita de cuidados especiais e diários.

Cores: todos os tons de cinza, malhado, azul, com ou sem manchas brancas.

Temperamento: Inteligente, dócil e obediente. Grande amigo das crianças.

Personalidade: Inteligente, dócil e obediente. Grande amigo das crianças. O Sheepdog é um cão corajoso e bastante sociável com os outros cães, podendo até mesmo conviver com gatos e aves.

Observações: A farta pelagem deste cão obriga a cuidados extra, sendo essencial a sua escovagem.

Origem

O Old English Sheepdog, também conhecido como Bob Tail, existe há séculos na Inglaterra. Acredita-se que tenha origem no cruzamento do Briard com o Russian Owtcharka, uma raça que tem parentesco com os pastores húngaros.

Antigamente o Old English Sheepdog era utilizado como cão pastor, protegendo rebanhos de ovelhas. No início do século XVIII, estes cães pastores eram isentos do pagamento de impostos na Inglaterra. Como forma de identificação, suas caudas eram cortadas — daí o nome Bob Tail.

O clube do Old English Sheepdog foi fundado na Inglaterra em 1888, e o padrão da raça pouco se alterou desde então.

Recentemente, o Old English Sheepdog alcançou extrema popularidade, graças à sua freqüente aparição em anúncios e programas da televisão.

História

Não é fácil precisar a origem desta raça. Ele existe há séculos na Inglaterra.

Muito conhecido também por Bobtail este cão é provavelmente parente de um cão russo peludo, chamado Owtchar, levado para a Grã-Bretanha pelos navios provenientes do Báltico.

Antigamente o Old English Sheepdog era utilizado como cão pastor, protegendo rebanhos de ovelhas.

No início do século XVIII, estes cães pastores eram isentos do pagamento de impostos na Inglaterra. Como forma de identificação, suas caudas eram cortadas — daí o nome Bob Tail.

Saúde

A maior parte dos problemas apresentados pelo Sheepdog diz respeito aos cuidados necessários com sua higiene e em particular com a pele e pelagem.

Outro foco de problema é causado pela umidade na pelagem, que favorece a proliferação de bactérias e fungos, com coceiras intensas e mau cheiro.

Excesso de sol no nariz e pálpebra despigmentados são causas da dermatite solar.

Os sintomas são bolhas na região sem pigmentação e grande sensibilidade. Por causa da dor, o cão pode ficar abatido e prostrado.

Como outras raças de grande porte, o Sheepdog está sujeito à displasia coxo-femural.

Atividade

Devido ao seu tamanho e sua grande atividade, o Sheepdog necessita de ambientes amplos e abertos para ser criado. Assim, poderá praticar exercícios freqüentemente e manterá a forma.

Características

Peso do Macho: 31,75-40,82 kg
Peso da Fêmea: 27,21-36,29 kg
Altura na Cernelha do Macho: 55,88 cm
Altura na Cernelha da Fêmea: 53,34 cm
Faixa de Longevidade:
 10-12 anos
Criado Para: 
Conduzir ovelhas, gado
Cores:
 Preto com ou sem branco, grisalho, azul. Merle azul, com ou sem manchas brancas 
Pelo:
 Pelagem dupla, enrolada
Utilização:
 Pastoreio

Classificação

Nome do país de origem: Old English Sheepdog (Bobtail)
Outros nomes:
 Bobtail/Pastor inglês
País de origem: Inglaterra
Seção 1: Cães de pastor e boieiros (excepto boieiros suíços) – de pastor

Old English Sheepdog – Fotos

Fonte: animais2.clix.pt/www.dogaovivo.com.br/www.wisegeek.org/www.akc.org/www.vetstreet.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Buldogue Francês

Buldogue Francês

PUBLICIDADE O que é um Buldogue Francês? O Bulldog Francês é uma raça licenciada pelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.