Breaking News
Home / Animais / Setter Irlandês

Setter Irlandês

PUBLICIDADE

O que é um Setter Irlandês?

Um Setter Irlandês é um tipo de cão de raça grande que é adequado para a caça ou para treinar em casa para ser um animal de estimação da família e companheiro.

Tem um temperamento doce e possui uma grande quantidade de energia.

Este tipo de cão requer exercício diário e espaço para correr dentro dos limites.

Na aparência, o levantador tende a medir pouco mais de dois 0,6 metros no ombro quando em pé.

É reconhecível por sua longa e sedosa pelagem vermelha e ruiva, que tende a ficar mais longo ao redor das orelhas, peito e parte de trás das pernas.

O comprimento da cabeça é muitas vezes o dobro de sua largura e termina em um focinho afilado fino e fino.

A maioria dos Setter Irlandês pesa entre 27 a 32 quilos.

O Setter Irlandês tipicamente possui uma personalidade amorosa e independente divertida.

Embora esses cães, ocasionalmente, causem danos e façam pequenas ou grandes bagunças, eles também são intensamente leais e ansiosos para agradar seus mestres.

Muitos Setter Irlandês, quando confrontados com irregularidades, como se aliviando em casa ou destruindo um pedaço de mobília da família amada, exibirão remorso e um desejo de se reconciliar com o mestre que prejudicaram.

Esta raça de cão tende a permanecer em sua fase de filhote de cachorro de desenvolvimento mental e emocional mais longo que outras grandes raças.

Uma vez que o Setter Irlandês atingiu a plena maturidade, muitos de seus hábitos são estabelecidos para a vida. Por esta razão, os novos proprietários podem se beneficiar de assistir a aulas de treinamento com seus filhotes e incentivá-los a aprender bons comportamentos de uma nova era.

Filhotes de Setter Irlandês são muito inteligentes e são capazes de aprender e obedecer a maioria dos comandos. Estes cães florescem sob um ambiente amoroso e acolhedor, e tendem a responder negativamente a formas físicas de punição e abuso verbal.

Muitos caçadores preferem usar o Setter Irlandês acima de outros cães de caça para localizar e recuperar pequenas matanças de caça. Este cão tem um excelente nariz e pode seguir o rastro de pequenos animais até seus buracos escondidos e árvores. Uma vez que uma pedreira tenha sido localizada e encurralada, o incubador permanecerá com ela até que o caçador chegue.

Seus instintos naturais de caça tendem a tornar essa raça imprópria para roaming aberto.

O Setter Irlandês precisa de muito exercício físico e pode manter altos níveis de energia ao longo do dia. Casas com quintais grandes e cercados e proprietários que gostam de levar seus cães em longas caminhadas ou corridas, são o melhor tipo de ambiente para este cão.

Setter Irlandês – Raça

Proveniente da Irlanda, esta raça parece ser mais antiga que o Setter Inglês, tendo como antecessor comum o Braco Espanhol.

É caracterizada pela sua enorme energia e constante atividade.

Mesmo com 14 ou 15 anos, o Setter Irlandês demonstra a mesma vivacidade e agilidade da juventude.

Com tanta energia este cão deverá habitar locais pequenos e fechados. Para além disso, a sua enorme disponibilidade para brincar podem causar alguns estragos em casa. Esta excepcional energia faz com que seja necessário dedicar um pouco mais tempo e atenção ao seu treino.

Embora seja de porte respeitável, esta raça não é indicada para guarda de casas ou propriedades uma vez que são extremamente brincalhões.

Quando muito servem para dar alarmes uma vez que ladram a qualquer ruído suspeito.

Nome

O nome Setter vem do verbo “set” que no inglês significa apontar, e irlandês por sua origem.

O cão desta raça aponta através dos seus movimentos e seu posicionamento o local exato da ave abatida.

Outros Nomes: Irish Red Setter e Irish Setter.

Descrição

O Setter Irlandês é um cão de porte médio, possuindo um corpo elegante e ágil.

O nariz é quadrado e deve ser preto ou de cor escura.

Os olhos são castanhos ou avelã.

Tem o stop pouco acentuado.

As orelhas são triangulares e pendentes.

Tem um pescoço comprido e musculoso e um peito estreito, sendo o tórax profundo e em quilha.

Os membros anteriores são verticais e fortes, e são recobertos na sua face caudal por um franjado fino e comprido.

A cauda é orientada para baixo e é franjada. Pode possuir uma malha branca no peito pois não implica desqualificação em exposições.

Tipo de Pelo: Comprido e sedoso no corpo e curto e fino na cabeça. A pelagem é avermelhada (acaju) e lustrosa e não tem vestígios de preto.

Temperamento: Obediente, ativo e sensível.

Origem

A origem precisa do Setter Irlandês é obscura, mas considera-se que ele seja resultado da mistura entre spaniels, pointers e outros setters – especialmente o Setter Inglês e o Setter Gordon.

No século XVIII, os irlandeses precisavam de um cão que trabalhasse rápido, com um faro aguçado e grande o suficiente para ser visto à distância. Eles encontraram tais características nos setters vermelhos e brancos originados desses cruzamentos.

Os primeiros canis dos Irish Red Setters (Setters Vermelhos Irlandeses) “como eram conhecidos até então” surgiram por volta de 1800. Em pouco tempo, esses cães ganharam fama por sua cor admirável.

Ele foi desenvolvido pela aristocracia irlandesa para caçar aves.

A origem do nome Setter vem do verbo to sit, que em inglês significa sentar. Isto porque a sua postura para indicar a caça é sentada.

Seus ancestrais foram os espanhóis Spaniels e outros cães de caça que já a apontavam sentados.

No princípio ele era branco com grandes manchas vermelhas.

Em 1770, Maurice Nugent O’Cannor começou um trabalho de seleção para eliminar o branco.

Hoje são duas raças diferentes: O Setter Irlandês Ruivo e Branco e o Setter Irlandês Ruivo, sendo que o ruivo se tornou bem mais popular que seu ancestral.

O nome Setter vem do verbo “set” que no inglês significa apontar, e irlandês por sua origem. Ele aponta através dos seus movimentos e seu posicionamento o local exato da ave abatida.

História

A origem do Setter Irlandês é muito antiga, datando muito anteriormente ao Setter Inglês.

Não é muito esclarecida a história de suas origens.

Acredita-se que o seu ancestral mais próximo seja o Pointer Espanhol, outras raças associadas é o Gordon Setter e, ainda, alguns entendidos da raça dizem ser originário de cruzamentos entre o Pointer Espanhol, Spaniel D’água Irlandês e o Terrier Irlandês.

Um cão da ilhota de Emerald, reconhecido como o único “cão passarinheiro” com pelagem vermelha e branca, popularizou-se na Irlanda como “Red Spaniel”.

Originalmente o Setter Irlandês apresentava pelagem vermelha e branca.

Nos plantéis de St. George Gore, Mr. Jason Hazzard e do Conde de Enniskrillen a pelagem vermelha era dominante e estes animais eram refugados e doados. Assim o setter vermelho se popularizou, mas somente na América é que estes animais começaram a ser selecionados para pelagem vermelha intensa, perdendo-se então a cor branca da pelagem. Nos dias de hoje, fora do Brasil podemos encontrar as duas variedades de pelagem.

Foi no Século XIX que a raça teve sua primeira aparição com coloração vermelha intensa, quando o senhor Charles H. Turner fez importantes importações de alguns exemplares, marcando definitivamente o futuro da raça nas Américas.

Embora esta raça seja excelente para a caça, ela foi sendo desenvolvida, ao longo dos anos, como raça de show, devido a sua beleza incomparável e extrema inteligência para acompanhar e executar atentamente as ordens de seus donos, característica esta, essencial para animais que se apresentam em pista. Foi sendo deixado de lado a sua característica de “cão passarinheiro”, ficando presente apenas em poucos cães criados nos campos da Irlanda. Por causa disso acabou-se por se formar dois padrões, um pesado e mais corpulento utilizado em shows, e outro mais leve e ágil para caça.

Atualmente, os exemplares da raça Setter Irlandês são muito requisitados nas provas de agilidade e na terapia com crianças doentes.

Cuidados

Como todas as raças que apresentam aptidão para atividades intensa e esportes, este animal deve receber uma alimentação bem balanceada, rica em boas fontes de proteínas e carboidratos, capazes de suprir suas necessidades físicas e metabólicas.

A suplementação com Ômega 3 e 6 é muito boa para garantir a manutenção da pelagem do animal, uma vez que este é seu principal atrativo.

É uma raça extremamente ativa, necessitando de atividade física diariamente, pois ele não para um minuto.

Visita ao Médico Veterinário, anualmente, para vacinações e avaliação geral são recomendadas. Para cães que são criados com a finalidade de caça; que estão sempre em contato com mata fechada, animais silvestres e outros relacionados; recomenda-se uma atenção especial quanto a presença de carrapatos, que facilmente podem ser adquiridos nas incursões do cão no mato. Estes parasitas são vetores de hemoparasitas que causam doenças severas aos cães.

Características

Tamanho: Mediano
Altura ao garrote machos: Vermelho e branco: de 62 a 66 cm, Vermelho: de 57 a 70 cm
Peso machos: De 20 a 25 kg
Altura ao garrote fêmeas: Vermelho e branco: de 57 a 61 cm, Vermelho: de 54 a 67 cm
Peso fêmeas: De 20 a 25 kg
Expectativa de Vida:
12-14 anos

Classificação

Nome da raça: Setter Irlandês
Nome original:
Irish Red Setter (Setter irlandês vermelho)
Outros nomes: Spike
País de origem: Irlanda – Grã-Bretanha
Nome do país de origem: 
Irish Setter
Utilização:
 Caça de aponte
Classificação:
 Cães de Caça
Grupo 7: 
Cães de Aponte
Seção 2: 
Pointers e Setters das Ilhas Britânicas

Setter Irlandês – Fotos

Fonte: animais2.clix.pt/www.setterirlandes.com.br/www.wisegeek.org/www.akc.org/www.vetstreet.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.