Breaking News
Home / Animais / Baleia Bicuda de Cuvier

Baleia Bicuda de Cuvier

Nome Científico

PUBLICIDADE

Ziphius cavirostris

Baleia Bicuda de Cuvier

Características Principais

A Baleia-bicuda-de-cuvier possui o corpo longo e robusto. A cabeça é pequena, sem uma definição nítida do pequeno bico. A nadadeira dorsal pode ser triangular ou falcada e localiza-se após o centro do dorso. Possui dois sulcos em forma de “V” na região da garganta. Possui apenas dois dentes na mandíbula, que são visíveis mesmo quando o animal está com a boca fechada.

Tamanho

O comprimento máximo é de 7,5m.

Peso

O peso médio é de aproximadamente 3 toneladas.

Gestação e cria

Aproximadamente 16 meses, nasce apenas uma cria com aproximadamente 2,5 metros.

Alimentação

Lulas e peixes, ocasionalmente crustáceos e peixes.

Distribuição

Cosmopolita. Ocorre em águas oceânicas profundas das regiões temperadas e tropicais. No Brasil há registros de ocorrência no Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Fernando de Noronha.

Ameaças

Ocasionalmente caçadas pelos japoneses no Pacífico norte.

Status

Insuficientemente conhecida.

Fonte: www.lbm.com.br

Baleia Bicuda de Cuvier

NOME POPULAR: Baleia-de-Cuvier, Baleia-bicuda-de-Cuvier
NOME CIENTÍFICO: Zyphius cavirostris
TAMANHO: 7.5 metros de comprimento
PESO: 3 toneladas

Da família da Ziphiidae. Podem ser encontradas em todos os oceanos, em águas tropicais e temperadas. No litoral brasileiro, já foram registrados aparecimentos no Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Fernando de Noronha. Suas principais características são, corpo longo e robusto. Cabeça pequena, sem distinção nítida do rosto, seu orifício respiratório é em forma de meia-lua. Suas nadadeiras peitorais são pequenas e a nadadeira dorsal deslocada para a região caudal do corpo.

Pode realizar mergulhos profundos e ficar submersa por mais de 40 minutos. Sua dieta é basicamente de lulas, peixes de águas profundas e ocasionalmente de crustáceos.

Possui corpo longo e robusto com a cabeça pequena, sem uma definição nítida do pequeno bico. A nadadeira dorsal pode ser triangular ou falcada e localiza-se após o centro do dorso. Possui dois sulcos em forma de “V” na região da garganta. Possui apenas dois dentes na mandíbula, que são visíveis mesmo quando o animal está com a boca fechada.

Sua gestação dura aproximadamente 16 meses, nasce apenas uma cria com cerca 2,5 metros.
Alimentam-se de lulas e peixes, ocasionalmente crustáceos e peixes.
Sofrem a caça por parte dos japoneses no Pacífico norte.

Fonte: www.pick-upau.org.br

Baleia Bicuda de Cuvier

Nome Científico

Zyphius cavirostris

Comprimento Máximo

7,5 metros

Peso

3 toneladas em média

Distribuição

No Brasil houveram registros no Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Fernando de Noronha.

Características

Corpo longo e robusto. Cabeça pequena, sem distinção nítida do rostro. Orifício respiratório em forma de meia-lua. Nadadeiras peitorais pequenas e nadadeira dorsal deslocada para a região caudal do corpo.

Fonte: www.meioambientehp.hpg.ig.com.br

Baleia Bicuda de Cuvier

Pertence a família Ziphidae. Pode ser encontrada em todos os oceanos do mundo, em águas tropicais e temperadas. O peso médio é estimado em 3 toneladas e pode atingir até 6,5 metros. Vivem em grupos de três a dez indivíduos, mas podem formar grupos em um período curto de até 25 exemplares. Pode realizar mergulhos profundos e ficar submersa por mais de 40 minutos.

Sua dieta é basicamente de lulas, peixes de águas profundas e, ocasionalmente, crustáceos.

Fonte: inema.com.br

Veja também

Rinoceronte

Rinoceronte, Reprodução, Características, Espécies, Mamíferos, Hábitos, Fotos, Classificação, Habitat, Tamanho, Animal, Anatomia, Comportamento, Rinoceronte

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Visão, Rinoceronte Branco

Rinoceronte de Java

Rinoceronte de Java, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Rinoceronte de Java

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.