Tubarão Cinzento Dos Recifes

PUBLICIDADE

O que é

Trata-se de uma espécie de tubarão de Requiem da família dos Carcharhinidae.

Sendo um dos tubarões mais comuns nos oceanos Índico e Pacífico pode ser encontrado, a leste, tanto na Ilha da Páscoa, como a oeste, na África do Sul.

Esta espécie é vista com mais frequência em águas pouco profundas, junto aos limites dos recifes de coral.

O tubarão cinzento de recife tem a aparência típica dos “tubarões de recife”, com um focinho largo e arredondado e olhos grandes.

Esta espécie distingue-se de outras espécies similares por ter a primeira barbatana dorsal toda cinzenta ou com manchas brancas, pelas manchas negras nas restantes barbatanas, pela larga faixa negra na margem da barbatana traseira e pela falta de crista inter-dorsal.

A maioria dos indivíduos desta espécie tem menos de 1,9 m de comprimento.

Os tubarões cinzentos são nadadores velozes, predadores ágeis que se alimentam essencialmente de peixes ósseos e cefalópodes.

Apesar do tamanho moderado, o seu comportamento agressivo permite-lhes dominar muitas outras espécies de tubarão no recife.

Muitos tubarões cinzentos habitam uma área específica do recife, à qual regressam sempre. Apesar disso, eles são uma espécie mais social do que territorial.

Durante o dia, estes tubarões formam, muitas vezes, grupos de cinco a 20 indivíduos perto dos limites dos recifes de corais, e separam-se à noite para caçar.

As fêmeas adultas também formam grupos em águas muito pouco profundas, onde a temperatura, sendo superior, lhes permite acelerar o crescimento e o das suas crias.

Como outros membros desta família, o tubarão cinzento é vivíparos, ou seja, a mãe alimenta os embriões através da placenta. Todos os anos nascem ninhadas de uma a seis crias.

Espécie/Descrição

Este é um tubarão requiem de forma clássica.

Como muitas espécies do gênero Carcharhinus, é cinza-escuro na superfície dorsal e mais pálido, quase branco no lado ventral.

Pode ser distinguido de outras espécies do gênero pela margem caracteristicamente escura em todo o bordo de fuga da barbatana caudal.

Nas populações do Oceano Índico Ocidental e do Mar Vermelho, possui uma primeira barbatana dorsal de borda branca. Esta população tem sido descrita por alguns como uma espécie distinta (Carcharhinus wheeleri), S

Esta espécie é por vezes confundida com o tubarão do recife de pontas negras, tal como a sua vida em habitats semelhantes, mas as duas espécies têm padrões de cores surpreendentemente diferentes.

Os tubarões cinzentos são sociais, reunindo-se em grupos durante o dia e caçando sozinhos à noite. Eles são inquisitivos e geralmente se aproximam de mergulhadores.

Acredita-se também que eles são territoriais e foram documentados para arquear as costas e empurrar suas nadadeiras peitorais para baixo e nadar em um padrão exagerado como parte de uma exibição territorial.

Eles são fortes e potencialmente perigosos, mas não são susceptíveis de atacar seres humanos a menos que sejam ameaçados.

Importância para os seres humanos

O tubarão cinza é pescado comercialmente, principalmente por suas barbatanas, usadas na sopa de barbatana de tubarão.

A carne também é consumida e usada como farinha de peixe.

Esta espécie é mais valorizada, no entanto, no turismo de mergulho, pois mostra alta fidelidade ao local e é um habitante comum dos locais de mergulho de recife de coral.

Perigo para os seres humanos

O tubarão cinza é considerado um dos tubarões mais agressivos, mas normalmente só mostra agressividade quando se sente ameaçado.

Este tubarão frequentemente mostra curiosidade e se aproxima de mergulhadores.

Se encurralado ou ameaçado de alguma forma, o tubarão cinza do recife exibe um comportamento explícito de ameaça, inclusive levantando o focinho, pressionando as nadadeiras peitorais e arqueando as costas enquanto nada com um balanço exagerado.

Se a ameaça continuar, o tubarão pode fugir imediatamente ou pode dar uma mordida rápida antes de recuar.

Esta espécie de tubarão também é mais propensa a atacar enquanto solitária do que escolaridade, talvez devido a um maior sentimento de vulnerabilidade.

Conservação

O tubarão de recife cinza exibe forte fidelidade ao local dos recifes de coral, um habitat que está se tornando cada vez mais restrito, tornando-os mais fáceis de capturar e mais suscetíveis à sobrepesca.

Além disso, suas características de história de vida (pequeno tamanho de ninhada e idade relativamente tardia na maturidade) as tornam particularmente suscetíveis ao declínio da população. Neste momento, não há dados suficientes disponíveis para fazer avaliações confiáveis de seu status populacional global, mas algumas populações locais no Havaí e no Arquipélago de Chago indicam que essa população foi gravemente afetada.

O tubarão cinza é atualmente listado pela União Mundial de Conservação (IUCN) como “Quase Ameaçado”.

Habitat

O tubarão cinza de recife prefere águas rasas tropicais e subtropicais perto de atóis de coral e lagoas adjacentes a habitats de recife.

Sua profundidade varia de 0-50 m.

Embora mais ativos durante a noite, os tubarões de recife cinzentos às vezes formam escolas ou agregações soltas durante o dia que nadam perto do fundo, em flats ou em habitats de restos de recife.

Estudos de marcação mostram que os tubarões que vivem perto dos recifes oceânicos são nômades e viajam ao longo do habitat do recife a cada dia.

No entanto, o tubarão cinza recife geralmente tem uma alta fidelidade ao site e tende a retornar dia após dia para o mesmo local.

Coloração

O lado dorsal do tubarão recife cinzento varia de cinza escuro a cinza bronze, empalidecendo a um lado ventral branco.

Todo o bordo de fuga da barbatana caudal tem uma ampla margem preta distinta.

As barbatanas peitorais, dorsais, anais e pélvicas têm pontas pretas ou escuras, enquanto a primeira barbatana dorsal é totalmente cinza ou irregularmente bordada de branco.

Dentição

Os dentes do tubarão cinza são triangulares e serrilhados com 13-14 dentes em cada metade do maxilar.

Os dentes superiores são descritos como estreitos e serrilhados, semi-eretos em forma oblíqua com altas cúspides, enquanto os pés da coroa têm serrilhas mais grossas.

Os dentes inferiores são eretos ou semi-oblíquos com cúspides estreitamente dentadas.

Tamanho, idade e crescimento

Os machos desta espécie crescem até cerca de 185 cm de comprimento e as fêmeas até cerca de 190 cm de comprimento.

A maturidade ocorre em cerca de 120-140 cm de comprimento para machos e cerca de 125 cm de comprimento para fêmeas e com cerca de 7 anos para ambos os sexos.

O tamanho no nascimento é entre 45-75 cm de comprimento.

Acredita-se que a idade máxima seja de cerca de 25 anos.

Hábitos alimentares

Os peixes do recife, juntamente com quantidades menores de cefalópodes (lulas e polvos) e crustáceos (camarão e lagosta), fornecem a maioria das presas dos tubarões cinzentos.

A presa do tubarão do recife também inclui peixes ósseos, incluindo cowfish, surgeonfish e Peixe borboleta.

A maior parte da atividade alimentar ocorre à noite, quando o tubarão é mais ativo.

Reprodução

O tubarão cinzento é uma espécie vivípara.

Os embriões são nutridos através de uma placenta de saco vitelino durante a gestação dentro da mãe.

O período de gestação dura aproximadamente 12 meses, seguido pelo nascimento vivo de uma ninhada de 1-6 filhotes.

Predadores

Os predadores do tubarão cinzento do recife incluem tubarões maiores, como o tubarão-prego (Carcharhinus albimarginatus), os tubarões-tigre (Galeocerdo cuvier) e o grande tubarão-martelo (Sphyrna mokarran).

Características

O Tubarão Cinzento dos Recifes é o 6º mais perigoso para o Homem, devido à sua competitividade.

Tamanho: Tem um tamanho máximo de 255 cm.

Dieta: Peixes do recife, moluscos e artrópodes.

Habitat

É muito comum no oceano Índico (Madagascar, Seychelles e Maldivas) e no Pacífico central (Tailandia, Australia, Filipinas, Indonésia, Arquipélago Tuamoto e Tahiti). Vive em zonas costeiras e pelágicas, junto a recifes ou perto das áreas que fazem fronteira com a plataforma continental e as fossas abissais, a profundidades máximas de 280m. É uma espécie com muita atividade social, nadando em conjunto com os seus semelhantes a grandes velocidades. Tem grande interesse pelo que lhe é estranho, investigando mesmo sem estímulo alimentar, como por exemplo, mergulhadores a entrar na água num calmo Domingo de Verão. Apesar de serem ativos durante o dia, são de maior atividade durante a noite podendo também permanecer imóveis no fundo por muito tempo.

Reprodução: É um animal vivíparo, com 1 a 6 descendentes e períodos de gestação de cerca de 12 meses. A maturação dos machos é quando atingem os 130cm e a das fêmeas quando atingem 120cm.

Classificação

Nome científico: Carcharhinus amblyrhynchos (Bleeker 1856)
Nomes comuns:
Os nomes comuns da língua inglesa incluem tubarões cinzentos de recife, tubarão-rabo-de-recife, baleeiro-de-bico-preto, tubarões cinzentos de recife, tubarão cinzento, tubarão-baleia cinzenta e tubarão-rabo-cinzento longnose.
Reino:
Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Chondrichthyes
Subclasse: Elasmobranchii
Superordem: Selachimorpha
Ordem: Carcharhiniformes
Família: Carcharhinidae
Gênero: Carcharhinus
Espécie: C. amblyrhynchos

Tubarão Cinzento dos Recifes – Fotos

Fonte: www.floridamuseum.ufl.edu/tubaroes.com.sapo.pt/pt.termwiki.com/www.sharksider.com

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.