Breaking News
Home / Animais / Tubarão Cinzento Dos Recifes

Tubarão Cinzento Dos Recifes

Carcharhinus amblyrhynchos

PUBLICIDADE

Tubarão Cinzento Dos Recifes

O Tubarão-Cinzento-do-Recife é o 6º mais perigoso para o Homem, devido à sua competitividade.

Tamanho

Tem um tamanho máximo de 255 cm.

Dieta

Peixes do recife, moluscos e artrópodes.

Habitat

É muito comum no oceano Índico (Madagascar, Seychelles e Maldivas) e no Pacífico central (Tailandia, Australia, Filipinas, Indonesia, Arquipélago Tuamoto e Tahiti). Vive em zonas costeiras e pelágicas, junto a recifes ou perto das áreas que fazem fronteira com a plataforma continental e as fossas abissais, a profundidades máximas de 280m. É uma espécie com muita actividade social, nadando em conjunto com os seus semelhantes a grandes velocidades. Tem grande interesse pelo que lhe é estranho, investigando mesmo sem estímulo alimentar, como por exemplo, mergulhadores a entrar na água num calmo Domingo de Verão. Apesar de serem activos durante o dia, são de maior actividade durante a noite podendo também permanecer imóveis no fundo por muito tempo.

Reprodução

É um animal vivíparo, com 1 a 6 descendentes e períodos de gestação de cerca de 12 meses. A maturação dos machos é quando atingem os 130cm e a das fêmeas quando atingem 120cm.

Tubarão Cinzento Dos Recifes

Classificação

Reino – Animalia

Filo – Chordata

SubFilo – Vertebrata

Classe – Chondrichthyes

Subclasse – Elasmobranchii

Ordem – Carcharhiniformes

Familia – Carcharhinidae

Género – Carcharhinus

Espécies – Carcharhinus amblyrhynchos

Tubarão Cinzento Dos Recifes

Descrição geral

É um tubarão de médio porte. Tem uma coloração cinzenta na zona dorsal e branca na dorsal. A primeira barbatana dorsal é totalmente cinzenta, a margem posterior da barbatana caudal revela uma linha negra e as restantes barbatanas apresentam, por vezes, manchas negras.

Fonte: tubaroes.com.sapo.pt

Tubarão Cinzento dos Recifes

Tubarão Cinzento Dos Recifes

Trata-se de uma espécie de tubarão de Requiem da família dos Carcharhinidae. Sendo um dos tubarões mais comuns nos oceanos Índico e Pacífico pode ser encontrado, a leste, tanto na Ilha da Páscoa, como a oeste, na África do Sul. Esta espécie é vista com mais frequência em águas pouco profundas, junto aos limites dos recifes de coral. O tubarão cinzento de recife tem a aparência típica dos “tubarões de recife”, com um focinho largo e arredondado e olhos grandes. Esta espécie distingue-se de outras espécies similares por ter a primeira barbatana dorsal toda cinzenta ou com manchas brancas, pelas manchas negras nas restantes barbatanas, pela larga faixa negra na margem da barbatana traseira e pela falta de crista inter-dorsal. A maioria dos indivíduos desta espécie tem menos de 1,9 m (6,2 pés) de comprimento.

Os tubarões cinzentos são nadadores velozes, predadores ágeis que se alimentam essencialmente de peixes ósseos e cefalópodes. Apesar do tamanho moderado, o seu comportamento agressivo permite-lhes dominar muitas outras espécies de tubarão no recife. Muitos tubarões cinzentos habitam uma área específica do recife, à qual regressam sempre. Apesar disso, eles são uma espécie mais social do que territorial. Durante o dia, estes tubarões formam, muitas vezes, grupos de cinco a 20 indivíduos perto dos limites dos recifes de corais, e separam-se à noite para caçar. As fêmeas adultas também formam grupos em águas muito pouco profundas, onde a temperatura, sendo superior, lhes permite acelerar o crescimento e o das suas crias. Como outros membros desta família, o tubarão cinzento é vivíparos, ou seja, a mãe alimenta os embriões através da placenta. Todos os anos nascem ninhadas de uma a seis crias.

Fonte: pt.termwiki.com

Veja também

Rinoceronte

Rinoceronte, Reprodução, Características, Espécies, Mamíferos, Hábitos, Fotos, Classificação, Habitat, Tamanho, Animal, Anatomia, Comportamento, Rinoceronte

Rinoceronte Indiano

Rinoceronte Indiano, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Peso, Altura, Visão, Rinoceronte Indiano

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Visão, Rinoceronte Branco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.