Naja Indiana

PUBLICIDADE

Naja Indiana – Cobra

Naja Indiana tem grande participação na mitologia da Índia.

É a cobra famosa que os encantadores de serpentes exibem nas praças públicas.

Na realidade, a cobra não responde ao som da flauta do encantador, porque, como todas as cobras, ela não tem ouvidos. Seu veneno é bastante violento, tem efeito semelhante ao do curare, substancia com que os indígenas da América do Sul envenenam suas flechas.

Esse veneno (o curare) é usado, porém em medicina.

Dele se extrai uma substância que é eficiente na redução da pressão arterial.

Naja Indiana é facilmente reconhecida por um desenho na parte de trás da cabeça. Esse desenho lembra um par de óculos e por isso essa naja,é, às vezes, chamada “naja-binóculo”.

Habitando principalmente as regiões úmidas, ela se alimenta de roedores e anfíbios; às vezes come passarinhos.

Macho e fêmea permanecem juntos após o acasalamento.

Os ovos são postos em oco de troncos ou em ninhos abandonados de cupins.

A fêmea permanece vigilante por perto, mas não incuba os ovos.

Após 50 ou 60 dias, os ovos se quebram e os filhotes saem com 20 ou 30 cm., pesando mais ou menos 15 g. cada.

O que é uma cobra indiana?

O nome científico de uma cobra indiana é naja naja e é comumente conhecido como cobra de óculos.

Esta cobra de tamanho médio e altamente venenosa é nativa do subcontinente indiano e de outras partes isoladas da Ásia. É considerado uma das quatro principais cobras mais perigosas da Índia.

A espécie mais comum usada pelos encantadores de serpentes, a cobra indiana é frequentemente mantida como animal de estimação. Como a maioria das espécies de cobras conhecidas, a cobra indiana não é portadora viva.

De acordo com a National Geographic Society, o veneno contido em uma única mordida de uma cobra indiana madura é poderoso o suficiente para matar até 20 pessoas.

O potente veneno dessa espécie causa paralisia, rapidamente dilacerando a vítima.

À medida que o veneno percorre o corpo, a menos que o sujeito seja rapidamente tratado com um antídoto apropriado, ele paralisa os sistemas respiratório e cardiovascular, resultando em morte.

Está em curso investigação sobre se os componentes do veneno desta cobra têm algum valor medicinal, particularmente como relaxante muscular e anti-espasmódico.

Apesar do veneno muito poderoso e de um certo nível de infâmia como uma das cobras mais perigosas na Índia, há comparativamente poucas mortes humanas relatadas como resultado de mordidas desta espécie.

Isto é em grande parte porque a cobra evita o contato com os humanos, tanto quanto possível.

A naja indiana muitas vezes pode ser encontrada em áreas de habitação humana, embora poucos encontros sejam relatados.

A dieta primária desta espécie é ratos; as áreas urbanas são excelentes áreas de alimentação, mas as cobras só se aventuram em áreas como os esgotos, que são o esconderijo favorito dos ratos.

É muito improvável que a cobra encontre um humano lá.

Embora prefira ratos, a naja indiana também comerá pequenos répteis, pássaros, ovos e mamíferos.

Frequentemente alcançando mais de 1,8 metros, esta espécie é razoavelmente calma e não morde a menos que seja ameaçada ou provocada.

Apenas manipuladores experientes geralmente mantêm esta espécie como animal de estimação por causa do veneno mortal, e geralmente não é recomendado para novatos.

Agora protegida pela Lei de Proteção da Vida Selvagem da Índia, essa cobra era a espécie mais comumente usada na prática ilegal de cobras encantadoras.

Nem diurna nem noturna, esta espécie é ativa dia ou noite; os padrões de atividade e caça são freqüentemente organizados de acordo com quando a presa é mais ativa na área de vida da cobra.

Geralmente uma criatura solitária que interage com um macho apenas para se reproduzir, a cobra indiana fêmea é uma camada de ovo, em oposição a um portador vivo, colocando seus ovos no subsolo e produzindo até 30.

Como a maioria das cobras fêmeas, ela irá proteger e proteger seus ovos até eles chocarem. Ela então os deixa porque eles são imediatamente independentes. Assim que eclodem, apesar de apenas 30 cm, os juvenis já são capazes de se alimentar e se defender, nascendo com presas de trabalho e veneno potente.

Descrição

Cobra tamanho médio corpo esbelto e arredondado, um pouco mais espesso no centro e achatado ventralmente – volta. Cerca de 190 cm e excepcionalmente pode chegar

A cabeça é pequena e alongada, oval e bastante achatada, tão pouco diferenciada do pescoço e coberta com grandes escudos e regular, muito semelhante do Colubridae.

Duas escalas pré-frontal; Ele escama loreal ausente.

Os olhos são pequenos, com pupila redonda e íris escuras.

Cada hemimandíbula teething proteroglifa, apresenta um único Fang especializado (de cerca de 7 mm de comprimento) seguido de 1-3 dentes maciços.

Atrás dos olhos, no auge dos templos, você pode ver duas protuberâncias que correspondem à situação das glândulas venenosas.

As 8 primeiras vértebras são equipadas com móveis extensões ósseas que podem expandir, para que eles formam uma espécie de “capa” logo atrás da cabeça para esticar a pele desta região.

As escamas dorsais são Lisa e brilhante, entrelaçada em 21-23 linhas diagonais em torno do meio do corpo; 182-196 ventral e subcaudal 53-67.

A coloração geral do dorso é muito variável, variando de marrom (c)Laro preto, misturado com uma ampla gama de cores atraentes e cinzas. O padrão pode ser suaves ou presentes listras transversais.

Os casos de albinismo podem ser às vezes.

O ventre é esbranquiçado, creme ou amarelada; normalmente com manchas marrons escuras ou cinza.

A cauda é curta e afiada e cônica a forma.

Biologia

Cobras indianas ocupam uma variedade de habitats, incluindo florestas com vegetação espessa, áreas próximas a rios, prados e regiões áridas ou mesmo semi-deserto.

Eles também são freqüentes e abundantes nos arrozais e assentamentos humanos, em anexo, onde muitas vezes são atraídos pela presença de ratos, camundongos e aves vivem em / ou perto de celeiros e casas.

Seus hábitos: são principalmente crepuscular e noturno.

Eles são bons escaladores, que não hesite em escalar para os ramos de pequenas árvores e arbustos na busca de pintos.

Muitas vezes, tomar refúgio ocupam galerias de roedores (depois de comer a seus inquilinos!).

Quando fora caçando eles reptam com a cabeça do chão, mas dilatar o pescoço. Tão logo eles são animados, adotarem a posição característica com o semestre anterior levantada do corpo terreno e capô prolongado enquanto eles proferem assobios fortes.

Espécie ovíparo, de Abril a Julho a fêmea deposita 12 a 30 ovos, branco e alongada (de cerca de 7 cm de comprimento), o qual depositados no subsolo, em cavidades ou ninhos abandonados.

Durante o período de incubação (que dura 48 a 69 dias)a fêmea permanece vigilante perto do ninho.

No nascimento, os filhotes estão entre 20 e 30 cm, embora sua capacidade de morder e matar está totalmente desenvolvida.

Sua dieta consiste principalmente de roedores, mas também capturar outras cobras (às vezes, sua própria prole), lagartos e aves.

Juvenis se alimentam de ratos, lagartos e pequenas rãs.

Distribuição geográfica: Muito difundida e comum na Ásia central e orientais espécies. Da Índia a leste da China, Vietname e Tailândia (Bangladesh, Butão, Camboja, China, Índia, Laos, Malásia, Myanmar, Nepal, Tailândia e Vietname).

Alimentação: A dieta destes animais consiste basicamente em pequenos roedores, lagartos e sapos que encontram com muita facilidade nas zonas cultivadas, principalmente campos de arroz.

Espécies semelhantes

? Cobra Monóculo ou Monocelada (Naja kaouthia) lição 1831. Cobra de porte médio não superior a 2 m de comprimento. É caracterizada por um único Eyespot no lado dorsal do capô.

Alguns autores consideram uma subespécie do cobra tomilheira (Naja naja). Pode ser encontrada do Norte da Índia até a Península da Malásia e Vietname, incluindo Ilhas Andaman, Birmânia, sudoeste da China e o centro e Sul da Tailândia.

Espécies

A naja tem fama de má e traiçoeira, mas, como a maioria das cobras, só ataca quando se sente ameaçada.

Ela primeiro tenta se esconder ou ficar imóvel para não ser vista. Se nada disso funcionar, ela fica alerta, levanta a parte dianteira do corpo e dilata o pescoço, abrindo abas laterais que parecem um capuz.

Assim se torna maior e muito assustadora.

Existem cerca de 30 espécies de naja que vivem na Ásia e na África e todas têm um veneno poderosíssimo. Se ele não for neutralizado por um antídoto, causa paralisia e pode levar à morte em poucas horas.

Uma das espécies mais comuns é a naja-indiana, conhecida como naja-de-óculos porque tem na parte de trás de seu capuz um desenho que parece um par de óculos.

Essas cobras podem ser encontradas nas florestas e plantações da Índia e do Paquistão.Alimentam-se de pequenos roedores, lagartos, rãs e pássaros. Com sua boca elástica, que se abre bastante, a naja consegue devorar de uma vez bichos com o dobro do tamanho de sua própria cabeça. Elas caçam nas matas, mas às vezes entram em casas em busca de ratos e acabam atacando pessoas.

O desenho nas costas da naja parece um óculos meio torto

De olho nos ovos

O olfato das najas é muito aguçado. Na época do acasalamento, machos e fêmeas são atraídos por um cheiro característico. Depois, a fêmea procura o oco de uma árvore ou um buraco na terra para colocar entre dez e 20 ovos.

Ela fica por perto para protegê-los durante uns 50 dias.

Os filhotes nascem com cerca de 30 centímetros. Eles usam os dentes para romper a casca do ovo e imediatamente ficam em posição de defesa, erguendo o corpo e inflando seus capuzes, prontos para dar o bote desde pequenos.

Surdinhas da silva!

Não é a música que sai das flautas que deixa a cobra em posição de ataque!

Em alguns países do Oriente, encantadores de serpentes tocam flautas enquanto as najas ficam em pé em um cesto e parecem dançar.

Na verdade, elas não estão encantadas pela música, até porque as cobras são surdas. O que fazem é seguir os movimentos do instrumento, como fariam com qualquer outra coisa que estivesse em sua frente e pudesse ser uma ameaça.

Outro truque dos encantadores é passar xixi de rato (um dos alimentos favoritos da naja) na flauta para que a serpente fique em posição de ataque.

Você sabia que:

No antigo Egito, as najas simbolizavam poder e muitos faraós usavam enfeites com figuras de cobra?
As najas-cuspideiras que vivem na África lançam seu veneno de uma distância de até 3 metros da presa?
Um pequeno mamífero chamado mangusto resiste ao veneno das najas e até come esse tipo de cobra?
A naja-real tem cerca de 5 metros e é a maior cobra venenosa do planeta?
Substâncias do veneno das najas são usadas na fabricação de remédios?
Certas espécies de najas estão ameaçadas de extinção, pois são alvo de caçadores de peles?

Classificação

Nome científico: Naja naja
Nome comum: 
Naja indiana, Cobra índiana
Nome em inglês: 
The Indian cobra
Reino:
 Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Subclasse: Diapsida
Superordem: Lepidosauria
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Elapidae
Género: Naja
Espécie: N. naja

Outros nomes:

Cobra capelo
Cobra indiana
Naja-indiana
Indian cobra (Inglês)
Asian cobra (Inglês)
Spectacled cobra (Inglês)
Cobra indien (Francês)
Cobra à lunettes (Francês)
Cobra india (Castelhano)
Cobra de anteojos (Castelhano)

Reprodução: As najas fazem um ninho na terra, onde depositam até 20 ovos que guardam durante o período de incubação, que dura cerca de 50 dias.
Período de incubação:
 48 a 69 dias
Acasalamento: 
um por ano
Ovos: 8 a 45, 2 a 3 meses após o acasalamento
Tamanho
: As cobras desta espécie medem, em geral, entre 1,8 e 2,2 metros.
Expectativa de vida: 
 Esta cobra tem uma esperança de vida que ronda os 25 anos.
Estado de conservação: 
Não se encontra sob qualquer ameaça importante, pelo que não está englobada em nenhum estatuto de conservação.
Inimigo principal:
 O mangusto

Naja Indiana – Fotos

Fonte: www.wesapiens.org/br.pinterest.com/www.wisegeek.org/www.earth.com

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.