Breaking News
Home / Animais / Fox Terrier

Fox Terrier

PUBLICIDADE

O que é um Fox Terrier?

Um Fox Terrier é um cão pequeno preto e branco, ou marrom e branco, às vezes chamado de Foxy.

Estes cães foram originalmente criados na Inglaterra do século 19 para descobrir raposas quando as raposas desapareciam em seus buracos durante as caçadas.

Na verdade, existem três raças de Fox Terriers: o Smooth Fox Terrier, o Wire Fox Terrier e o Toy Fox Terrier.

Todos os três tipos de Fox Terriers são conhecidos pela sua natureza energética e nervosa.

O Smooth Fox Terrier foi a primeira raça de Fox Terrier desenvolvida. Eles têm pelos duros, lisos e orelhas dobradas. É dito que esses cães são mais fáceis de treinar do que o Wire Fox Terrier, mas ainda assim tentarão dominar se não tiverem sido devidamente socializados como filhotes.

Smooth Fox Terriers pode até tentar dominar cães maiores, então a socialização precoce é crucial para que eles se acostumem com diferentes animais e pessoas.

Os Fox Terrier podem ser bons com crianças, mas devem ser supervisionados por um adulto, pois eles podem quebrar quando estiverem excitados.

O Wire Fox Terrier é muito parecido com o Smooth Fox Terrier, mas precisa de muito mais preparação. Um processo conhecido como “remoção de mãos”, no qual as partes mortas do pêlo são retiradas manualmente, precisa ser feito algumas vezes por ano. A Wire Fox Terriers não se liberta naturalmente. O Wire Fox Terrier deve ser introduzido na preparação de cerca de três meses de idade e grooming profissional é uma opção.

Alguns especialistas dizem que os Wire Tox Terriers podem até ser mais agressivos por natureza do que os Smooth Fox Terriers, e isso pode torná-los mais difíceis de treinar.

Os terriers Smooth e Wire Fox são energéticos e precisam de longas caminhadas e exercícios, como correr e brincar com crianças e outros cães. Estes cães estão sempre prontos para escavar ou para uma boa perseguição. Eles podem latir um pouco e são conhecidos por serem leais e protetores.

O Toy Fox Terrier foi desenvolvido a partir do Smooth Fox Terrier, bem como cães como o Min Pin, ou Pinscher Miniatura, e o Chihuahua.

Como os terrier de raposa lisos, os terriers de raposa de brinquedo precisam de cuidados mínimos.

O Toy Fox Terrier tem um focinho mais longo e uma cauda mais curta que o Smooth Fox Terrier.

Toy Fox Terriers muitas vezes gostam de fazer truques e são conhecidos por serem carinhosos e brincalhões. Estes pequenos terriers são considerados bons cães de apartamento e melhor com crianças mais velhas e adultos do que crianças mais novas.

Fox Terrier – Raça

Fox Terrier talvez seja o mais famoso dos representantes do grande grupo dos Terriers.

A história do Fox Terier é bastante antiga e segundo alguns historiadores, a raça já estava solidamente constituída nas Ilhas Britânicas ainda no século XV.

Fox terrier foi desenvolvido pelos ingleses para participar como coadjuvante na caça à raposa. Inicialmente eram utilizados em conjunto com o Fox Hound, que encontrava e cercava a presa mas tinha dificuldades de desentocá-la devido ao seu tamanho.

Era nesse ponto que entravam em cena os valentes Terriers que tinham a função de entrar na toca e afugentar a caça ou alertar o caçador de sua exata localização. Essa atividade requeria um cão muito destemido, ágil, forte e compacto, enfim, era preciso que fosse um Fox Terrier.

O primeiro padrão da raça foi criado em 1876, incluindo as duas variedades: os de pelo liso e os de pelo de arame (ou duro).

Mas apesar de sua antiguidade, o Fox Terrer foi uma das raças que mais se modificou fisicamente desde que seu padrão foi aprovado, especialmente nos anos 20 e 30.

Por suas características marcantes, a raça atendia de tal forma a todos os desejos dos criadores e caçadores que em pouco tempo se transformou numa das mais populares da Inglaterra não sendo utilizada apenas em sua função original, mas ganhando rapidamente novos adeptos entre os que queriam um ágil cão de companhia.

História

Fox Terrier de pelo macio é originário da Grã-Bretanha e descende provavelmente de algumas raças Terrier dos Condados de Cheshire e Shropshire, bem como do Beagle e do Greyhound. A sua linhagem, com quase um século de existência, esteve inicialmente ligada à vida de estábulo, onde desempenhava o papel de caçador de animais indesejados, nomeadamente raposas.

A criação desta classe de cães esteve desde sempre associada aos Fox Terrier de pelo de arame, já que estes são o resultado do cruzamento dos primeiros com uma cadela de pelo de arame, chamada Trap.

No entanto, em 1876, o Fox Terrier de pelo macio teve registo próprio no Fox Terrier Club, na Grã-Bretanha, que definiu os standards posteriormente adotados pelo Fox Terrier Club, nos EUA.

Temperamento

Fox Terrier de pelo macio é um cão energético, afetuoso, e sempre pronto para brincar com os donos que lealmente protege. É um ótimo companheiro das crianças, mas como é impulsivo e talhado para caçar é aconselhável alguma atenção.

Este cão bravo e irrequieto, adora esgravatar a terra e tem uma ótima propulsão, o que faz com que precise de exercício físico!

É um animal sociável, mas perante outros cães desconhecidos pode ter reações impulsivas, por isso que convém ter algum cuidado e, se possível, proceder às ?apresentações formais?. Apresenta alguma tendência para morder ou ladrar, daí que seja aconselhável que, enquanto pequeno, seja educado.

Descrição

Este é um cão elegante, com uma altura máxima na cernelha de 39 cm e um peso que varia entre os 7,2 Kg a 8,2 Kg.

A pelagem é lisa, achatada, farta e densa, podendo ser toda branca mas, caso não o seja, esta cor deverá ser a predominante, e as manchas deverão ser pretas ou fogo.

O crânio é ligeiramente achatado e estreito.

Os olhos redondos, pequenos e escuros, conferem-lhe uma expressão dócil e inteligente.

As orelhas, dobradas sobre as bochechas, tomam a forma de um v, sem tocar nas faces.

O chanfro é pouco saliente e os maxilares são fortes.

A cernelha é finamente delineada e o dorso é curto, nivelado e equilibrado.

Os membros inferiores são retos e, tal como os superiores, são fortes e musculosos.

As patas ostentam pequenas almofadas plantares que são duras, e a cauda é habitualmente amputada.

Cores e Pelagem

As duas variedade do Fox terrier podem ser bi-colores ou tricolores, mas a cor predominante deve ser o branco. Nos bicolores aceitam-se manchas pretas ou castanhas e nos tricolores as manchas podem ser combinadas de preto e castanho, mas cada uma das cores bem definida.

Manchas tigradas, vermelha ou fígado (castanho muito escuro ou chocolate) não são admitidas no padrão da raça.

Nos exemplares de pelo liso, os cuidados com a pelagem são praticamente nulos, sendo recomendável a escovação apenas para ajudar a eliminar os pelos mortos. São cães quase auto-limpantes.

Já os de pelo duro precisam de cortes periódicos em sua pelagem. Os cães de exposição nunca podem ser cortados com tesoura uma vez que essa prática muda a consistência da pelagem e pode até mesmo a tonalidade original dos marcas.

As tosas de exemplares de pista devem ser feitas à base do stripping, que consiste na retirada manual dos pelos com a ajuda de uma faquinha apropriada. Esse procedimento só deve ser realizado por profissionais competentes.

Problemas comuns à raça

O Fox Terrier é uma raça extremamente rústica em termos de saúde e uma vez que estejam vacinados, vermifugados e sendo alimentados adequadamente dificilmente apresentam problemas.

Também não são propensos a nenhuma doença genética particular como outras raças.

Observações

Não é associada a esta raça uma elevada propensão para contração de doenças. Ela possui, aliás, uma esperança média de vida considerável, já que pode viver 15 ou mais anos. Os casos pontuais que surgem são em indivíduos não típicos desta linhagem. A surdez é talvez uma maleficência dos cães predominante brancos. Podem ocorrer alguns tipos de luxações, cataratas ou problemas nasais mas, como se referiu, esta é normalmente uma raça saudável.

Estes cães necessitam de exercício físico regular, principalmente se viverem em apartamentos. Como foi mencionado, são cães particularmente irrequietos, pelo que convém que gastem a energia que o seu aparelho hiper-ativo consome!

A escovagem é necessária e bem vinda, por isso deve ser efetuada regularmente.

Características

Tamanho: Pequeno
Altura média quando adulto: 
40 cm
Peso médio quando adulto:
 10kg
Cores mais frequentes: 
branco com manchas castanhas ou pretas, bicolores ou tricolores
Expectativa de vida:
10 anos.

Classificação

Nome científico: Canis lupus familiaris
Nome da raça:
Fox Terrier
Nome de origem:
Fox Terrier
Outros nomes:
Fox Terrier Inglês
País de origem: Inglaterra
Classificação:
GR. 3 Seção 1 (Terriers de tamanho grande e médio)
Outros nomes: Smooth Fox Terrier (Fox Terrier de pelo liso), Wire Fox Terrier (Fox Terrier de pelo cerdoso)

Fox Terrier – Fotos

 

Fonte: animais2.clix.pt/www.wisegeek.org/www.istockphoto.com/www.akc.org/cdn1.royalcanin.es

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Buldogue Francês

Buldogue Francês

PUBLICIDADE O que é um Buldogue Francês? O Bulldog Francês é uma raça licenciada pelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.