Fox Paulistinha

PUBLICIDADE

História

O Terrier Brasileiro, nome oficial do Fox Paulistinha, é uma raça totalmente brasileira. Sua origem está no Jack Russel Terrier, importado da Grã Bretanha, espécime criado no século passado pelo pastor anglicano Parson Jack Russel, grande criador de Terrier e famoso cinófilo, segundo informa publicação do Clube do Fox Paulistinha.

A Criação desse Terrier espalhou-se por toda Europa, especialmente na França de onde veio para o Brasil, trazido por jovens brasileiros que lá estudavam. No Brasil, o cão logo se adaptou e, “mediante cruzamentos com raças brasileiras, ganhou espaço nos cenários cinófilos nacional e internacional, pois foi uma raça reconhecida, com seu padrão oficial e com direito a pedrigree, como Fox Paulistinha“.

A publicação do Clube do Fox Paulistinha ainda recorda que no passado a antiga produtora de discos e de produtos fonográficos, a norte-americana RCA VICTOR usava a figura de um Fox Paulistinha como marca de seus discos vendidos em todo mundo. Ainda hoje está gravada na mente e nos corações dos mais velhos a figura do Fox Paulistinha ouvindo o som de um disco com o ouvido dirigido para a corneta de um gramofone.

Também foi astro de comerciais de outras empresas, como a Kibon, Sadia, Visconti, Danone, Kolynos, Yakult, Skol, Qualy, entre outros.

O Fox Paulistinha, já famoso mundialmente e de valor inestimável, é agora chamado de Terrier Brasileiro, um nome mais condizente com o projeto de internacionalização de sua raça.

Origem

Os ancestrais do Terrier Brasileiro não são originários do Brasil. Até o início do séc. XX era comum jovens brasileiros de famílias abastadas estudarem na Europa. Como voltavam na maioria das vezes casados, suas esposas traziam consigo cães do tipo Terrier. Nas fazendas, esses pequenos cães se acasalaram com exemplares da região. Em consequência disso, surgiu um novo tipo cujo fenótipo fixou-se em poucas gerações.

Nome

O nome Fox Paulistinha foi dado ao cão em virtude da coloração de sua pelagem que são três, assim associou-se as cores de São Paulo que também são três, branco, preto e vermelho. Já o nome Terrier Brasileiro é em virtude do animal ter sua história de seleção e apuração da raça ocorrida, quase na sua totalidade, no Brasil.

Fox Paulistinha – Terrier Brasileiro

É um típico Terrier, de excelente estrutura, sem ser pesado. Seu tamanho é médio, é forte e musculoso. É um cão ágil e rápido, agitado e sempre em alerta.

É cauteloso com estranhos, mas é muito dócil e carinhoso com os familiares. Um excelente caçador de pequenas presas e um ótimo guarda, o Terrier Brasileiro (ou Fox Paulistinha) tem pelagem curta e lisa, e a cor é branca, com marcações em preto, marrom ou azul.

A altura do Terrier Brasileiro pode variar de 37 à 40 cm. na altura da cernelha, para os machos, e de 33 à 37 cm., para as fêmeas. O peso máximo para os exemplares da raça é de 10 kg.

Fox Paulistinha – O que é

É um cão meigo, afável, ágil, amigo, companheiro, valente, corajoso, brincalhão, divertido, alegre e muito inteligente – aprende tudo com rapidez.

Ótimo cão de alarme, companhia e caça. Graças ao seu temperamento é freqüentemente empregado em números circenses.É incansável,alerta,ativo, e desconfiado com estranhos.

Como todo Terrier que se preze, muitas vezes simplesmente ignora seu tamanho e age como se fosse um ?cachorrão?.

Apesar de seu porte pequeno,antes de mais nada eles precisam de MUITO EXERCÍCIO físico,para gastar sua grande energia.

Para conseguir bons resultados na educação do filhote é essencial que o proprietário tenha muita paciência, firmeza, disciplina e determinação.

O Terrier Brasileiro é um cão que requer poucos cuidados. Sua pelagem curta dispensa os banhos semanais.

As caudas dos filhotes devem ser cortadas já no terceiro dia de vida, na articulação da segunda com a terceira vértebra.

Por ser um cão robusto e bastante resistente, o Terrier Brasileiro não apresenta propensão especial a desenvolver doenças.

A principal preocupação do proprietário deve ser a de mantê-lo longe dos parasitas e pulgas evitando assim os problemas de pele.

Características físicas

O Terrier Brasileiro é um cão esbelto, de construção harmônica e estrutura robusta, sem ser excessivamente pesado.

Seu tronco, inscrito num quadrado, é modelado em linhas nitidamente curvas, o que o distingue de maneira inequívoca do retilíneo Fox Terrier de pelo liso.

A altura do Terrier Brasileiro, para os machos, varia de 35 a 40 cm, e, para as fêmeas, de 33 a 37 cm.

Seu peso máximo: 10 quilos.

Pelagem: Curta,lisa,de textura fina,porém não macia,bem colada ao corpo.É mais rala na cabeça,orelhas e face.

Cor: De fundo branco predominante,é marcada de preto e marrom.

Cabeça: Vista de cima é triangular, larga em sua base.

Crânio: Possui crânio arredondado,com fronte moderadamente achatada.

Focinho: Visto de cima forma um triângulo isósceles.

Nariz: Moderadamente desenvolvido,com narinas bem abertas e de boa pigmentação escura.

Temperamento

É um cão meigo, afável, ágil, amigo, companheiro, valente, corajoso, brincalhão, divertido, alegre e muito inteligente – aprende tudo com rapidez.

Ótimo cão de alarme, companhia e caça. Graças ao seu temperamento é freqüentemente empregado em números circenses.

Além disso, é um valente guarda e um bom caçador. Seu instinto de caçador aflora quando encontra animais selvagens, principalmente os de pelo. Fox em inglês significa Raposa. Não vacila diante de ratos, perseguindo-os até matá-los, sendo, nesta tarefa, mais eficaz que os próprios gatos.

Por isso, se seu fox paulistinha precisar conviver com outros animais, acostume-os desde logo, para evitar futuras contendas: se a convivência com eles começar cedo, não haverá brigas.

O Terrier Brasileiro é um cão que requer poucos cuidados, proporcionando muitas alegrias ao dono, e facilmente adaptável à qualquer ambiente.

Os banhos são raros, por causa da sua pelagem curta, mas não tem desafeto à água: adora nadar.

É paciente, adora crianças e é de uma lealdade sem limites para a família que o adotou, porém desconfiado com estranhos. Seu comportamento é fruto da sua criação, convivendo bem com seu dono e familiares em casa ou apartamento.

A criação de filhotes é fácil. O acasalamento é feito quase sempre de forma natural, sem precisar de ajuda; a mãe cuida sozinha da prole e do ninho, mantendo-o limpo. Normalmente nascem de 6 a 8 filhotes, e a própria cadela cuida do revezamento para que todos os filhotes tenham acesso a seu leite. No terceiro dia de vida as caudas deverão ser cortadas, na articulação da segunda com a terceira vértebra. A própria mãe cuida dos “curativos”.

Utilizações

Possui reconhecimento internacional. Sofreu com o preconceito durante muitos anos, mas hoje sua estrela brilha majestosamente. Muito querido como cão de companhia, sua popularidade vem crescendo assustadoramente. Assim como o Fila Brasileiro, o Fox Paulistinha usufrui de um prestígio singular por parte do nosso povo.

Características

Peso: 6-10 kg
Altura do macho: 35-40 cm na cernelha
Altura da fêmea: 33-38 cm na cernelha
Pelo: curto
Cor: preto, marrom, ou azul; sempre com fundo branco e marcações tan na cabeça
Tamanho da ninhada: 4-6 filhotes
Expectativa de vida: 13-16 anos

Classificação

Nome original: Terrier brasileiro
Outros nomes: Fox paulistinha
País de origem: Brasil
Função Original:
Pequena caça, guarda e companhia.
Família:
cão de guarda

Fox Paulistinha ou Terrier Brasileiro – Fotos

Fonte: www.paulistinhashow.hpg.com.br/www.animalnet.com.br/fox-p.vilabol.uol.com.br/www.vilanova.vet.br/petfriends.com.br

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.