Breaking News
Home / Animais / Basset Hound

Basset Hound

PUBLICIDADE

O que é um Basset Hound?

Basset Hound é um cão pequeno que foi originalmente criado na França para caçadores que desejavam um cão de caça que pudessem seguir a pé.

Incrivelmente mais pesado, o Basset Hound tem um corpo grosso, pernas curtas e atarracadas, orelhas compridas e pode ser qualquer combinação de preto, bege, vermelho, branco e marrom.

Conhecido por suas disposições suaves e agradáveis, os Bassets são excelentes rastreadores que instintivamente seguirão um novo perfume para ver o que ele leva. Gentil e leal, o Basset Hound é um excelente cão de família.

Não mais do que 0,35 m no ombro, os machos normalmente pesam entre 23 a 29 kg, enquanto as fêmeas são ligeiramente menores, de 20 a 27 kg. Ambos os sexos têm um corpo em forma de barril, com um peito profundo, uma cabeça grande e larga e uma estrutura óssea pesada, diferente da maioria dos outros cães.

Sua pele está solta, caindo em dobras sobre o rosto, e suas longas orelhas e olhos castanhos macios lhes conferem uma aparência nitidamente triste. Por sua força encorpada, eles mantêm uma postura graciosa e a capacidade de atravessar terrenos difíceis porque foram criados para rastrear pequenos animais nas condições mais adversas.

Desenvolvido pelos franceses, Basset Hounds foram originalmente usados para perseguir coelhos e lebres.

A raça, como é conhecida agora, foi em grande parte o resultado da criação dos frades da abadia francesa de St. Hubert, cujos cães encarnavam a postura baixa e pesada que agora possuem. Os Basset Hounds foram exibidos pela primeira vez no show do Westminster Kennel Club em 1884.

Perfeitamente feliz em ficar em ambientes fechados, os Basset Hounds podem fazer bem em um apartamento ou casa pequena. Eles exigem longas caminhadas e oportunidades para sair, o que não só ajuda a mantê-los em um peso saudável, mas também fornece estímulo mental. A duração média de vida é entre 10 e 12 anos, durante os quais eles são conhecidos por serem companheiros dedicados e amorosos. Aparentemente cães de contradições, eles são pesados, mas graciosos e gentis, mas não tímidos.

Uma das maiores preocupações de saúde do Basset Hound é o peso. Por causa de sua pequena e robusta construção, qualquer peso de acesso sobrecarrega as juntas já estressadas. Um Basset acima do peso corre o risco de se tornar coxo e, em casos extremos, paralisado.

Longas caminhadas são uma necessidade, mas os Bassets devem ser desencorajados a pular por causa da tensão que colocam em suas pernas.

Basset Hound – Tamanho

Basset Hound não ultrapassa 35 centímetro no ombro, mas, com seu osso notavelmente pesado, pequenas pernas poderosas e patas maciças, ele possui força e vigor.

Os bassês são famosos por uma cabeça grande e abaulada que apresenta orelhas extremamente longas e aveludadas, olhos tristes e uma testa enrugada, o que dá à raça a aparência de um palhaço triste.

Construído mais para resistência do que velocidade, o Basset se move de maneira deliberada, mas sem esforço.

A habilidade de cheiro da raça é estranha. É dito que entre os cães apenas o nariz do Bloodhound é mais preciso.

Suave e agradável em casa, o Basset é teimoso na trilha e late com uma voz alta e estridente. Embora eles possam não ser muito demonstrativos em suas afeições, eles são firmemente leais.

Origem

A origem do basset, continua envolvida em alguma controvérsia. No entanto, a maioria dos criadores acredita que a sua origem poderá estar num cruzamento entre o Saint-Hubert e o Bloodhound.

Altura média em adulto: 35 cm

Peso médio em adulto: 20 kg

Cores mais comuns: Branco com manchas castanhas ou pretas

Basset Hound – História

É um cão bastante antigo descendente direto do Bloodhound.

Foi descrito por Shakespeare numa imagem poética: “Possui orelhas que varrem o orvalho da manhã”.

Foi selecionado por criadores americanos para cão de companhia embora não descurando as suas excelentes qualidades de caçador. Facilmente identificável pelos seus curtos membros que lhe deram o nome Basset (do francês bas que significa baixo).

Embora não pareça, é um cão ágil e com movimentos desembaraçados.

A sua originalidade assenta nas fabulosas orelhas compridas e pregas de pele que caem em rugas profundas. Possui uma grande paciência e um apuradíssimo faro pelo que era originalmente utilizado na caça à lebre, raposa e faisão.

As suas patinhas curtas permitem-lhe o acesso às tocas.

O seu olhar melancólico, doce e triste escondem o seu carácter alegre, brincalhão e extremamente amável. É um excelente companheiro, muito fiel ao dono e muito carinhoso com todas as pessoas.

Descrição

O Basset Hound é um cão de porte médio, de estrutura forte e robusta apesar das suas curtas pernas e do seu ar melancólico. Possui uma cabeça grande e bem proporcionada, um crânio levemente abobadado e um focinho comprido. Os olhos são castanhos e de uma doçura imensa. As orelhas são muito compridas e caem pendentes para cada lado da face.

Os lábios são pendentes. Tem um pescoço forte e largo e barbelas muito bem pronunciadas.

O corpo é comprido e desproporcional em relação às patas. Os membros são curtos mas fortes e robustos, de ossos pesados, e os pés são grandes e redondos.

A cauda continua a linha do dorso e é trazida alta fazendo uma ligeira curva. As pregas de pele são mais acentuadas sobre os olhos, nas patas e no pescoço.

Tipo de Pelo: Curto e liso. Podem ser brancos e castanhos ou tricolores (branco, castanho e preto).

Temperamento: Ativo. É um cão bastante dócil e afetuoso, muito simpático com crianças e incapaz de morder.

Basset Hound – Raça

Trata-se de uma raça recente.

Foi trazida da Inglaterra no século XVII. Sua apresentação oficial, foi no ano de 1883, quando foi reconhecida pelo Kenel Clube Britânico. Havia muita divergência entre os criadores que desejavam acentuar qualidades estéticas, ou realçar algumas características de cão de caça. Este conflito, influiu na popularização da raça. O Basset Hound só se tornou popular quando introduzido nos Estados Unidos.

É um excelente farejador, de temperamento calmo e amável. É extremamente manso, apegado ao dono e carinhoso. Muito resistente no trabalho de campo, o Basset Hound é capaz de fazer grandes caminhadas.

Acostumado a viver em matilha, não é um cão agitado, agressivo, ou tímido. Gosta de uma boa soneca e não necessita de grandes doses diárias de exercício.

Pequenas caminhadas são suficientes para não torná-lo um cão obeso.

É uma raça de pernas curtas, e a sua ossatura é mais pesada em relação a altura, do que qualquer outra raça.

O tamanho máximo do Basset Hound, medido na altura da cernelha é de 35 cm.

O pelo é curto, liso, áspero e aderente, denso o suficiente para suportar qualquer condição climática. Todas as cores características dos hounds são aceitas.

Sua pele é frouxa e elástica.

Classificação FCI: Grupo VI
Raça: 
Basset Hound
País de origem: Grã-Bretanha
Nome original: Basset Hound
Utilização: Cão Farejador
Porte Médio
Necessidade de exercício: diário Média
Temperamento: Dócil, Afetuoso, Instintivo
Adestrabilidade: Média / Alta

Basset Hound – Fotos

Fonte: animais2.clix.pt/www.akc.org/www.wisegeek.org/geniusvets.s3.amazonaws.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.