Breaking News
Home / Animais / Pônei

Pônei

PUBLICIDADE

O que é um Pônei?

Um pônei é uma raça de cavalo que tem um número de características distintas, principalmente um tamanho pequeno.

Numerosas raças de pôneis podem ser encontradas em todo o mundo, e alguns representantes bem conhecidos deste grupo equino incluem os pôneis Shetland, Welsh e Connemara.

Assim como seus parentes maiores, os pôneis têm sido usados para trabalho, esporte e prazer há milhares de anos e são criaturas incrivelmente diversas.

Um pônei não é apenas um cavalo pequeno. Existem várias diferenças físicas distintas entre cavalos e pôneis que tornam os dois fáceis de distinguir.

Os pôneis tendem a ser muito encorpados, com ossos grossos, peito largo e cabeça pequena.

Suas crinas, caudas e pelagens são muitas vezes mais espessos que os dos cavalos, talvez porque muitas raças de pôneis evoluíram em climas mais frios, onde uma camada espessa de isolamento seria vital.

Os pôneis também são incrivelmente fortes para seu tamanho, graças a seus corpos musculosos.

Um pônei maduro pode às vezes puxar o mesmo peso que um cavalo de tração, por exemplo, e muitos pôneis são capazes de transportar cavaleiros adultos.

Peso por peso os pôneis são muito mais fortes que cavalos. Eles também são conhecidos por serem extremamente resistentes e tolerantes a uma ampla gama de condições, incluindo frio extremo.

O pônei também é famoso por ser extremamente inteligente e às vezes um pouco teimoso.

Algumas pessoas pensam em pôneis primários como cavalos de crianças, mas pôneis têm sido usados como animais de trabalho e para transportar adultos por milhares de anos.

Muitas crianças começam como cavaleiros em pôneis porque um pônei bem treinado é mais fácil de manusear do que um cavalo adulto para um cavaleiro mais jovem.

Assim como cavalos, os pôneis são mostrados em uma variedade de classes, e também podem ser encontrados trabalhando em fazendas, carregando pessoas no campo de caça e desenhando carrinhos e carruagens para lazer e transporte.

Raça

Pequeno e interessante, esse cavalo surgiu em um passado distante em uma região na qual pouca comida era disponível, permitindo somente a sobrevivência dos animais mais rústicos.

No Brasil, a raça surgiu de um cruzamento de pôneis da raça “Shetland”, com alguns exemplares trazidos da Argentina, selecionados pela família de criadores.

Os pônei da raça “Shetland” são provenientes da ilha de Shetland na Inglaterra.

Descrição

O pônei é definido como um equino de baixa estatura, não devendo ultrapassar 1,50 m, mas com as mesmas aptidões dos equinos maiores no que se refere à resistência, ao trabalho e lazer proporcionados ao homem.

É basicamente um animal de montaria, saltando obstáculos em esportes hípicos e servindo para a tração. São muito utilizados na inicialização de crianças na lida com o cavalo.

Pequeno e interessante, esse pequeno cavalo surgiu em um passado distante em uma região na qual pouca comida era disponível, permitindo a sobrevivência dos animais mais rústicos.

Ao contrário do que muitos criadores pensam, são animais primitivos, ligados e identificados com a própria origem dos equinos.

A definição das diversas raças de pôneis ocorreu mais recentemente e expressa a ação selecionadora do homem e os novos ambientes de criação disponíveis desde os primórdios da domesticação dos cavalos.

História

Existem muitas raças de pôneis espalhadas por vários continentes, sendo que as mais tradicionais se encontram na Europa. Na América do Sul, além dos pôneis argentinos, uruguaios e paraguaios destacam-se os pôneis brasileiros, das raças Piquira e Brasileira.

A Associação Brasileira dos Criados do Cavalo Pônei – ABCCP – procura, através do Padrão Racial, padronizar os animais das raças Brasileira e Piquira, controlando também as raças exóticas como Shetland inglesa e americana, Welsh Moutain Pony também inglesa e a austríaca Haflinger.

Cada raça controlada pela ABCCP segue seu Padrão Racial apresentando desclassificações comuns. As desclassificações mais sérias que devem ser rigorosamente observadas para registro definitivo são pseudo-albinismo ou gázeo, alginoidismo (deficiência de pigmentação da íris), belfo (relaxamento das comissuras labiais), prognatismo (assimetria das arcadas dentárias), criptorquidia uni ou bilateral (roncolho), anorquidia (ausência de testículo) e assimetria acentuada dos testículos.

No Brasil, foi a partir de 1970, com a fundação da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pônei, que se tornou mais rigoroso o controle e a criação desses animais, assim como a formação dos padrões das raças Brasileira e Piquira.

Posteriormente passaram a ser registrados também animais de origem estrangeira das raças Haflinger, Shetland e Welsh Mountain Pony.

História: Equino de baixa estatura, imagina-se que este animal desenvolveu-se em uma região que oferecia poucos recursos de subsistência. A escassez de alimentos propiciou o surgimento deste animal pequeno e rústico,

Caracterísitcas: Sua estatura não passa de 1,50 m sendo contempladas todos os tipos de pelagens. Os animais de menor estatura, até 90 cm, são chamados de mini-pônei.

Aptidão: Apesar de seu tamanho, pode ser usado como animal de sela e tração. Os animais com temperamento mais manso, são muito utilizados para inicialização de crianças.

No Brasil: Existe um grande esforço para padronização das raças Pônei Brasileiro e Piquira. São mais de 1500 associados distribuídos em todo país.

Classificação

Origem: Brasil
Temperamento: Ativo e dócil
Pelagem: Todas as variedades
Uso: Sela
Altura:
Média de 1,10m
Porte:
Pequeno
Pelagem:
Todas as variações são admitidas.
Cabeça:
Perfil fronto-nasal de reto e subconvexo. Olhos grandes com vivacidade. orelhas de tamanho médio. Narinas grandes e de forma elíptica.
Andadura:
Trote
Temperamento:
Para os de sela quanto para os de tração o temperamento deve ser manso, mas corajoso.
Aptidões:
São muito utilizados com a inicialização de crianças na lida com o cavalo.

Pônei – Fotos

Fonte: www.hipismobrasil.com.br/www.wisegeek.org/www.cowboydoasfalto.com/www.wideopenpets.com/www.yukokusamurai.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.