Breaking News
Home / Animais / Dog Alemão

Dog Alemão

PUBLICIDADE

O que é um Dogue Alemão?

O Dogue Alemão é uma raça gigante de cão com revestimento liso.

Apenas o Wolfhound irlandês é mais alto que o Dogue Alemão.

Apesar de seu tamanho enorme, o Dogue Alemão é conhecido por ter uma natureza gentil que ganhou este cão raça o apelido de “Gigante gentil”.

A raça Dogue Alemão foi desenvolvida misturando as raças Greyhound e English Mastiff.

O Dogue Alemão não tem nada a ver com a Dinamarca, mas foi desenvolvido na Alemanha e na Inglaterra. Aparentemente, um naturalista francês viu a raça na Dinamarca e o nome Grand Danois, ou Dogue Alemão.

O Dogue Alemão é também chamado de Deutsche Dogge, ou cão alemão.

A socialização de todos os cães é importante, mas como o Dogue Alemão muitas vezes pesa mais do que alguns humanos, a socialização precoce e adequada dessa raça gigante é absolutamente crucial.

Afinal, você tem que ser capaz de passear com seu cachorro, não deixar seu cachorro te guiar!

Socialização adequada significa que o cão não é retirado da mãe muito cedo e é exposto a todos os tipos de animais e pessoas desde tenra idade.

Em geral, a raça Dogue Alemão é conhecida por ter uma disposição calma e que, além de seu tamanho, torna esta raça desejável para uso como cães auxiliares para pessoas com deficiência física.

O Dogue Alemão é uma raça social que não gosta de ficar sozinha por muito tempo ou pode causar danos à propriedade. Estes cães não são feitos para serem cães ao ar livre e geralmente têm casacos finos.

Surpreendentemente, o Dogue Alemão é considerado um bom cão de apartamento, desde que receba duas caminhadas diárias. Grandes dinamarqueses não são conhecidos por latidos excessivos.

Os grandes dinamarqueses são fáceis de preparar e não perdem muito.

O pelo do Dogue Alemão é macio, mas grosso e curto, e geralmente combina bem com uma luva de limpeza ou com uma escova de cerdas macias uma vez por semana.

As raças de cães gigantes necessitam frequentemente de se alimentar duas vezes por dia, uma vez que os adultos e os pratos criados são frequentemente recomendados para raças gigantes para poupar pressão nas articulações dos ombros e para facilitar a digestão.

Dogue Alemão – Cão

Este maravilho gigante é um cão de origem alemã, que hoje em dia é criado em canis especializados por muitos países do mundo, com grande mérito.

O Dogue Alemão reúne na sua nobre aparência de constituição robusta e bem delineada, ferocidade, força e elegância.

Destaca-se por sua cabeça expressiva e não revela nervosismo algum, nem sequer nas grandes manifestações afetivas.

Exibe-se nobremente ante seus observadores.

O caráter do Dogue Alemão é essencialmente amistoso, afetuoso com os familiares, em particular com as crianças, esquivo e desconfiado com estranhos.

O pêlo é muito curto e espesso, é aderente e reluzente.

A cauda do Dogue Alemão é de comprimento médio e os olhos são bem enquadrado, de tamanho médio, redondos, o mais escuro possível, com expressão vivaz e inteligente.

A altura mínima para os machos é de 80 cm. na altura da cernelha, e as fêmeas devem medir, pelo menos, 72 cm. É desejável, entretanto que esse limite seja superado.

Apesar de ser grande é extremamente amistoso o Dogue Alemão é um cão de guarda de porte gigante, elegante e ideal para crianças já que fazem movimentos inesperados.

Defende o dono e a casa de qualquer ameaça. Por causa do seu tamanho, os possíveis intrusos nem chegam perto da casa.

Pode alcançar 1,80 m apoiado sobre as patas traseiras e pesar mais de 70 kg.

Com uma pelagem curta, não solta muitos pelos e é fácil de ser escovado.

As cores são preta, azul, dourada, tigrada e arlequim (branca com manchas pretas).

É um ótimo cão de companhia, com temperamento equilibrado e que precisa de exercícios diários para manter sua musculatura com boa tonicidade.

Tem uma expressão de autoconfiança e poder. Pode viver em casas pequenas já que não é agitado.

A sua altura varia de 76 a 81 cm com o peso entre 54 Kg e 72 Kg.

O Dogue Alemão cresce até um ano e meio e as fêmeas entram no primeiro cio após um ano de vida. De acordo com criadores e veterinários, a primeira cria é aconselhável somente após o terceiro cio, ou seja, com aproximadamente um ano e meio de vida.

Origem

A mais antiga referência a um cão com as características físicas do Dogue Alemão remonta a 1000 a.C., em escritos chineses. Acredita-se que ele seja descendente dos antigos molossos do Império Romano. Na Idade Média, era usado na caça ao javali e como cão de companhia e guarda pessoal.

E apesar de também ser conhecido como Dinamarquês, o Dogue Alemão não é originário da Dinamarca, mas da Alemanha.

Em 1863, foi exibido em Hamburgo o primeiro Dogue Alemão similar ao que hoje conhecemos.

Ele era resultado de cruzamentos realizados entre Mastiffs, incentivados por Bismark, chanceler alemão e profundo interessado na raça.

Em 1876 foi proclamado o cão nacional da Alemanha, daí o nome Dogue Alemão.

O padrão oficial da raça foi oficializado em 1891.

Dogue Alemão – Raça

Um dos raros casos nos quais reúne-se, com perfeição, a elegância e o gigantismo. A imponência e distinção encontram moradia numa raça que beira a 1 metro de altura. É por isso que o próprio padrão oficial o descreve como o Apolo entre as raças caninas.

Este gigante já foi registrado no livro dos recordes, como o cão mais alto do mundo, com um exemplar que media 1,05 m (medidos a partir da sernelha).

Mesmo sendo capaz de derrubar um homem de 100 kg e tendo um temperamento muito eficiente para guarda, o Dogue Alemão, o faz com um autocontrole excepcional.

Como o padrão da raça diz, demora a atingir o limiar de irritabilidade para gerar um comportamento agressivo.

Coragem, autoconfiança e capacidade de discernir quando deve agir com violência, são algumas das características que o fazem bastante equilibrado. Com os donos é carinhoso e apegado, com pessoas estranhas, torna-se reservado e sempre atento a qualquer atitude de ameaça ao seu dono ou território.

Apesar do porte avantajado, é muito indicado para o convívio com crianças.

Os primeiros registros legais da raça são de 130 anos atrás. Estima-se a existência da raça a centenas de anos.

Os alemães, como fizeram com a maioria das raças, a adotaram e nacionalizaram a raça, denominando-a Dogue Alemão.

História da Raça

Os primeiros exemplares surgiram, provavelmente, do cruzamento entre os cães molossóides e os galgos, onde adquiriu altura e peso.

O Dogue Alemão, já foi utilizado para diversas funções, desde Idade Média, onde foi usado como cão de caça e companhia da alta sociedade monárquica.

Posteriormente difundiu-se por toda Europa, graças às inúmeras atividades realizadas pelos cães (guarda, companhia, caça e etc)

A raça ficou conhecida mundialmente durante 1º guerra, onde o Dogue Alemão era usado como cão patrulheiro dos soldados alemães. Teve seu desenvolvimento final no século passado onde foram atribuídas as características e o nome oficial da raça.

Atualmente é muito procurado como cão de guarda e companhia, por ser a única raça que reúne altura, agilidade e temperamento equilibrado.

O Dogue Alemão é também conhecido em todo o mundo como Alano. Na Grã-Bretanha, esta raça é conhecida como sendo Dinamarquesa (Grand Danois), não existindo, no entanto, nenhuma relação conhecida com a Dinamarca.

Descrição

O Apolo dos Cães possui de altura mínima com mais de 18 meses 76 cm, nos machos, e 71 cm, nas fêmeas. O peso nesta idade ronda os 54 Kg nos machos e os 46 Kg nas fêmeas.

A sua pelagem é curta, densa e lustrosa. As cores permitidas são o preto, castanho, azul, tigrado, branco com manchas pretas (Dogue Alemão Arlequim) e preto com manchas brancas no pescoço, pernas e ponta da cauda.

A cabeça é grande, com um crânio achatado e comprido, focinho largo e chanfro bem marcado. Os olhos são redondos e profundos, de cor quase sempre escura. As orelhas tem raiz alta e dobram pendentes para a frente. Quando são cortadas, ficam eretas e pontiagudas.

O seu corpo possui um porte altivo e atlético e é dotado com linhas harmoniosas. O pescoço é comprido e forte e termina num peito largo e robusto.

As pernas são altas, sendo as anteriores verticais e o quarto traseiro muito musculoso. A cauda é de raiz baixa e comprimento médio atingindo os jarretes.

Observações

Esta raça tem uma esperança média de vida que ronda os 9 anos de idade e é propensa ao desenvolvimento de algumas doenças e malformações, às quais é necessário estar atento. Entre elas encontram-se com alguma frequência a displasia da anca e a torção gástrica. Os problemas de tiroide e de visão também surgem em algumas linhagens.

A manutenção do seu pelo deve ser efetuada ocasionalmente, altura em que se deve cortar as unhas e tratar da dentição.

Apesar da sua robustez física, estes cães não necessitam assim tanto de exercício físico como seria de esperar. Sessenta minutos por dia é uma média agradável para que se sintam em forma. Estes cães preferem viver dentro de casa com os seus donos e toleram bem espaços menos amplos desde que lhes seja proporcionada suficiente atividade física.

Classificação

Nome científico: Canis lupus familiaris
Nome original:
Deutsche Dogge
Outros nomes: Cão dinamarquês, Dogue alemão
País de origem: Alemanha

Características

Altura do macho: no minimo 80 cm
Altura da fêmea: no mínimo 72 cm
Peso:
44-90 kg
Pelo: curto
Cor: dourado, tigrado, arlequim, preto, e azul
Expectativa de vida: 6 a 8 anos

Dogue Alemão – Fotos

Fonte: www.petkut.com.br/pt.vivapets.com/www.wisegeek.org/www.akc.org/www.vetstreet.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Buldogue Francês

Buldogue Francês

PUBLICIDADE O que é um Buldogue Francês? O Bulldog Francês é uma raça licenciada pelo …

Um comentário

  1. Bela explicação, amanha de manha chega minha, vou começar o adestramento dela, amo cachorros de porte grande , e principalmente se for inteligente e leal. Pelo jeito é o cachorro que eu estava esperando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.