Breaking News
Home / Animais / Lipizzan

Lipizzan

PUBLICIDADE

O que é

Raça formada nos anos de 1500, quando os Mouros invadiram a península Ibérica.

Sangue de cavalos árabes com os equinos nativo da Espanha.

História

O Lipizzan (ou o Lipizzaner como pode ser chamado) teve seus primeiros relatos na história por volta de 1560 quando o sangue árabe foi introduzido e se fundiu com os cavalos atléticos espanhol durante a ocupação moura da Espanha.

De grande interesse na arte de equitação clássica durante o período de Renascimento quando o cavalo espanhol foi considerado o mais satisfatório por causa da força excepcional, beleza e inteligência.

Maximillian II trouxe os cavalos espanhóis para a Áustria aproximadamente 1562.

Seu irmão, o Arquiduque Charles estabeleceu um criação semelhante com influência espanhola em 1580 em Lipizza, perto do Mar adriático.

Ambas as criações floresceram, o de Kladrub foi conhecido por seus cavalos de carruagem pesados enquanto o de Lipizza produziu cavalos de equitação e cavalos de carruagem leve. Porém, os dois foram unidos criando força. O Kladrub produziu Maestoso e Favory, dois reprodutores da fundação que fazem parte do Lipizzan de hoje. Foram comprados vários garanhões durante os 18º e 19º séculos para uso no Lipizza e Kladrub a fim de fortalecer o cruzamento espanhol-árabe original.

Descrição

O Lipizzan é notável por seu corpo robusto, ação brilhante e andar orgulhoso como também sua disposição inteligente.

Escuros, preto-amarronzado, marrom ou baio ao nascer, o Lipizzan viram tordilhos com a maturidade.

Só em casos raros faz a permanência de cavalo a cor escura original. Não é um cavalo alto.

A primeira coisa notada na cabeça são os olhos grandes, atraentes.

É facilmente observada a influência de sangue árabe na cabeça, nas orelhas alertas pequenas e no nariz.

O corpo, sustentando um pescoço poderoso e curto, tem presentes um quadro de força bem distribuído com quartos bem-arredondados, ombros pesados e pernas curtas e fortes com tendões bem definidos e juntos.

Características

É impossível não mencionar a Escola de Equitação espanhola ao discutir a história do Lipizzaner.

A monarquia de Hapsburg decidiu substituir o prédio velho que abrigava as baias e a escola que eram anteriores a 1572.

Foram construídas o corredor de equitação novo e escola em 1735 no palácio imperial em Viena debaixo do auspício de Charles VI como parte da reconstrução principal daquela cidade depois da expulsão dos Turcos.

O propósito da escola era (e ainda é) perpetuar a arte de equitação clássica. Isto incluiu o treinamento dos cavaleiros jovens e os cavalos de acordo com o princípios antigos. O segundo propósito da Escola de Equitação espanhola é a procriação dos cavalos de Lipizzaner. Só o melhor é mantido para continuar a linhagem.

Raça

Apto para a sela, essa raça é originária da Espanha e possui uma característica muito interessante: apesar de ser um animal de cor escura, vai se tornando mais claro com a idade.

A raça Lipizzano teve origem nas raças Árabes, Andaluz e Barbo e foi desenvolvida em 1580 pelo arquiduque Charles II, filho de Ferdinando I, na Espanha.

Animais da Dinamarca, Itália, Alemanha e Arábia foram utilizados para refinar a criação, que não recebeu muitas altercações.

Obedientes, bonitos e de pelagem muito exuberante, os cavalos desta raça apresentam corpo compacto, quartos traseiros musculosos e membros simétricos.

Chegam a medir 1,60 metros de altura e são muito utilizados como transporte em circos do mundo intero. Embora a maioria dos animais da raça Lipizzano possuam pelagem escura, é possível encontrar alguns que apresentam coloração alazã.

O que é um cavalo Lipizzan?

O Lipizzan, ou Lipizzaner, é uma raça única de cavalo que foi seletivamente criada desde 1600.

Inicialmente, Lipizzans (Lipizzano) foram criados para a realeza Habsburgo, que manteve o controle sobre os cavalos e seu treinamento até a Primeira Guerra Mundial, quando o ramo austríaco dos Habsburgos se dissolveu após o assassinato do arquiduque Ferdinand.

A raça é extremamente rara. Estima-se que apenas 3.000 cavalos Lipizzan existam em todo o mundo, a maioria deles concentrados na Europa e na Áustria em particular.

O Lipizzan é um cavalo pequeno, geralmente não medindo mais de 15 mãos.

Lipizzans começam na infância com um casaco preto ou marrom escuro que desaparece até que os cavalos se tornem cinza para branco em torno de quatro anos de idade.

Os cavalos têm corpos compactos e altamente musculosos, ideais para a realização de adestramento de alta ecole, incluindo “ares acima do solo” fisicamente exigentes, como o capriole e o levade.

Os famosos garanhões brancos Lipizzaner realizaram adestramento durante séculos e são considerados atletas equestres extraordinariamente talentosos.

A maioria dos Lipizzans é criada em haras em torno da Áustria. Garanhões particularmente promissores são enviados para a Escola Espanhola de Equitação em Viena, que começa a treinar os cavalos aos quatro anos de idade, e os coloca em seis anos de rigorosa escola de adestramento. No final da sua formação, os garanhões Lipizzaner atuam com os outros cavalos na escola em excursões que viajam por toda a Europa e, por vezes, também para outras nações. Os observadores compararam as performances dos garanhões Lipizzan a um “balé eqüino”, enquanto os cavalos demonstram graça, atletismo e uma conexão profunda com os outros cavalos na rotina, junto com seus cavaleiros.

Como uma raça, os Lipizzans tendem a ser extraordinariamente gentis, dispostos e talentosos.

Os garanhões são mais fáceis de manejar que a maioria dos outros garanhões, e os cavalos têm uma aptidão para adestramento que alguns motociclistas acham estranha.

Cavalos Lipizzan também são usados na condução, e podem continuar trabalhando e realizando através de seus 20 anos.

Alguns dos mais famosos garanhões Lipizzan são conhecidos por atuar até os 30 anos de idade.

A raça Lipizzan quase desapareceu durante a Segunda Guerra Mundial. Tradicionalmente, os garanhões, éguas e potros foram realocados em torno da Áustria para evitar a guerra, e durante a Segunda Guerra Mundial, os cavalos foram movidos várias vezes pelo Alto Comando Alemão.

Frequentemente, os cavalos eram estabulados em áreas que não tinham comida suficiente para eles, e refugiados desesperados consideravam os cavalos uma fonte potencial de alimento. O diretor da Escola Espanhola de Equitação tentou salvar a raça e, com a ajuda do General Patton do Exército dos Estados Unidos, 250 cavalos Lipizzan sobreviveram à guerra para servir de base para que a raça pudesse ser preservada.

Classificação

Altura(cm): 151-162
Temperamento: linfático
Porte: Leve
Pelagem: Tordilha
Uso: Sela/Tração Leve
Existe no Brasil: alguns
Perfil/Cabeça: Reto
Musculatura: Leve
Origem:  Espanha, Séc. XVI
Região: Eslovênia
Meio Ambiente: Clima Ameno

Lipizzan – Fotos

Fonte: www.cenaem.fdp.com.br/www.geocities.com/www.petguide.com/www.equisearch.com/www.wisegeek.org/www.theequinest.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Buldogue Francês

Buldogue Francês

PUBLICIDADE O que é um Buldogue Francês? O Bulldog Francês é uma raça licenciada pelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.