Breaking News
Home / Animais / Bobtail

Bobtail

PUBLICIDADE

Bobtail

Com cauda de coelho essa raça de origem japonesa é bastante amigável.

A cauda é uma característica evidente da raça Bobtail Japonês. O nome Bobtail vem da expressão “bobbed tail”, que significa cauda cortada. De fato ele possui uma cauda com no máximo 8 ou 10 cm de comprimento. Amigável e com muita personalidade, essa raça é companheira e muito inteligente.

Curioso e afetuoso, não tem dificuldade de ambientação e se adapta tanto à vida em apartamento quando ao ar livre. Ideal para quem pretende ter um felino como companheiro de estimação. Sua coloração é uma característica bastante significativa, pois tem o formato escama-de-tartaruga e as manchas podem ser pretas avermelhadas e brancas.

Origem e História

Gatos com caudas deformadas estão bem documentados em várias partes da Ásia: os genes responsáveis por essa mutação foram provavelmente introduzidos com os primeiros gatos levados da China para o Japão há cerca de 1.000 anos. Os gatos asiáticos com caudas curtas e eriçadas podem compartilhar de um ancestralidade comum com o Bobtail Japonês, mas não existe ligação nenhuma entre o Bobtail e o Manx. Atualmente, sabe-se apenas que ocorreram mutações inteiramente distintas.

No Japão, seu país de origem e local onde possui uma extensa história, essa raça é considerada o símbolo da amizade. Quando está sentado, é comum levantar uma das mãos, esse gesto, segundo a crença popular japonesa, traz boa sorte. Essa crença é tão levada a sério pelos japoneses que, é comum vermos gravuras e modelos dos “gatos que acenam” nas portas de estabelecimentos japoneses para saudar os visitantes.

Embora o Bobtail tenha raízes no extremo Oriente do século VII, apenas recentemente os japoneses se mostraram interessados em expor esta raça. Foram os americanos, no final da década de 1960, os responsáveis pela sua maior divulgação. Contudo, esta raça ainda é considerada rara.

Em relação as cores do Bobtail Japonês, as mais apreciadas são a preta, branca e vermelha, seja em cor única ou nas combinações bicolor ou tricolor. Estas são conhecidas no Japão como por Mi-ke (feliz). São aceitos também os Bobtails de cores diferentes, desde que o desenho da pelagem não seja como os do Siamês ou do Abissínio.

Com corpo esguio, mas dotado de boa musculatura, o Bobtail Japonês é um gato elegante. As suas pernas são compridas e esguias, sendo que as traseiras mais compridas do que as dianteiras. Possui pêlos de comprimento médio, macios como seda, mas resistentes. A cauda possui no máximo 8 ou 10 cm de comprimento. Esta, mantida em posição curva, parece inexistente, como nos coelhos.

Fonte: www.osgatos.com.br

Bobtail

Os primeiros gatos domésticos que chegaram ao Japão vieram da China e provavelmente da Korea há no mínimo 1.000 anos atrás.

Somente em 1968 o Bobtail chegou aos EUA importados do Japão. Todos os exemplares da raça, no mundo, descendem de ancestrais nascidos no próprio Japão.

Eles podem apresentar pêlo curto ou longo.

São fortes e saudáveis, os recém-nascidos são maiores do que os de outras raças e costumam se desenvolver mais rapidamente também. Seus filhotes são resistentes à doenças e com baixa taxa de mortalidade.

São ativos, inteligentes e “faladores”, adoram a companhia humana e gostam de andar no ombro dos donos.

Não se estressam com facilidade, tolerando bem viajens, exposições e se dão bem com outros animais e crianças.

Sua cauda pequena é característica da raça, sendo única e individual, como uma impressão digital.

Bobtail

Não existem duas caudas iguais.

A cauda não deve ter mais do que 3 polegadas e se harmonizar com o resto do corpo.

Fonte: www.becodosgatos.com.br

Bobtail

Bobtail

BOBTAIL JAPONÊS – cauda curta

Este gato, ainda pouco visto entre nós, tem qualidades que o fizeram atravessar muitos séculos de criação em seu país de origem, o Japão. Conheça-o.

Sua cauda é curta, mas o formato em dobra a faz parecer menor ainda. Além de pequena, dependendo da posição lembra o pompom que há no rabo dos coelhos, o qual se forma pela maneira como os pêlos crescem naquela região. Tudo isso chama muito a atenção e tornou-se marca registrada, a ponto do tamanho estar destacado no próprio nome da raça: Bobtail significa rabo curto em inglês.

Curioso também é o seu corpo com a parte posterior mais alta que a dianteira, devido às pernas de trás mais longas. Este detalhe faz o Bobtail flexionar ligeiramente as pernas traseiras para manter o dorso nivelado. Ele é ao mesmo tempo esguio e musculoso e sua cabeça triangular. A cor da raça que deu mais trabalho para fixar geneticamente e preferida pelos japoneses, é a tricolor chamada mike, branca, decorada com manchas pretas e vermelhas, bem delineadas e que não se misturam. Há outras variedades, a tricolor, conhecida como escama-de-tartaruga nas cores preta, vermelha e creme, e as bicolores preta e branca e vermelha e branca. Existem pelagens em cor única que podem ser pretas, vermelhas ou brancas.

Fonte: br.geocities.com

Bobtail

Bobtail

Origem: Japão 
Perfil: Apegado
Tipo de Pêlo: Curto
Tamanho: Médio
Peso Mínimo: 05 Kg – Peso Máximo: 06 Kg
Temperamento: Dependente
Nível de Atividade: Moderado
Idade: média de 08 anos

Características

A cauda é a característica mais marcante do Bobtail Japonês, que tem esse nome devido a expressão “bobbed tail”, que significa cauda cortada. Sua cauda mede no máximo 10 cm de comprimento, mas como é mantida em posição curva, fica escondida e parece não existir, assim como ocorre com os coelhos. Esses gatos têm como cores mais apreciadas o preto, o branco e o vermelho, seja na forma sólida ou em combinações bicolores ou tricolores. Os gatos desta raça de outras cores também são aceitos, desde que o desenho (degradé de tons) da pelagem não seja como o do Siamês ou do Abissínio.

Com o corpo esguio, porém dotado de boa muscu-latura, ele é considerado um gato elegante, com pernas compridas e fortes. Seu focinho é arredondado, sendo que sua cor deve condizer com a do resto do corpo. Suas orelhas são largas e eretas e os olhos são ovalados, brilhantes e em harmonia com a tonalidade de sua pelagem. Seus pêlos são de comprimento médio, macios e muito resistentes.

O Bobtail Japonês é um gato amigável e de temperamento forte. Companheiro e inteligente, ele é considerado no Japão como um símbolo de amizade. A raça não tem dificuldade de ambientação, se adaptando tanto a apartamentos quanto ao ar livre.

Histórico

Conhecido atualmente pelo nome inglês, o Bobtail Japonês é na verdade uma raça japonesa muito antiga, a qual estima-se existir há cerca de 2.000 anos. Existem desenhos dele em ruínas e documentos antigos ao lado de gueixas. No tempo de Gotokuju, as paredes foram decoradas com pinturas de um exemplar desses gatos, chamado Maneki-Neko, que significa – “gato das boas-vindas”. Diz uma lenda japonesa, que este gato traz boa sorte. O Bobtail Japonês chegou nos EUA em 1969, trazido por criadores e teve seu reconhecimento pela CFA em 1978. Em 1989, pela FIFE. Já no Brasil, este gato ainda é considerado de criação rara.

Cuidados

Manter o Bobtail Japonês saudável não costuma ser difícil, exigindo apenas cuidados básicos com a alimentação e a higiene. A pelagem curta não embaraça e esta raça quase não perde pêlos, exigindo apenas escovações ocasionais. Além disso, esses gatos devem ser alimentados com rações balanceadas, pois no caso de gatos de uma forma geral, o dono deve estar atento para o uso de boas rações, no intuito de se evitar o aparecimento de cálculos urinários, promovidos por alimentos de baixa qualidade. A alimentação adequada fará com que o gato cresça saudável e com a pelagem lisa e brilhante. Além disso, realize consultas regulares ao médico veterinário.

Fonte: www.caoeciavet.hpg.ig.com.br

Veja também

Rinoceronte

Rinoceronte, Reprodução, Características, Espécies, Mamíferos, Hábitos, Fotos, Classificação, Habitat, Tamanho, Animal, Anatomia, Comportamento, Rinoceronte

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Visão, Rinoceronte Branco

Rinoceronte de Java

Rinoceronte de Java, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Rinoceronte de Java

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.