Breaking News
Home / Animais / Peru do Mato

Peru do Mato

PUBLICIDADE

Peru do Mato

Nome comum: Peru-do-mato
Nome em inglês: Australian Brush-turkey
Nome científico: Alectura lathami
Filo: Chordata
Ordem: Galliformes
Família: Megapodiidae
Comprimento: 75 cm
Ovos: 15 a 25 ovos
Incubação: 48 a 56 dias

Os megapodiídeos põem seus ovos para chocar em “chocadeiras artificiais”que, conforme a espécie, utilizam o calos dos vulcões, ou do sol, ou o calos desprendido pela fermentação de matéria vegetal.

Este último é o caso do peru-do-mato. Com efeito, esta grande ave semelhante a um peru de patas gigantes vive nas florestas úmidas da costa leste da Austrália, onde o sol quase nunca penetra, mas a matéria vegetal, em compensação, é abundante.

O peru-do-mato junta-a em montes cônicos que chegam a atingir 4 m de diâmetro por 1 m de altura, e revolve-a de tempos em tempos até obter a temperatura ideal para que a fêmea ponha seus ovos.

Os ovos são postos com alguns dias de intervalo durante semanas. Até que o ultimo se abra, o macho continua a controlar e retificar a temperatura de sua chocadeira. Cada ovo pesa aproximadamente 200g e o filhote sai completamente desenvolvido, forte o bastante para abrir caminho para fora do monte. Um dia depois está pronto para voar, o que representa um recorde absoluto de precocidade entre as aves.

Fonte: www.felipex.com.br

Peru do Mato

Peru do Mato

Alectura lathami

Chocadeira com temperatura controlada

Os megapodiídeos põem seus ovos para chocar em “chocadeiras artificiais” que, conforme a espécie, utilizam o calor dos vulcões, ou do sol, ou o calor desprendido pela fermentação de matéria vegetal. Este último é o caso do peru do mato.

Com efeito, esta grande ave semelhante a um peru de patas gigantes vive nas florestas úmidas da costa leste da Austrália, onde o sol quase nunca penetra, mas a matéria vegetal, em compensação, é abundante. O peru do mato junta-a em montes cônicos que chegam a atingir 4 m de diâmetro por 1 m de altura, e revolve-a de tempos em tempos até obter a temperatura ideal para que a fêmea ponha seus ovos.

Os ovos são postos com alguns dias de intervalo durante sema- nas. Até que o último se abra, o macho continua a controlar e retificar a temperatura de sua chocadeira.

Cada ovo pesa aproximadamente 200 g e o filhote sai completamente desenvolvido, forte o bastante para abrir caminho para fora do monte. Um dia depois está pronto para voar, o que representa um recorde absoluto de precocidade entre as aves.

Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem:Galliformes
Família: Megpodiidae

CARACTERÍSTICAS

Comprimento:75 cm
15 a 25 ovos
Incubação:
48 a 56 dias

Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

Peru do Mato

Peru do Mato

Nome Científico: Alectura Lathami
Classe: Aves
Ordem: Galliformes
Família: Megapodiidae
Habitat: Florestas úmidas da costa leste da Austrália
Nome Comum: Peru-do-mato

Características

Os animais pertencentes a família megalopolidae chocam seus ovos em uma espécie de “chocadeira artificial”. Dependendo da espécie, utilizam o calor dos vulcões, do sol ou o calor desprendido pela fermentação da matéria vegetal. O peru-do-mato utiliza a fermentação da matéria vegetal, que é abundante em seu habitat. A fêmea põe entre 15 e 25 ovos que pesam cerca de 200 gramas e levam de 48 a 56 dias de incubação. O filhote sai completamente desenvolvido e já está pronto para voar no dia seguinte. Quando adultos, medem cerca de 75 centímetros de comprimento e apresentam patas grandes.

Fonte: www.fiocruz.br

Veja também

Rinoceronte

Rinoceronte, Reprodução, Características, Espécies, Mamíferos, Hábitos, Fotos, Classificação, Habitat, Tamanho, Animal, Anatomia, Comportamento, Rinoceronte

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Visão, Rinoceronte Branco

Rinoceronte de Java

Rinoceronte de Java, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Rinoceronte de Java

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.