Breaking News
Home / Animais / Juriti

Juriti

PUBLICIDADE

Juriti – O que é

Juriti é uma pomba de pontas brancas: pomba média, parte superior castanho-acinzentada, peito cinzento-claro, testa e barriga brancas e cauda de ponta branca. Pernas e pés vermelhos.

Alimenta-se principalmente a partir do solo.

Anda no chão em sub-bosque denso.

Voo direto rápido com batidas rápidas da asa.

Etimologia

Nome comum dado a diversas espécies de aves da família dos Columbídeos, onde se incluem pombos e rolas.

Espécie

Espécie das mais conhecidas, também denominada Juriti-pupu, pu-pú ou pomba-Juriti, a Juriti(Leptotila verreauxi) é uma ave muito bonita, dona de um canto melancólico e sua alimentação consiste de sementes e pequenos frutos, coletados no solo. Assim como os demais columbídeos, ao beber, não eleva a cabeça para sorver a água, como o fazem as outras aves.

Mede 26,5 cm e vive em locais quentes como capoeiras, de onde incursiona ao campo, beira da mata e cerrado, sendo encontrado desde o sul dos Estados Unidos até a Bolívia e Argentina e ocorrendo em quase todo o Brasil.

Este indivíduo tem aparecido com certa freqüência aqui no quintal de casa, onde o tenho observado comendo as amoras que estão caídas no chão, mas sempre que eu tento me aproximar foge imediatamente.

Nesse dia sua fuga se deu para o terreno de uma casa vizinha, não habitada, e depois de esperar seu retorno por mais de 30 minutos, obtive finalmente algumas fotos dela e escolhi esta para compartilhar com vocês.

Juriti – Características

Mede 27 cm de comprimento. Pontas das retrizes laterais esbranquiçadas e as penas das axilas e parte inferior das asas ferrugíneas. Extremidade da rêmige primária mais externa afina abruptamente.

Alto da cabeça cinza-claro, a região em torno dos olhos azulada, a face dorsal do pescoço verde-cobre e o restante do dorso cinza-pardacento; a maior parte da face ventral é violeta-clara e o abdômen esbranquiçado. Na fêmea, o colorido geral é mais claro do que o do macho.

Habitat: Áreas quentes como capoeiras e campos adjacentes, bordas de florestas densas e cerrados.

Ocorrência: Em quase todo o Brasil e também do sul dos Estados Unidos até a Argentina.

Hábitos: Vive no chão solitária ou aos pares. Quando perturbada, foge caminhando sem fazer barulho, ou voa, emitindo um som com as asas, até uma árvore próxima.

Alimentação: Sementes e frutos no chão. Como os demais columbídeos, ao beber, não eleva a cabeça para sorver a água, como o fazem as outras aves.

Reprodução

Faz ninho típico de pombinhas – uma plataforma construída de gravetos e grama, localizada em arbustos baixos ou árvores, eventualmente no chão.

Põe 2 ovos brancos ou cremes a camurça-pálidos, que medem 27-33 x 21-23 mm.

O casal participa da incubação, que dura cerca de 14 dias, bem como da alimentação dos filhotes que inicialmente é representada pelo “leite-do-papo”.

Ameaças: Caça e destruição do habitat.

Juriti – Pomba

Essa pomba raramente sai da vegetação emaranhada onde costuma viver, e por isso quase nunca é vista pelas pessoas.

É mais fácil ouvir seu canto melancólico e grave, um pu-puu, repetido, emitido a cada oito ou dez segundos.

Vive sozinha, ou em casais, e passa mais tempo no chão que pousada em árvores.

O ninho é uma tigela robusta, construída com varetas, raízes finas e palha, em arbustos ou árvores, em geral a menos de três metros de altura. Nele são postos dois ovos de cor branco-creme, que o casal choca.

Alimenta-se enquanto caminha devagar pelo sub-bosque da mata.

Come principalmente sementes (de capins, por exemplo) e pequenos frutos (como os do alfeneiro), mas às vezes captura também insetos (besouros, lagartas, mariposas).

Ocorre apenas em áreas verdes com capoeiras e matas nativas, como na Cidade Universitária, no Instituto Butantã e nos parques Alfredo Volpi e do Estado.

Juriti – Espécies

As duas espécies de Juriti do gênero Leptotila são muito semelhantes, de difícil identificação no campo. Essa está vinculada a áreas abertas e frequenta cerradões e matas pouco extensas.

Muito comum no Pantanal, ocorre em toda a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Quando não é perseguida, aproxima-se das habitações e pode ser encontrada nos jardins do hotel em Porto Cercado. No início da manhã ou a partir do meio da tarde são muito comuns caminhando nas estradas pantaneiras.

Anda no chão sozinha ou em associações ocasionais com outras juritis, frequentando comedores para aves com sementes. Muitas vezes agressivas entre si, permitem a presença de espécies menores sem problemas.

Cantam o ano inteiro, um chamado melancólico de duas sílabas graves. Esse chamado é origem do nome Juritipupu, dado no Rio Grande do Sul. Além desse canto, no período reprodutivo, os machos possuem uma variação mais aguda e longa, a qual inicia o canto ou é cantada sozinha. Essa variação é freqüente nas horas mais quentes do dia.

Constrói uma plataforma de galhos em arbustos, árvores ou palmeiras entre 1 e 3 metros de altura. Postura de dois ovos, geralmente um filhote é criado. O período entre choco e a saída do ninho é semelhante a uma rolinha.

Juriti – Ave

Juruti, é uma ave da família Peristerídeos, gênero Leptotila, que diferem das pombas chamadas “rolas” por não terem manchas metálicas nas asas e terem,além disso, a primeira pena rêmige da mão atenuada. São ainda “jurutis”, porém com o qualificativo “pirangas”, isto é, vermelhas, as espécies do gênero Geotrygon, as quais de fato se distinguem pelo lindo colorido roxo-purpúreo do pescoço posterior e do dorso.

Em tamanho as jurutis são intermediárias entre as pombas e as rolas.

No Brasil meridional há duas jurutis Leptotila reichenbachi, cujo colorido é o seguinte: dorso bruno averinelhado, frente e garganta alvacentas, vértice cinzento, pescoço e peito roxos, barriga branca; Leptotila ochroptera difere da precedente por ter o dorso pardo-cinzento e a nuca e o pescoço posterior tem brilho metálico, verde furta-côr. Da Bahia para o Norte há uma outra juruti, a Leptotila rufaxilla, aliás pouco diferente.

Como o bem-te-vi e a araponga, a Juritié uma ave muito conhecida em regiões onde ainda haja passaredo.

Juruti-piranga (“juruti-vermelha” ou “vevuia”), do gênero Geotrygon, é pomba que pouco voa e que constantemente vemos catando seu alimento no chão, ao mesmo tempo que se distrai cantando, se assim se puder qualificar seu monótono ñ-ñ-ñ inteiramente nasal e um tanto prolongado; só o macho muda um pouco de voz, quando arrula.

Como todas as pombas possui características que universalmente a transformam em símbolo da alma. É por isso, que surge representada aparecem em algumas urnas funerárias, bebendo num vaso que simboliza a fonte da memória. Simbólica semelhante se encontra no cristianismo na narração do martírio de São Policarpo, na qual a alma é representada por uma pomba saindo do corpo do santo depois de sua morte.

“À medida que a alma se aproxima da luz”, escreve Jean Daniélou,citando Gregório de Nissa, “torna-se bela e toma, na luz, a forma de pomba.”

Também, nos contos de fada, graciosas rolas e ágeis pombos são atrelados aos carros de belas princesas que vão ao encontro de seus príncipes encantados. Essa imagem encantadora e ingênua traduz perfeitamente a valorização constante do simbolismo deste pássaro. Portanto, quando o namorado chama sua amada de “pombinha”, não falta com a tradição, já que este termo está entre as metáforas mais universais que celebram a mulher.

Período Reprodutivo: Maio a dezembro

Tamanho médio: 29 cm com cauda

Cores: Marrom, com o peito claro, possui alguns reflexos metálicos na nuca e no alto do dorso.

Classificação científica

Nome Científico: Leptotila verreauxi Bonaparte, 1855
Nome em Inglês: White-tipped Dove
Nome popular:
 Juriti
Reino:
 Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae Leach, 1820
Gênero:
 Leptotila
Espécie: L. verreauxi

Juriti – Fotos

Fonte: www.vivaterra.org.br/www.flickr.com/dapororocaaotejo.com.pt/www.audubon.org/neotropical.birds.cornell.edu/identify.whatbird.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.