Breaking News
Home / Animais / Mastiff Inglês

Mastiff Inglês

PUBLICIDADE

Mastiff Inglês – O que é

O colossal Mastiff pertence a um clã canino tão antigo quanto a própria civilização.

Um cão enorme e pesado de coragem e força prodigiosa, o Mastiff é dócil e digno, mas também um formidável protetor daqueles que eles prezam.

O Mastiff é o gigante gentil clássico, amoroso, mas às vezes teimoso.

Seu tamanho, por si só, é suficiente para impedir os encrenqueiros.

No fundo, ele é um cão pacífico, mas ele é sempre protetor de sua família e intervirá se o perigo ameaçar.

Mastiff Inglês – Descrição

O Mastiff tem uma cabeça grande, pesada e quadrada com uma parada bem marcada entre os olhos.

O focinho deve ter metade do comprimento do crânio.

Os olhos castanhos a castanhos escuros de tamanho médio são separados com uma máscara preta à volta deles.

O nariz é de cor escura.

As pequenas orelhas em forma de V são em proporção com o crânio e são de cor escura.

Os dentes devem se encaixar em uma mordida de tesoura, mas uma mordida ligeiramente abaixo do normal também é aceitável no anel de exposição, desde que os dentes não apareçam quando a boca está fechada.

A cauda é elevada com uma base larga, afinando até um ponto e alcançando os jarretes.

As cores do revestimento incluem castanho dourado, fulvo claro, damasco, prata, tigre ou tigrado.

Mastiff Inglês – História

Ao traçar a história desta nobre raça, podemos evitar a confusão observando a distinção entre mastins, com um “m” minúsculo, e Mastiffs, a tradicional raça gigante da Inglaterra, às vezes chamada de Mastiff Inglês Antigo.

Cães conhecidos como mastins são conhecidos em todo o mundo há milhares de anos.

Acredita-se que o Mastim Inglês foi introduzido na Inglaterra há mais de dois mil anos.

O mastim, em inglês Mastiff, deriva da palavra anglo-saxônica masty, que significa poderoso. Sendo o Reino Unido uma ilha, pensa-se que o cão terá sido introduzido pelos mercadores fenícios que provavelmente o foram buscar à Ásia.

Quando chegaram à Inglaterra, os Romanos recrutaram o Mastim Inglês para auxiliar nas batalhas de conquista por mais território. O cão foi também introduzido nas arenas dos coliseus romanos, onde lutou contra leões, ursos, entre outros animais.

Ao longo dos séculos, o Mastim Inglês foi um cão de guarda, mas também de transporte, servindo de cavalo dos pobres.

Devido à sua força e porte, o mastim foi também usado em lutas entre cães e contra touros, até ao século XVIII, altura em que estas atividades foram proibidas no seu país de origem.

Mastiff Inglês – Raça

O Mastiff Inglês, também conhecido como Old English Mastiff é uma raça muito antiga e certamente descende dos grandes “mastins” da Antiguidade, cães gigantes normalmente originados da Ásia e que se espalharam por toda Europa.

Eram conhecidos dos grandes imperadores romanos que adotavam os mastins em suas frentes de batalha.

Eram cães grandes, valentes e bastante resistentes.

Segundo alguns historiadores, os mastins eram usados como cães de guerra pelos povos Celtas e acompanhavam seus donos em suas batalhas. Quando os Romanos invadiram a Britânia, eles levaram os cães de volta a Itália e os usaram para guarda de propriedades e prisioneiros. Até 1835, eram usados em combates com outros animais até que esse tipo de lazer foi proibido.

Durante a Segunda Guerra Mundial, foram usados para colocar os carros de munição nas frentes de batalha. Até em função disso, com o fim da Guerra a raça encontrava-se bastante dizimada e foi salva da extinção com o trabalho sério de criadores, que utilizaram inclusive o cruzamento com o São Bernardo para salvar a raça.

Deste cruzamento a principal contribuição do São Bernardo foi a suavização do temperamento da raça. Mas ainda hoje, 50 anos depois, ainda aparecem nas ninhadas cães com pelagem mais longa e manchas brancas na cara, nas patas e no peito.

Há sangue de Mastiff em várias outras raças conhecidas atualmente, como o Bullmastiff, Rottweiller, Dogue Alemão, Terra Nova, São Bernardo, Fila Brasileiro, etc.

Aparência Geral

O Mastim Inglês é um cão imponente que pode chegar a pesar centenas de quilogramas, não tendo limite de peso ou altura no estalão, desde que as proporções sejam mantidas.

O Mastim Inglês é um cão maciço e forte, com uma cabeça larga de pele enrugada. O stop é bem visível, bem como as largas narinas na ponta do nariz.

Nem tudo no Mastim Inglês é grande: os olhos e as orelhas devem ser pequenos. Os olhos de cor castanha, são mais apreciados em tonalidades escuras. As orelhas têm uma inserção alta, pendendo para junto das bochechas.

Com uma aparência simétrica, as patas curtas estão bastante separadas. O peito é largo e profundo.

A cauda tem uma inserção alta, afunilando até à ponta. Em repouso, permanece caída e reta, podendo curvar na ponta.

A pelagem é curta e pode ser de vários tons: fulvo prateado, uma espécie de castanho claro, fulvo apricot, próximo do castanho alaranjado, e fulvo escuro tigrado, castanho misturado com preto. O Mastim Inglês deve ter as orelhas e uma máscara preta, independentemente da cor.

Personalidade

Apesar de seu tamanho gigante um exemplar da raça é o cão mais pesado do mundo, segundo o Guinnes Book o Mastiff tem um temperamento especial.

Mesmo tendo sido desenvolvido e selecionado para cumprir a função de guarda, o bom Mastiff deve ser um cão calmo, seguro e bastante ligado à família e pessoas de seu convívio.

Não devem demonstrar comportamentos agressivos quer com humanos ou outros animais (inclusive outros cachorros). A despeito do seu tamanho, são excelentes companheiros para as crianças com as quais têm bastante paciência inclusive com aqueles brincadeiras mais violentas.

Como cães de guarda são excelentes e atuam com muita segurança e eficiência. Tem um estilo de guarda bastante peculiar, preferindo, em casos de necessidade, encurralar a vítima deixando-a imobilizada e só irá mordê-la em último caso.

Talvez até em função do seu tamanho, são cães de baixa atividade e que latem pouco, assim, diz-se que quando um Mastiff, é porque de fato merece atenção.

Apesar de serem cães considerados tranquilos, o Mastiff precisa de exercícios para que não desenvolva problemas como o excesso de peso.

Um cuidado especial a ser tomado é de promover a convivência estreita dos cães com as pessoas da casa. Esse contato é essencial para um bom desenvolvimento psicológico de qualquer cão e dos mastiffs em particular.

Temperamento

O Mastim Inglês é um cão calmo, afável com os donos, mas desconfiado em relação a estranhos. Por isso mesmo é excelente cão de guarda.

Confiante e paciente, o Mastim Inglês é dono de uma grande coragem. Parco em latidos, não é um bom cão de alerta, mas a sua aparência possante afasta os indesejados apenas com o olhar. Os estranhos têm de ser recebidos pelo dono para poderem passar por este cão. A sua estratégia de defesa do território é um olhar intimidador seguido de um forte latido. Em último caso pode atacar.

O Mastim Inglês gosta de companhia, mas não é um cão para um dono inexperiente. Precisa de uma boa socialização e um treino consistente baseado no reforço positivo. Dá-se bem com outros cães que tenham crescido com ele desde pequeno.

O Mastim Inglês é um cão inteligente, mas também teimoso, capaz de tornar o treino uma tarefa árdua.

Não espere que o Mastim Inglês seja uma animal de cerimônias, este cão tende a babar-se e a ressonar alto, o que geralmente compensa com a lealdade e dedicação.

Bastante calmos no interior, o Mastim Inglês pode viver confortavelmente num apartamento, desde que seja suficientemente exercitado.

O ideal seria terem um pequeno quintal para praticarem a sua atividade preferida: relaxar. Mas não se deixe enganar pela calma aparente. Estes gentis gigantes necessitam de exercício e as caminhadas diárias são ideais para eles gastarem energias e manterem o equilíbrio mental.

Cores

O padrão da raça aceita 3 cores para os Mastiffs: fulvo-tigrado, fulvo-abricó e fulvo-prateado; todos com uma máscara e orelhas pretas; possuindo uma pelagem média para pequena.

No entanto, as cores dos filhotes só se definem realmente após os 45 dias.

Os de cor fulbo-tigrada nascem pretos.

Os fulvo-abricós e os fulvo-prateados nascem acinzentados, sendo que os prateados são ligeiramente mais escuros.

Não há nenhum limite de altura superior e nenhuma faixa de peso no Padrão de Mastiff. O mínimo recomendado pelo padrão é de 69,85 cm até 91,44 cm para o excepcionalmente alto.

Eles podem pesar entre 49,8 Kg até 155,4 Kg, o maior cachorro do mundo, embora a maioria machos de Mastiff pesem ao redor de 72,5-104 Kg e as fêmeas entre 54,4-77 Kg.

O Mastim Inglês contribuiu de forma determinante para o aperfeiçoamento de várias raças, tal como o Bullmastiff.

A Segunda Guerra Mundial foi um período difícil para os cães europeus, e em especial o Mastim Inglês, que exige bastante comida. A raça esteve mesmo perto da extinção na Europa e foi preciso importar cães anteriormente exportados para os Estados unidos da América, para reavivar a linha europeia.

Hoje em dia, o Mastim Inglês é valorizado pela sua companhia e para além de ser um bom cão de guarda é também bem sucedido como cão polícia, militar e de busca e salvamento.

Por ser um dos maiores cães do mundo, em peso e altura, exigindo bastante espaço e muita comida, é cada vez menos procurado pelos amantes de cães.

Saúde e Higiene

O Mastim Inglês tem uma esperança média de vida relativamente baixa e é propenso a alguns problemas de saúde.

Sendo um cão de porte grande, a Displasia da Anca é uma preocupação. A Torção do Estômago também é recorrente nesta raça e por isso os cães devem ser alimentados duas ou três vezes ao dia, em vez de lhes ser dada uma grande quantidade diária.

O Mastim Inglês tem alguma tendência para engordar. O dono deve vigiar o peso do cão, certificando-se que não o deixa ficar obeso.

É preciso especial cuidado com os dias quentes, uma vez que o Mastim Inglês não se dá bem com temperaturas altas. A sua incrível massa corporal dá-lhe toda a proteção que precisa do tempo frio, mas deverá ser colocado dentro de casa ou na sombra nos dias de maior calor.

O Mastim Inglês tem pelo curto, não necessitando de muita manutenção ao nível do pelo. Escovagens regulares para remover a sujidade são suficientes.

O Mastim Inglês renova frequentemente a pelagem e larga por isso bastante pelo.

Características

Tamanho: Gigantes
Função Original: 
Cão de Guarda
Altura dos machos:
 de 76 cm 
Altura das fêmeas:
 de 69 cm
Peso dos Machos: com cerca de 72 kg
Peso das Fêmeas:
 com cerca de 68 kg
Pelo: 
curto
Expectativa de vida: 10-12 anos

Classificação

Nome da raça: Mastim Inglês
Nome original:
 English Mastiff
Outros nomes: Mastiff inglês, Mastim inglês. Canis molossus, C. mastivus gladiator
País de origem: Reino Unido
Grupo 2: 
Cães de tipo pinscher e schnauzer, molossóides, cães montanheses e boiadeiros suíços
Seção 1: Molossos – Tipo Dogue

Mastiff Inglês – Fotos

Fonte: arcadenoe.sapo.pt/www.akc.org/www.vetstreet.com/www.dogbreedinfo.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Buldogue Francês

Buldogue Francês

PUBLICIDADE O que é um Buldogue Francês? O Bulldog Francês é uma raça licenciada pelo …

Um comentário

  1. Linda raça!!! São ótimos cães para quem procura mais tranquilidade!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.