Breaking News
Home / Animais / Tubarão de Areia

Tubarão de Areia

Carcharhinus plumbeus

PUBLICIDADE

Tubarão de Areia

O Tubarão-Areia é o 7º mais perigoso para o Homem, devido aos seus dentes severos.

Classificação

Ordem – Carcharhiniformes

Familia – Carcharhinidae

Género – Carcharhinus

Espécies – plumbeus

O Tubarão-Areia é um Carcharhinoid (Tubarão de réquiem) e é relacionado ao Zambesi e tubarões fuscos entre outros. Os nomes comuns incluem: tubarão de Thickskin, Tubarão marrom, Whaler Do norte e Tubarão de Chão.

Aparência

Tubarão de Areia

O Tubarão-Areia é um tubarão pardo com um corpo robusto. As características principais do Tubarão-Areia são a frente proeminente da barbatana dorsal, o focinho arredondado e uma curva interdorsal. A cor do Tubarão-Areia pode alternar de azulado cinzento até castanho cinzento. O seu tamanho varia de lugar para lugar: as espécies Sul Africanas mais maduras podem chegar aos 130cm; as espécies Mediterrânicas atingem 248 cm; as espécies Americanas variam entre os 130 a 200cm. O Tubarão-Areia pode pesar entre 45-90 kg na maturidade, mas a média situa-se entre os 50 kg para os machos e os 68 kg para as fêmeas.

Hábitos

Os Tubarões-Areia vivem em regiões costeiras e são comumente achados nas partes inferior de bocas de rio, estuários, baías e outro dentro das regiões perto das areias. Eles também são achados próximas a ilhas, e lugares rasos. Esses tubarões raramente nadam fundo e são achados em profundidades de entre 60 e 200 metros embora eles sejam normalmente achados nas águas mais rasas então 100 metres.

Alimentação

Os Tubarões-Areia alimentam-se principalmente de pequenos peixes, moluscos e crustáceos: enguias, raias, polvos, lulas, chocos, bivalves, camarões e caranguejos.

Reprodução

As fêmeas dão à luz mais ou menos nove filhotes no verão, a cada dois anos, depois de um período de gestação de um ano. Os juvenis estão normalmente em estuários e baías ao longo da costa. Os juvenis permanecem em águas pouco profundas até ao final do Outono, altura em que formam escolas e se movem para sul e posteriormente para o mar alto, só regressando nos meses de Verão.

Ataques

Devido à sua preferência por pequenas presas e à tendência por evitar praias e a superfície da água, o Tubarão-Areia não é uma grande ameaça para o homem. Embora o Tubarão-Areia esteja raramente associado a ataques aos humanos, o seu tamanho faz dele um perigo potencial.

Tubarão de Areia

Fonte: tubaroes.com.sapo.pt

Veja também

Rinoceronte

Rinoceronte, Reprodução, Características, Espécies, Mamíferos, Hábitos, Fotos, Classificação, Habitat, Tamanho, Animal, Anatomia, Comportamento, Rinoceronte

Rinoceronte Indiano

Rinoceronte Indiano, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Peso, Altura, Visão, Rinoceronte Indiano

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Visão, Rinoceronte Branco

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.