Breaking News
Home / Animais / Víboras, Calangos e Tartarugas

Víboras, Calangos e Tartarugas

PUBLICIDADE

O nome víbora designa popularmente muitas cobras venenosas e, por analogia, também é aplicado a alguns lagartos considerados perigosos.

Existe um lagarto na região, que é a bílbola ou víbora (Dracaena paraguayensis). Seus dentes são redondos e quebram com facilidade moluscos, mexilhões e caranguejos, sua alimentação.

Embora os dentes da bílbola não sejam afiados, nem tampouco ela seja venenosa, como se acredita na região, não deixa de ser um bicho agressivo, que abocanha quem o ataque, apertando com seus maxilares fortes.

Víbora-do-Pantanal, são lagartos de grande porte, e por suas dimensões, muitas vezes confundidos com jacarés.

Apresentam coloração marrom-oliva no dorso e listas transversais mais claras, transformando-se em manchas irregulares nos lados do corpo e na cauda. O ventre é amarelado, mesclado de cinza-escuro.

Vivem em terras firmes ao redor de banhados e às margens de rios. Nadam muito bem e são capazes de permanecer bastante tempo dentro d’água, para onde correm quando perturbados.

Alimentam-se de moluscos cujas cascas trituram com os dentes achatados, e depois cospem, engolindo somente as partes moles.

São ovíparos, e refugiam-se em buracos, na terra seca ou em cupinzeiros.

Teiú, estão entre os maiores lagartos brasileiros, têm cauda longa e afilada, correspondendo 2/3 do comprimento total, o corpo e membros são robustos, o focinho é pontudo e, nos adultos nota-se uma papada, devido à musculatura mastigadora que é muito desenvolvida.

Com coloração de faixas transversais branco-amarelado. O ventre é claro com barras transversais pretas.

Vivem no chão, nas proximidades de rios e de lagoas. Habitam tocas permanentes e precisam de um território grande que defendem com grande empenho.

Alimentam-se de invertebrados, pequenos vertebrados, frutos, restos de animais e ovos que retiram dos ninhos.

Antes do acasalamento, há uma fase longa de perseguição durante a qual diversos machos podem competir pela mesma fêmea. São ovíparos.

Os demais representantes da ordem dos répteis, têm o corpo revestido por uma couraça formada por placas ósseas soldadas e cobertas externamente por material córneo.

O pescoço é curto e pode ser retraído inteiramente para dentro da carapaça, em linha reta. Têm coloração geral castanho-acinzentado. Não há diferenças acentuada entre os sexos. As fêmeas porém são maiores, com tons avermelhados.

Jabuti, (Testudo tabulata) vivem nas matas, locomovem-se lentamente e têm hábitos diurnos. Na época da seca escondem-se no chão, por longo tempo, entre as folhas caídas; na estação chuvosa podem ser vistos com maior facilidade.

Alimentam-se principalmente de frutas maduras caídas das árvores.

Na época da postura as fêmeas fazem uma cova com as patas traseiras, e ali depositam os ovos cobrindo-os um após o outro, com terra. Os filhotes nascem com cerca de 4cm.

Cágado, Platenis macrocephala com esse nome são conhecidos os quelônios de vários gêneros, de carapaça, relativamente baixa, cabeça e pescoço longos. São capazes de virar a cabeça lateralmente e não retraem totalmente o pescoço para dentro da carapaça.

Têm hábitos aquáticos, podendo ser encontrados em vários ambientes onde existe água doce.

Tem hábitos diurnos, muito mais aquáticos do que terrestres, e passam grande parte do tempo mergulhados. Vivem à beira de rios, lagoas, corixos e banhados. Alimentam-se de peixes e de outros organismos aquáticos que apanham e comem dentro d’água.

Fonte: www.pantanalms.tur.br

Conteúdo Relacionado

 

Veja também

Carotenoides

Carotenoides

PUBLICIDADE Definição Distinguidos por seus pigmentos laranja, amarelo e vermelho, os carotenoides são encontrados em muitas …

Leão

Leão, Animal, Características, Habitat, Família, Espécie, Reprodução, Classificação, Rei da Selva, Simba, Reino, Filo, Classe, Gênero, Dieta, Leão

Víbora

Víbora, Cobra, Alimentação, Habitat, Reprodução, Vipera Latastei, Áspide, Inimigos, Gigante, Predadores, Crânio, Dentes, Animal, Réptil, Víbora

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.