Breaking News
Home / Animais / Azul Russo

Azul Russo

PUBLICIDADE

O que é um gato Azul Russo?

O gato azul russo é uma raça que provavelmente veio da cidade de Arcanjo na Rússia.

Estes gatos normalmente têm uma camada curta de pelo azul com ponta prateada e brilhantes olhos verdes.

A maioria dos gatos azuis russos é de tamanho médio, normalmente não excedendo cerca de 25 cm de altura ou aproximadamente 5 kg de peso.

Eles tendem a ser muito populares entre os criadores, possivelmente por causa de sua pelagem de cor única ou seus temperamentos brincalhões e afetuosos.

A vida útil do gato azul russo é de aproximadamente 10 a 15 anos, o que também está de acordo com a expectativa de vida da maioria das outras raças de gatos.

Gatos azuis russos tendem a ser extremamente inteligentes com um comportamento agradável.

Eles podem fazer companheiros perfeitos para quase qualquer pessoa, incluindo pessoas que tenham filhos ou outros animais de estimação.

O gato azul russo normalmente adora brincar e muitas vezes não supera seu desejo de fazê-lo quando se torna adulto. Eles tendem a ficar incomodados quando a programação regular é interrompida.

Esta raça é geralmente muito particular em manter-se limpa e prefere ambientes limpos também.

Esses gatos tendem a preferir morar dentro de casa e normalmente não têm problemas em ficar sozinhos durante o dia. Um proprietário que mora sozinho e deve sair diariamente para ir ao trabalho deve deixar muitos brinquedos e uma quantidade adequada de comida e água para o gato na sua ausência. Uma caixa de areia limpa também é muito importante porque a maioria dos gatos azuis russos não vão querer usar um sujo.

Quando os gatos azul russo têm gatinhos, as ninhadas são tipicamente do lado pequeno. É raro para uma mãe russa azul ter mais de quatro gatinhos em uma ninhada.

Ocasionalmente, o tamanho da ninhada consistirá em apenas um ou dois gatinhos.

Ninhadas de até seis gatinhos são extremamente raras para o gato azul russo, mas não impossíveis. Quando comprados, a maioria desses gatos já foram esterilizadas ou castradas.

Segundo a história, o gato azul russo provavelmente veio da Rússia para a Inglaterra no final do século XIX. As pessoas começaram a exibi-las em shows de gato de Londres por volta dessa época, e a raça cresceu lentamente em popularidade até o início da Segunda Guerra Mundial. Durante a guerra, a raça foi quase erradicada junto com várias outras raças de gatos.

O gato azul russo retornou em meados dos anos 1900, quando vários criadores de gatos dos Estados Unidos, Escandinávia e outras nações começaram a cruzá-los com raças de cores semelhantes, em um esforço para aumentar seus números. Esses experimentos poderiam ter mudado a aparência da raça para sempre, mas na década de 1970 a aparência geral do gato azul russo finalmente se tornou consistente.

História

Pouco se sabe sobre a origem dessa raça. Entretanto, por volta de 1860,acredita-se que o gato azul russo foi levado por marinheiros da Rússia para a Europa.

Porém, logo após a Segunda Guerra Mundial existiam poucos exemplares desses animais que chegaram quase a serem extintos. Mas, depois de muita insistência, os criadores conseguiram manter e preservar a raça.

A aparência exótica dessa espécie vem do cruzamento com o gato siamês.

O gato azul russo passou a ganhar popularidade apenas em 1960 como um gato calmo e tranqüilo.

O que diz a História

A verdade é que pouco se sabe acerca da origem do Azul da Rússia.

Contudo, abundam as histórias e as lendas.

Entre as muitas, há os que acreditam que esta raça é natural das Ilhas Archangel no Norte da Rússia, onde os gatos eram mantidos em cativeiro por possuírem dupla camada de pelo felpudo muitas vezes comparado ao do castor e da morsa.

Inicialmente, foi conhecido por Gato de Archangel, Foreing Blue (Azul Estrangeiro, por se assemelhar fisicamente aos gatos europeus) e Gato Maltês.

Pensa-se, ainda, que poderá ter sido trazido por marinheiros, por volta de 1860, das Ilhas Archangel para Inglaterra e Norte da Europa e ainda que esta teoria não seja de todo verdadeira, o certo é que a densidade do pelo é apropriada aos climas frios do Norte.

Há quem diga que gato azul russo é descendente do Gato Real dos Czars da Rússia e que era o gato favorito da Rainha Vitória.

Passado Genético

Uma vez que não nasceu do cruzamento de duas raças diferentes, o Azul da Rússia é uma raça genuína que foi sendo apurada ao longo dos anos e que assim se tem mantido devido aos cuidados tido pelos criadores na escolha de progenitores sempre genuínos.

Obviamente que o mesmo não se aplica à reprodução doméstica. Nestes casos, é possível que, pela?deficiente? herança genética, se percam algumas das características, como por exemplo, a densidade da cor, o que, de modo nenhum, os tornará menos capazes de amar.

Origem

O nome desta raça informa instantaneamente duas coisas sobre o gato azul russo: A raça vem da Rússia e sim, elas são realmente azuis!

Embora a cor pareça cinza para o leigo, azul é um termo especializado usado para descrever uma cor específica em alguns gatos (e alguns cães também!).

Azul é a versão diluída do preto.

O brasão da marca registrada da gato azul russo é um azul cintilante com um molde prateado. Ainda mais impressionante, talvez, do que o pelo do gato azul russo, são seus grandes olhos quase redondos, verdes e esmeralda

Descrição

Eles são tímidos, mas convivem muito bem com outros animais e crianças.

Assim é o gato azul russo que com a sua aparência exótica é extremamente tranqüilo, ao contrário de outras raças que têm muita disposição. Quando você ganha a confiança do gato azul russo ele oferece total devoção.

É um animal dócil e afetuoso que gosta muito de brincar. É considerado inteligente, delicado e companheiro formando uma forte ligação com o seu proprietário.

Apesar de quietos, conseguem demonstrar grande carinho pelos seus donos. Isto fez com que a raça se tornasse popular entre os idosos.

Sua pelagem é curta e densa com uma cor azul prateada e bastante brilhante.

Geralmente seu pelo precisa ser escovado semanalmente.

Os olhos desse animal são grandes, redondos e sua cor normalmente é verde vívida, o que faz um grande contraste com o seu pelo, tornando assim um animal muito vistoso.

O gato azul russo possui um corpo esguio e muito gracioso.

Sua musculatura firme é uma de suas características fortes.

Aparência, Personalidade e Temperamento

O Azul da Rússia, sendo de porte médio, é bem constituído, possui pelo curto e linhas graciosas e esguias.

O que os distingue de todos as outras raças é, sem dúvida, a pelagem em dupla camada, muito densa, macia e sedosa, unicamente Azul e com cada uma das pontas dos pelos prateada, o que lhe confere um aspecto muito brilhante e lustroso.

A sua densidade torna-a volumosa mas, ao contrário do que seria de pensar, o Azul da Rússia perde pouco pelo.

Os olhos são grandes, bem afastados e redondos e passam de amarelos a verdes claros e límpidos logo a partir dos 4 meses.

São gatos muito inteligentes, tranquilos, sensíveis, asseados e brincalhões.Adoram correr, pular e trepar mas apesar de muito ágeis e ativos, raramente fazem estragos em casa. São capazes de aprender a abrir portas e ensinam os donos a atirar-lhes brinquedos e a participar nas suas brincadeiras.

Por serem tímidos e reservados, os donos terão de construir a sua relação com eles.

A última palavra será deles mas, uma vez conquistados, são excelentes companheiros e muito dedicados, dando-se naturalmente bem com crianças e outros animais. Seguem os donos por toda a parte, só pelo simples prazer de estar perto deles.

Tornam-se, contudo, desconfiados e assustadiços, se na presença de estranhos, e a sua sensibilidade pode levá-los a ressentirem-se e a tornarem-se medrosos e até temperamentais, se forem negligenciados ou colocados perante situações de tensão.

Uma vez apaixonados pelos donos, têm diversas formas de o demonstrar como sejam as turrinhas e o saltar para o ombro do dono e deixar-se carregar por ele. A lealdade é tão grande que ficam verdadeiramente magoados se lhes for negada a possibilidade de transmitir afeto e ternura.

Talvez por isso, a relação entre esta Raça e o Ser Humano acaba por tornar-se normalmente muito próxima e profunda.

Saúde, Alimentação e Cuidados Básicos

São suficientemente independentes e capazes de se entreter, se forem deixados sós durante o dia mas, à chegada dos donos, não dispensam atenção e carinho redobrados e, talvez por essa razão, adoram uma boa escovadela, quem sabe, se não será por lhes permitir partilhar bons momentos com os donos.

Sendo animais de pelo curto, a sua manutenção não exige cuidados de limpeza e tratamento nada extraordinários. O pelo pode ser mantido com ótimo aspecto apenas com muitas festas e escovagens regulares. Os cuidados a ter com as unhas, olhos e ouvidos é igual aos de outra raça qualquer.

São bons garfos e facilmente ganham peso a mais. De forma a evitar a obesidade, é importante não exceder as doses recomendadas para a sua raça, idade e condição física.

São animais fortes e robustos, naturalmente saudáveis e sem problemas genéticos associados à raça, sendo que, com bons cuidados veterinários, uma boa alimentação, muito exercício físico e muito carinho, facilmente atingirão idades acima da média.

Classificação

Nome Original: Azul Russo
País de Origem: Rússia
Nome em inglês:
Russian Blue
Porte: Médio
Características Físicas: Cabeça: oval. Orelhas: grandes, largas na base e para a frente. Olhos: médios. Corpo: alongado e musculoso.
Peso médio: Macho: 4 a 6 kg. Fêmea: 3,5 a 4,5 kg
Expectativa de Vida: 10 a 15 anos
Cor da Pelagem: Azul acinzentado.
Tipo da Pelagem: Curta e fina.
Temperamento: Inteligente, brincalhão e dócil.

Azul Russo – Fotos

Fonte: www.felinus.cl/www.wisegeek.org/www.thesprucepets.com/www.thehappycatsite.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.