Breaking News
Home / Animais / Cavalo Shire

Cavalo Shire

PUBLICIDADE

O que é um Cavalo Shire?

Um cavalo Shire é um tipo de cavalo de tração.

Cavalos Shire são famosos por serem extremamente grandes; o maior cavalo registrado, Sampson, era um cavalo Shire.

Apesar de seu tamanho, os cavalos Shire são extremamente gentis e amigáveis, e eles são famosos por ficar tão quietos em seus estábulos que os ratos podem se aninhar na palha, embora isso possa ser um pouco de hipérbole.

Esta raça de cavalo pode ser encontrada em muitas partes da Inglaterra e em algumas outras regiões do mundo também, onde é principalmente mantido como um cavalo de exibição e animal de estimação, em vez de um animal de trabalho hoje.

A linhagem do cavalo Shire é bastante antiga.

Estes cavalos são provavelmente descendentes do chamado “Grande Cavalo” que foi introduzido na Inglaterra no século 11 por Guilherme, o Conquistador. Estes cavalos formaram a base para o cavalo Old English Black, uma raça que surgiu no século XVII. Embora o Old English Black seja agora uma raça extinta, estabeleceu uma linhagem que mais tarde se desenvolveu nas raças de cavalos Clydesdale e Shire.

Como outros cavalos de tração, o cavalo Shire é extremamente forte, com um corpo compacto e musculoso projetado para puxar cargas pesadas.

Os posteriores do cavalo Shire são enormes, fornecendo o tipo de energia necessária para puxar cargas pesadas de barris de cerveja, madeira e outros materiais. Os condados também são famosos por suas pernas emplumadas, marcadas por fileiras de longos cabelos, desde joelhos até tornozelos, e têm cabeças finas e de nariz romano com olhos arregalados, que algumas pessoas acham bastante atraentes.

Esta raça de cavalo foi refinada ao longo dos séculos para ter um temperamento muito equilibrado.

Os cavalos Shire são incrivelmente pacientes e estão dispostos a permanecer por longos períodos de tempo enquanto as pessoas fazem entregas e carregam carros.

É preciso muito para perturbar um cavalo Shire também; Estes cavalos podem trabalhar em uma ampla variedade de situações e não são facilmente assustados.

Eles também são gentis e calmos o suficiente para serem manipulados por pilotos e pilotos muito jovens.

Por causa de seu tamanho, os Shires são realmente um pouco difíceis de pilotar.

A maioria dos Shires é conduzida, em vez de montada, aproveitando seus séculos de criação para esse propósito. Embora seja possível montar um cavalo Shire, é necessário um selim extremamente largo. Os cavaleiros magros às vezes gostam de montar em Shires, e às vezes são usados como cavalos de tambor em desfiles e outros eventos cerimoniais, caso em que são montados. Um cavalo de tambor, como você pode imaginar, é um cavalo que carrega tambores em um desfile, junto com um cavaleiro para tocá-los.

O Cavalo Shire

O magnífico cavalo Shire é mais conhecido por sua altura e força, mantendo recordes por ser o cavalo mais forte e maior do mundo.

Nos dias que antecederam o maquinário se tornar o cavalo de batalha da agricultura e da indústria, o condado era bem conhecido por seu imenso poder de atração. Agora que a potência dos cavalos de tração não é mais necessária, o cavalo Shire chegou às listas de raças de animais ameaçadas de extinção no Reino Unido, nos EUA e no Canadá.

Descrição

Esse é o maior cavalo do mundo.

Embora seja enérgico e ativo, sua doçura é tanta que pode ser confiado a uma criança.

Além de sua incrível altura, ele é conhecido pela sua pelagem branca das quartelas, que quase chega a cobrir seus cascos.

As origens do Shire são controversas.

Fala-se de seu ancestral, “o grande cavalo negro inglês” ou “o grande Destrier da Idade Média”, mas sem especificar sua proveniência. Observando-se a nobreza deste animal, é quase certo que ele possua sangue árabe.

Venha de onde vier, o Shire foi criado e melhorado em função de sua formidável potência: ele pode puxar até cinco toneladas. Com o tempo, os critérios da raça foram sendo fixados e, em 1878, fundou-se a Sociedade do Cavalo Shire.

Devido ao seu tamanho, ele demorou mais tempo para ficar “desempregado” com a advento da mecanização do trabalho do que outros animais utilizados na tração. Afinal, ainda levou algum tempo para que surgissem caminhões possantes o suficiente para puxar as carroças das cervejarias inglesas.

História

Antes de surgirem às máquinas, o coração do cavalo Shire era o motor que fazia a Inglaterra se desenvolver. A raça era o tanque das batalhas medievais, trator das fazendas e o carro da nobreza. Além da força, o maior cavalo do mundo é admirado por seu comportamento extremamente doce e paciente.

O Shire é o maior cavalo da terra: mede aproximadamente 1,80m de altura e pesa cerca de uma tonelada. Sua coloração pode ser preta, marrom, baia ou cinza.

Uma característica marcante da raça é o pelo sedoso e comprido na parte inferior das pernas. Apesar das medidas exageradas, o Shire é um cavalo obediente, meigo e de confiança.

De olhos grandes e escuros, o cavalo tem uma cabeça forte e uma crina macia. A cauda é implantada alta e está sempre ereta. Quando em movimento, o Shire apresenta força e vontade.

As éguas seguem as características dos machos, exceto na altura: são menores e têm aparência mais corpulenta e feminina. Possuem ancas largas e grandes para ter espaço suficiente para acomodar o potro em seu útero.

A raça foi muito utilizada nas batalhas medievais, podia levar com facilidade um cavaleiro com armadura e correr em solos desfavoráveis, como a neve. Já que os cascos enormes lhe conferem estabilidade em terrenos irregulares. A resistência também é um ponto forte desse animal.

Por centenas de anos, o Shire trabalhou com o homem em perfeita harmonia. Conduzia as carruagens das princesas e as famosas carroças das cervejarias inglesas, transportava leite e outros produtos.. Devido a sua força o animal pode carregar mais de cinco vezes o próprio peso. A raça foi muito importante na história do desenvolvimento da Inglaterra.

Com a revolução industrial, o numero de exemplares da raça caiu consideravelmente. Os carros e os tratores começaram a ocupar os lugares dos Shires. O grande cavalo estava fadado a um possível desaparecimento, mas a 11ª Guerra Mundial freou o processo, pois o Shire foi o principal meio de transporte dos mensageiros, responsáveis pela comunicação durante os conflitos.

Hoje em dia, os Shires são utilizados em provas de atrelagem, em concursos de morfologia, nas tradicionais carruagens inglesas para passeios turísticos e na indústria agrícola, em menor escala. De acordo com o Guiness book o cavalo mais alto do mundo é um Shire.

Essa raça curiosa e nobre ainda não possui nenhum exemplar em solo brasileiro, porém conta com inúmeros fãs pelo mundo inteiro.

Classificação

Nome em inglês: Shire horse
Origem: Inglaterra
Temperamento: Dócil
Uso: Cavalo de tração
Pelagem: castanha escura; as extremidades dos membros geralmente são brancas.

Cavalo Shire – Fotos

Fonte: Enciclopédia Larousse dos Cavalos/www.wisegeek.org/www.thesprucepets.com/www.petguide.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.