Ela tem vida dupla
PUBLICIDADE
Como todos os anfíbios, a cobra-cega leva uma vida dupla – primeiro na água e depois em terra firme. Algumas espécies fazem exceção. Quando a larva sai dos ovos, vive na água, é vegetariana e respira por brânquias externas. Depois de passar por diversas transformações (metamorfoses), passa a ter respiração aérea. Respira o ar com um pulmão só. Respira também pela pele que é úmida e coberta de muco.
Todos os anfíbios ápodes (sem pernas) recebem o nome de cecília. Existem aproximadamente 55 espécies. Todas elas possuem o corpo comprido, muito fino e de forma cilíndrica. As espécies mais longas que medem cerca de 90 cm, têm pouco mais de 2 cm de diâmetro.
Esses animais vivem em todas as regiões tropicais, menos na Oceania e na República Malgaxe. São bastante difíceis de observar e estudar. Vivem em redes de túneis a 90 cm ou mais de profundidade, alimentando-se de moluscos, vermes e até cobras pequenas. Engolem a presa inteira e sabe-se de casos em que se comem uns aos outros. Possuem um tentáculo protrátil muito sensível entre o olho e a narina.
FILO: Chordata
CLASSE: Amphibia
ORDEM: Gymnophiona (Apoda)
FAMÍLIA: Caecilidae
CARACTERÍSTICAS
Comprimento: até pouco menos de 1 m
Boca dentada
Alguns com escamas mesotérmicas implantadas na pele
Fonte: www.achetudoeregiao.com.br
Cobra-Cega
Tem uma coloração que varia de branco e bege-escuro. Atinge 60 cm de comprimento e tem forte musculatura.
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Família: Amphisbaenidae
Nome científico: Amphisbaena alba
Nome vulgar: Cobra-cega
Categoria: Indeterminado
Características físicas: lagarto de corpo cilíndrico, robusto e uniforme, desprovido de patas e mãos. A cauda, forte e curta, tem a mesma forma que a cabeça. O corpo, coberto de pequenas escamas com sulcos longitudinais e transversais; tem uma coloração que varia de branco e bege-escuro. Atinge 60 cm de comprimento e tem forte musculatura.
Alimentação: pequenos invertebrados, incluindo artrópodes, larvas de cupins e outros insetos.
Biologia e comportamento social: escavadora (fosório), raramente é vista na superfície, pois vive em cavidades no solo. Quando perturbada, adota postura defensiva, levantando do chão as extremidades de forma que a cauda e a cabeça se confundem.
Reprodução: ovípara. Em geral ocorre apenas uma postura por ano, com dois ou três ovos em média.
Predadores: coral-verdadeira
Habitam: cerrados e campos
Fonte: ambientes.ambientebrasil.com.br
Cobra-Cega
Cobra-Cega
Cobra-Cega
Cobra-Cega
Fonte: eco.ib.usp.br
Cobra-Cega
As cobras-cegas, ou cecílias, são, na verdade, animais pertencentes a um grupo dos anfíbios: o dos gimnofionos. Assim, não são lagartos nem cobras e, muito menos, minhocas, já que estas, para início de conversa, são animais invertebrados. Também não são cobras de duas cabeças : répteis do grupo dos anfisbenídeos.
Esse nome, cobra-cega, é dado porque o corpo de tais animais é comprido, alongado e sem patas, tal como as serpentes . Além disso, seus olhos são tão discretos que, se olharmos rapidamente para um desses indivíduos, teremos a impressão de que ele é completamente cego, por aparentemente não possuir essa estrutura. No entanto, ele é capaz de identificar, pelos olhos, as mudanças na luminosidade e, além disso, possui uma estrutura, um tentáculo, que permite que perceba cheiros e vibrações.
Os olhos da cobra-cega são quase invisíveis.
Outras características das cobras-cegas é que elas possuem anéis em todo o comprimento do corpo; e pele bastante úmida, assim como muitos outros anfíbios.
A maioria das espécies de cobras-cegas vive enterrada no solo (são, portanto, fossoriais) e, graças à cabeça bem dura que possuem, podem escavar galerias usando essa parte do corpo. Elas podem ser vistas, embora raramente, embaixo de folhas secas e úmidas: a serapilheira.
Cobras-cegas se alimentam, principalmente, de invertebrados. Em alguns casos, também, são capazes de comer outras cobras-cegas. Para tal, elas utilizam seus dentes para capturar as presas e, basicamente, as engolem.
Em nosso país existem pelo menos 26 espécies desses animais, já registradas pelos cientistas!
Curiosidade:
Algumas cobras-cegas, quando filhotes, se alimentam da pele da mãe: comportamento este chamado de dermatofagia. Não é incrível?
Fonte: escolakids.com
Gostaria de saber. Se as cobras cegas podem aparecer em ambientes urbano,e se pica .