Breaking News
Home / Animais / Cisne Negro

Cisne Negro

PUBLICIDADE

O que é um Cisne?

Os cisnes são pássaros do gênero Cygnus, da família Anatidae, tornando-os parentes próximos de patos e gansos.

Essas aves aquáticas se originaram no Velho Mundo, e desde então se espalharam por muitas regiões do mundo, reunindo-se em torno de lagos, rios e riachos.

Sua aparência distinta é percebida como bastante atraente por muitas pessoas, ganhando das aves um lugar especial no folclore.

Essas aves têm corpos musculosos e pesados, grandes pés com membranas e longos e finos pescoços. Eles estão entre os maiores e mais pesados de todos os pássaros aquáticos, e eles variam em cor de branco puro para preto. Embora muitas pessoas associem cisnes com a cor branca, as do Hemisfério Sul tendem a ser mais marrons ou pintadas de cor, embora compartilhem o movimento gracioso e a aparência familiar de seus primos do Hemisfério Norte.

Cisnes famosamente acasalam por toda a vida, embora “divórcios” às vezes ocorram, e eles criam garras de três a oito jovens, conhecidas como cisne jovens, até amadurecerem em adultos.

Os machos são conhecidos como espigas, enquanto as fêmeas são chamadas de canetas.

A história de cisnes e humanos é bastante antiga, já que foram domesticados como pássaros ornamentais e de companhia durante séculos na Europa e na Ásia.

Em algumas regiões, elas também foram comidas, com algumas culturas reservando a carne apenas para o consumo da realeza.

Os pássaros se alimentam de plantas aquáticas, que se agitam a partir do fundo de águas rasas. Isso pode transformá-los em pragas nocivas, pois elas perturbam substancialmente as vias navegáveis em busca de comida. Nas áreas onde o cisne não é nativo, sabe-se que as aves importadas deslocam as espécies locais destruindo o habitat, enlameando a água e assustando outras aves com seu tamanho e ferocidade grandes.

Embora pareçam bastante graciosos e pacíficos à distância, os pássaros podem ser bastante cruéis. Eles são usados às vezes como animais de guarda, como seus primos de ganso, e eles são especialmente agressivos em torno de ninhos e jovens. Como os cisnes são grandes e fortes, eles podem causar alguns hematomas graves com suas asas pesadas. A melhor coisa a fazer quando atacada por alguém é afastar-se da área, na esperança de se afastar do território que a ave está defendendo.

Algumas espécies bem conhecidas incluem cisnes negros, cisnes mudos, cisnes assobiantes, cisnes trombeteiros e cisnes de whooper. Como as pessoas podem imaginar a partir de alguns desses nomes comuns coloridos, algumas aves fazem ruídos muito diferentes e incomuns.

O que é um Cisne Negro?

O Cygnus atratus (Cisne Negro) é um cisne de cor diferente, nomeadamente negro, que diferencia estas aves de outros tipos de cisnes.

Comumente conhecido como um cisne negro, este pássaro aquático é nativo de muitas partes da Austrália. Após sua descoberta no final do século XVII, os cisnes negros foram introduzidos em zoológicos e parques em outros países, principalmente como pássaros ornamentais. Desde então, alguns escaparam e agora podem ser encontrados em outras partes do mundo, especialmente na Nova Zelândia e na Inglaterra.

Embora não seja considerado muito grande para um cisne, o cisne negro ainda é um pássaro grande.

Pode atingir cerca de 60 polegadas (152,4 cm) e uma envergadura de mais de 1,8 m. Os machos, chamados espigas, são tipicamente um pouco maiores que as fêmeas, chamados de canetas, e um cisne negro pode pesar até 9 kg.

A palavra atratus se traduz em vestida ou coberta de preto, o que é perfeito para descrever o cisne negro. As penas de um cisne negro maduro são completamente negras, com exceção das pontas das asas, que tendem a se enrolar nas costas do pássaro. Flashes de branco podem ser vistos nas pontas de suas asas quando este grande pássaro está voando. Seus olhos são vermelhos, assim como sua conta, que tem marcas brancas, tipicamente uma faixa, em direção à ponta.

Junto com outros cisnes, o cisne negro também tem um pescoço longo e gracioso que é muitas vezes curvado em forma de S. Com quase 25 vértebras, acredita-se que tenha o pescoço mais longo de qualquer espécie de cisne. O comprimento do pescoço ajuda a ave a se alimentar de vegetação submersa.

Os cisnes negros geralmente podem ser encontrados em água doce ou salgada, nadando, fazendo ninhos ou comendo frutas e folhas aquáticas. Embora seja mais comum viver em pântanos, lagos e rios, às vezes eles podem ser encontrados perto da costa da Austrália e das ilhas costeiras periféricas. Ninhos podem ser encontrados em pequenas ilhas, em águas rasas ou ao longo da costa de um corpo de água. Como o cisne do whooper, o cisne negro é muito menos territorial e agressivo do que muitos outros cisnes, e eles muitas vezes vivem em pequenas colônias.

Um ninho de cisne negro é geralmente feito de juncos aquáticos, gramíneas e gravetos, e pode ser bastante grande – até 4 pés (1,2 metro) de diâmetro. A construção do ninho normalmente acontece durante os meses mais chuvosos, e depois de um namoro que pode durar dois anos, o cisne negro e seu parceiro trabalharão juntos para construí-lo. Essas aves são quase sempre monógamas e também reutilizam um ninho ano após ano, consertando-as quando necessário.

Quando a fêmea estiver pronta, ela colocará até oito ovos grandes e esverdeados, cada um com um dia de intervalo. Depois que todos os ovos são postos, o macho e a fêmea se sentam nos ovos até chocarem.

Um pouco mais de um mês após o início da incubação, surgem pequenos cisnes, chamados cisne jovens. Eles geralmente são cobertos por um cinza fofo, que eles perdem depois de cerca de um mês. Dentro de um dia ou dois, eles são capazes de nadar, mas eles ainda pedirão carona nas costas de seus pais para viagens em águas profundas. Embora eles geralmente consigam voar em cerca de seis meses, os cisne jovens geralmente ficam com a família por nove meses ou mais.

Em 1697, Willem de Vlamingh, um explorador holandês, descobriu essas aves na Austrália. Com exceção das regiões norte e central, a ave é abundante em muitas partes do país. Uma imagem deste cisne pode ser encontrada no brasão e na bandeira da Austrália Ocidental.

Cisne Negro – Características

A plumagem desta ave é negra, excepto nas pontas das rêmiges que são brancas, embora pouco visíveis. O bico é vermelho excepto na extremidade que é branca. As asas chegam a ter 2 metros de envergadura

Nos cisnes Negros adultos, o corpo é em sua maioria preto, com exceção das amplas pontas das asas brancas que são visíveis em vôo.

A conta é um vermelho alaranjado, mais pálido na ponta, com uma faixa branca estreita distinta para o fim.

Os pássaros mais jovens são muito mais cinzentos e têm pontas de asas negras.

Fêmeas adultas são menores que os machos.

Habitat

Esta ave é originária da Austrália, onde tem o seu habitat natural, existindo também populações em estado selvagem na Nova Zelândia onde a ave foi introduzida.

Vive em lagos e lagoas de água doce, podendo em certas épocas ser avistada em zonas da costa

Hábitos

É uma ave sedentária (não migra) e forma colônias. Alimenta-se, sobretudo, de vegetação aquática mas também pode ser vista a pastar nas margens. A espécie nidifica em grandes ninhos formados por vegetação construídos pelo casal, em lagoas ou lagos pouco profundos, ninhos que são utilizados de ano para ano e reparados e reconstruídos, se necessário.

Reprodução

A postura varia entre 5 a 6 ovos. O período de incubação pode ir até 40 dias. Poucas horas depois da eclosão, as crias abandonam o ninho seguindo os pais

Não têm estação reprodutiva definida; constroem ninhos de quase 1 m de diâmetro, próximos uns dos outros. A postura pode ser até de 10 ovos, mas normalmente são 5 ou 6, incubados de 35 a 40 dias, tanto pelo macho quanto pela fêmea. Nem todas as crias nascem simultaneamente.

Cisne Negro – Austrália

Os cisnes negros (Cygnus atratus) estão espalhados por grande parte da Austrália, e ocorrem onde quer que haja uma zona húmida, desde estuários de rios, baías e grandes lagos até pastagens inundadas e prados de água. É a ave oficial do estado da Austrália Ocidental.

Pertence à família Anatidae, a que pertencem os patos, gansos, e cisnes.

Em alguns lugares, onde as zonas úmidas são permanentes, os cisnes negros são sedentários, permanecendo ao longo do ano.

No entanto, onde as zonas úmidas secam durante parte do ano, os cisnes são forçados a dispersar-se a grandes distâncias em busca de água adequada e foram até registados nadando em poços isolados rodeados por vastas extensões de deserto pedregoso e árido.

O animal adulto pode pesar até 9 kg. Ao contrário de muitas outras aves aquáticas, os cisnes negros não têm hábitos migratórios. Passam a sua vida no local onde nasceram.

Nidificam em grandes aterros que constroem, no meio de lagos poucos profundos.

Os ninhos são utilizados de ano para ano, reparando-se e reconstruindo-se quando necessário.

O ninho está tanto ao cuidado do macho quanto ao cuidado da fêmea.

Quando as crias já estão aptas para nadar, com a sua plumagem definitiva, é comum ver famílias inteiras em busca de alimento nos lagos.

Classificação científica

Nome Científico: Cygnus atratus
Nome Popular:
Cisne Negro
Classe:
Aves
Categoria:
Aves Ornamentais
Subcategoria: Aves Aquáticas
Ordem:
Anseriformes
Família: Anatidae
Subfamília: Anserinae
Gênero: Cygnus.
Número de Ovos:
4 – 8
Peso: 3,7 – 9 kg (Adulto)
Comprimento: 1,1 – 1,4 m (Adulto)

Cisne NegroCygnus atratus

O Cisne Negro tem como origem a Austrália, é comum no oriente e ocidente do continente, se ausentando na área árida central e na parte úmida do norte, também é encontrado na Tansmania. Não é uma ave migratória mas percorre grandes distancias a procura de alimentação. Foi introduzido na Nova Zelândia, onde se reproduziu de tal forma, que se transformou em uma praga.

Foi controlada esta superpopulação e agora existe uma colônia de 60.000 aves Habita os lagos, mas pode ser encontrado em qualquer local que tenha água incluindo a costa marinha e ocasionalmente o mar aberto.

Demonstra preferência por lagos onde pode alcançar com seu grande pescoço a vegetação aquática no fundo a uma profundidade de um metro. Aninham durante a temporada de chuva em colônias muitas delas com os ninhos muito próximos um do outro. Uma vez acasalados os cisnes permanecem por toda vida.

Fazem o ninho em pequenas ilhas ou ao redor dos lagos e muitas vezes sobre as plantas aquáticas, normalmente o ninho é uma acumulação de plantas aquáticas e pode alcançar grandes proporções consideráveis, dois metros de diâmetro por um de altura.

A ninhada consiste de quatro a sete ovos verdes pálidos, podendo ser encontrados até dez ovos, a postura é feita a freqüência de um ovo por dia e o choco começa após a postura do ultimo ovo, tanto o macho quanto a fêmea realizam a incubação sendo que a fêmea fica a maioria do tempo e o macho sempre ao redor do ninho, atacando qualquer animal que passe por perto inclusive o homem, o nascimento acontece ao redor de 35 dias.

Os filhotes nascem brancos e como os outros cisnes passeiam nas costas dos pais quando pequenos, começam a voar após os seis meses de idade e ficam adultos a partir de dois anos. Ambos os gêneros possuem a mesma aparência, de comprimento entre 1,2 a 1,4 metros, os machos (6,3 a 8,7 kg)são um pouco maiores que as fêmeas (5,1 kg), as asas com extensão de 1,6 a 2 metros.

Para os mais observadores pode se notar uma diferença de comprimento de rabo entre macho e fêmea, observa-se os animais dentro da água pelo ângulo e comprimento de rabo formado entre, rabo e nível da água, o rabo do macho é maior. A alimentação deve ser oferecida ao lado da água do viveiro ou sobre a água, ração de postura de galinha e verdura, deve se tomar muito cuidado para não estragar a ração através da umidade

Cisne NegroFotos

Fonte: www.australiangeographic.com.au/nzbirdsonline.org.nz/www.ucs.br/www.flickr.com/www.petbrazil.com.br/www.wisegeek.com/www.birdlife.org.au

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.