Breaking News
Home / Animais / Garça Azul

Garça Azul

Florida caerulea

PUBLICIDADE

Garça Azul

Características

Garça de pequeno porte medindo em torno de 50 cm de comprimento, com plumagem azul acinzentada, bico forte e pontiagudo de cor azulada. Na cabeça e no pescoço entremeiam-se plumas roxas ou castanhas. As pernas são pretas.

Habitat

Lamaçais do litoral

Ocorrência

Do sul dos EUA e América Central ao Peru, Colômbia e Brasil, ao longo do litoral até Santa Catarina.

Hábitos

É a garça mais adaptada dos lamaçais da vazante.

Alimentação

Vermes, moluscos, crustáceos e peixes

Fonte: www.vivaterra.org.br

Garça Azul

Garça-morena

Egretta caerulea

Garça Azul

Classificação: Ordem Ciconiiformes, Família Ardeidae
Nome em inglês: little blue heron
Tamanho: 52cm

Vive nos lamaçais do litoral e é a garça mais adaptada dos lamaçais da vazante.

Ocorre do sul dos EUA e América Central ao Peru, Colômbia e Brasil, ao longo do litoral até Santa Catarina.

Bibliografia

Sick, H. 1997. Ornitologia Brasileira. Volume Único, Editora Nova Fronteira.

Fonte: www.informaves.hpg.ig.com.br

Garça Azul

Garça-morena

Florida caerulea

Nome comum dado às aves pernaltas aquáticas da família dos ardeídeos, de patas, pescoço e bico longos e delgados, que se alimentam de peixes. As garças têm a cabeça estreita e pernas nuas como as da cegonha. Muitas espécies têm penachos e penas longas no pescoço e no corpo.

Garça Azul
Garça, ave aquática de patas, pescoço e bico longos e delgados que se alimenta de peixes.

Hábitos

Ao voarem, as garças esticam as pernas para trás e aninham a cabeça entre as espáduas. Elas costumam fazer ninhos e empoleirar-se em bandos, mas cada ave busca alimento sozinha. Os ninhos consistem de um simples amontoado de gravetos soltos, que a ave acumula no topo das árvores ou em moitas. A fêmea põe de três a seis ovos. As jovens garças têm de receber alimento dos pais por algumas semanas, até aprenderem a voar.

A garça fica muito tempo parada com a cabeça enfiada entre as pernas. Parece adormecida, mas está à espreita de peixes, rãs ou pequenos répteis.

Garças Brasileiras

A garça-azul, que vive em toda a América, mede 50 cm de comprimento. Tem esse nome por causa da plumagem azul característica da ave adulta. A grande garça-branca, a mais comum no Brasil, tem até 82 cm de comprimento. Suas pernas são pretas e o bico é amarelo. Na Amazônia, é conhecida como garça-real.

Fonte: premium.klickeducacao.com.br

Garça Azul

Garça Azul

A Garça-azul-grande (Ardea herodias) é uma ave Ciconiiforme da família Ardeidae. Possui cinco sub-espécies.

Características
Mede de 91 a 137 cm. e pesa de 2,3 a 3,6 kg. Os jovens são fortemente manchados de marrom e branco.

Alimentação
Come peixes grandes, mas pega pequenos e grandes animais de todos os tipos. Alimenta-se principalmente espreitando a presa; também alimenta-se mergulhando ou nadando. Comumente visto perto de barcos de pesca e em lagoas de criação de peixes. Eles se alimentam de dia ou a noite. Ao longo da costa, o horário de alimentação depende das marés.

Reprodução
Começa a aninhar no fim do inverno e começo da primavera. Em áreas tropicais, eles podem aninhar quase o ano todo. Eles aninham só, ou mais comumente em colônias pequenas. Os ninhos ficam em árvores altas com áreas de alimentação aquáticas perto e consistem de plataformas de galhos com 0,5 a 1 m. quadrado. A quantidade de ovos é de dois a sete, aumentanto do sul para o norte. A incubação leva aproximadamente 28 dias. A mortalidade de filhotes é frequentemente alta, apenas um a dois chegam a empenar completamente.

Hábitos
Seu habitat varia de águas profundas a terras secas, em pântanos de água doce e salgados, estuários, pradarias, campos agrícolas inundados e pastos, lagos e praias, bancos de areia em rios, pastos de terra secos e lagunas litorais.

Gosta de ficar em água rasa e empoleirado em vegetação próxima. Se alimenta na água ou na sua margem. Voa com batidas de asa lentas e fortes. Quando perturbado, dá uma chamada rude.

Distribuição Geográfica
Na época de reprodução vive em grande parte da América do Norte com exceção de montanhas altas e desertos, também na América Central e em certas ilhas no Caribe e Pacífico. Fora da época de procriação vive no litoral e sul da América Norte, Caribe, litoral do México, América Central, raramente até o Panamá, norte da América do Sul, alcançando até o Brasil.

Fonte: www.flickr.com

Garça Azul

Garça Azul

 

Expectativa de vida de uma garça-azul-grande

A maior e mais comum garça da América do Norte, a garça-azul-grande varia de 1 a 1,40 m de comprimento, com uma envergadura de 1,70 a 2 m. No voo, essas aves podem atingir velocidades de 20 a 30 quilômetros por hora. Ameaçadas no passado pela caça e pela exposição ao DDT, seu número tem aumentado nos últimos anos. Sua expectativa de vida individual é maior quando atingem a maturidade, pois as aves mais jovens são mais suscetíveis à mortalidade.

Habitat

As garças-azuis-grandes se alimentam principalmente de peixes, por isso elas costumam construir seus ninhos perto da água, próximos a rios, lagos, pântanos, brejos e manguezais, onde podem detectar suas presas facilmente, entrar na água e capturá-las com seu bico longo e afiado. Embora geralmente cacem solitárias, as garças-azuis-grandes preferem nidificar em grupos. Elas nidificam em colônias em árvores altas para reduzir a chance de serem alvos de predadores.

Expectativa de vida

A garça-azul-grande mais velha já encontrada na natureza tinha 23 anos, mas a média de vida é de cerca de 15 anos, segundo o site Animal Diversity do Museu de Zoologia da Universidade de Michigan, enquanto o Departamento de Pesca e Vida Selvagem de Washington afirma que a maioria delas vivem apenas seis a oito anos. Aproximadamente 69% de todas as garças-azuis-grandes morrem antes de completar um ano de vida, de acordo com o site Animal Diversity. Essa taxa de mortalidade elevada ocorre devido à predação das aves juvenis, bem como os efeitos do frio e chuvas sobre crias.

Predadores

Entre os predadores das garças-azuis-grandes estão o lince, corvos, águias, ursos, o guaxinim, o urubu-de-cabeça-vermelha, o búteo-de-cauda-vermelha, gaivotas e coiotes. Os seres humanos também são uma ameaça, já que destroem o habitat onde essas aves vivem.

Outras causas de morte

Embora os predadores representem a maior ameaça para as garças-azuis-grandes, várias delas morrem a cada ano ao colidir com os fios de serviços públicos. Também há relatos de sufocarem até a morte tentando engolir peixes muito grandes.

Fonte: www.ehow.com.br

Veja também

Rinoceronte

Rinoceronte, Reprodução, Características, Espécies, Mamíferos, Hábitos, Fotos, Classificação, Habitat, Tamanho, Animal, Anatomia, Comportamento, Rinoceronte

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Visão, Rinoceronte Branco

Rinoceronte de Java

Rinoceronte de Java, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Rinoceronte de Java

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.