Breaking News
Home / Animais / Ganso-Nêne

Ganso-Nêne

PUBLICIDADE

Nome comum: Ganso-nêne
Nome científico: Branta sandvicensis
Nome em inglês: Hawaiian Goose
Filo: Chordata
Classe: Ave
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Comprimento: 60 cm
Peso: 2 kg
Filhotes: 3 a 5 ovos
Incubação: de 24 a 25 dias
Alimentação: alimentam de vegetação verde e bagas de plantas nativas.

Em 1950, havia no mundo inteiro apenas 34 gansos-nenês ( ou gansos havaianos): 17 em liberdade e 17 em diversos zoológicos. Protegendo mais os últimos gansos livres e reunindo os cativos em melhores condições, conseguiu-se salvar a espécie.

Em 1969, contavam-se já 800 gansos, a metade dos quais em duas ilhas do arquipélogo do Havaí, seu logal de origem. Entre o período de 1960 e 1990 mais de 2.100 gansos-nenês criados no Havaí e Maui foram soltos na natureza. Trata-se de um ganso terrestre, pode-se dizer montês, pois habita as encostas dos vulcões. Eles mais andam do que nadam: suas patas são palmadas só até a metade. Alimentam-se de ervas e sementes, em pequenos grupos.

Na época do acasalamento, o macho torna-se feroz, atacando sem temor tudo o que se aproxima de seu território. É a fêmea que choca enquanto ele monta guarda. Os filhotes não podem voar antes dos três meses. Qual a causa do quase desaparecimento do ganso-nenê? Como sempre, os europeus quando chegaram ao Havaí encontraram cerda de 25.000 gansos. Graças às suas espingardas e mais ainda aos seus cães, gatos, porcos e ratos, os homens conseguiram reduzir de muito esse número. os gansos refugiaram-se em montanhas inacessíveis, mas com pouco sucesso.

Fonte: www.felipex.com.br

Ganso-Nêne

Branta sandvicensis

Salvo na hora certa Km 1950, havia no mundo inteiro apenas 34 gansos-nenês (ou gansos havaianos): 17 em liberdade e 17 em diversos zoológicos. Protegendo mais os últimos gansos livres e reunindo os cativos em melhores condições, conseguiu-se salvar a espécie. Em 1969, contavam-se já 800 gansos, a metade dos quais em duas ilhas do arquipélago do Havaí, seu local de origem. Trata-se de um ganso terrestre, pode-se dizer montês, pois habita as encostas dos vulcões. Eles mais andam do que nadam: suas patas são palmadas só até a metade. Alimentam-se de ervas e sementes, em pequenos grupos. Na época do acasalamento, o macho torna-se feroz, atacando sem temor tudo o que se aproxima do seu território. É a fêmea que choca enquanto ele monta guarda. Os filhotes não podem voar antes de três meses.

Qual a causa do quase desaparecimento do ganso nenê? Como sempre, os europeus quando chegaram ao Havaí encontraram cerca de 25 000 gansos. Graças às suas espingardas e mais ainda aos seus cães, gatos, porcos e ratos, os homens conseguiram reduzir de muito esse número. Os gansos refugiaram-se em montanhas inacessíveis, mas com pouco sucesso.

FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Anseriformes
FAMÍLIA: Anatidae

CARACTERÍSTICAS

Comprimento: 60 cm
Peso:2 kg.
3 a 5 ovos

Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

Ganso-Nêne

Nome científico: Branta Sandvicensis
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Anatidae
Habitat: encostas de vulcões
Nome comum: Ganso nenê ou ganso havaiano

Características

O ganso nenê mede 60 centímetros e pesa até 2 kg. Suas patas são palmadas até a metade e eles mais andam do que falam. Na época de reprodução, os machos se tornam agressivos e atacam tudo o que se aproxima de seu território.

A fêmea põe de 3 a cinco ovos e o período de incubação é em média de 24 dias.

Alimentam-se de vegetação verde e bagas de plantas nativas.

Fonte: www.fiocruz.br

Veja também

Rinoceronte

Rinoceronte, Reprodução, Características, Espécies, Mamíferos, Hábitos, Fotos, Classificação, Habitat, Tamanho, Animal, Anatomia, Comportamento, Rinoceronte

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Visão, Rinoceronte Branco

Rinoceronte de Java

Rinoceronte de Java, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Rinoceronte de Java

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.