Breaking News
Home / Animais / Anglo Normando

Anglo Normando

PUBLICIDADE

Trata-se de animal garboso e harmonioso, como se imagina que seja um Puro -Sangue Inglês, do qual difere, contudo, por ter o dorso e a anca mais curtos e a garupa mais musculosa. Os membros possuem boa ossatura e são mais curtos nas canas e abaixo dos curvilhões, que os do longilíneo modelo clássico do Puro – Sangue Inglês.

Sangue autóctone da normândia, provavelmente do Berbere primordial, com infusões de sangue praticamente similar de regiões germânicas e escandinavas, além de cruzas com cavalos Árabes trazidos por conquistadores, desde os tempos de César. Modernamente, a raça, que era de porte mais pesado na idade Média, foi agilizada por seguidas cruzas com o Puro – Sangue Inglês, visando a obtenção de cavalos de salto.

O que se poderia chamar, simplesmente, de cavalo Normando já existia há mil anos, sendo utilizado para a tração. Muitos foram, inclusive, levados à Inglaterra por Guilherme, o conquistador, após a consolidação de sua soberania na Ilha. As cruzas com animais germânicos e escandinavos datam do final da Idade Média , no século 17, resultando em cavalos militares potentes porém mais ágeis que animais de tração.

Com o fim das armaduras, houve necessidade de maior agilidade e menor capacidade para suportar peso. No início do século 19, Napoleão Bonaparte reativou a remonta militar e o emprego do Puro- Sangue Inglês foi incrementado.

Com a mecanização da Cavalaria e a desativação do animal para fins militares, novas dosagens de PSI foram dadas para agilizar ainda mais a raça no esporte.

Função

Perfeito animal de sela para os esportes amadores, sobretudo o salto.

Altura: de 1,52 a 1,65m.

Pelagem: Usualmente alazã ou castanha.

Fonte: www.saudeanimal.com.br

Anglo Normando

 

Galopes velozes, saltos elegantes e muita inteligência. Depois de quase 300 anos de aprimoramento da raça, os franceses chegaram a um cavalo polivalente, ideal para provas de Salto, Adestramento e Concurso Completo de Equitação. A raça surgiu com o nome “Cheval de Selle Français” há apenas 50 anos. No entanto, para entender sua formação é preciso voltar a 1663, quando um ministro do Rei Luiz XIV, Jean-Baptiste Colbert cria o Haras Real, na região da Normandia, França. Foi nessa data que se iniciaram os primeiros cruzamentos com o objetivo de obter cavalos mais rápidos e adaptados para a guerra. Até então, os cavalos da Normandia eram essencialmente animais de tração. Assim, os criadores começam a cruzar éguas francesas com o Puro Sangue Inglês, trazido da Inglaterra. Nascia o Anglo-normando, que seria um dos principais formadores do Sela Francês.

O Anglo- Normando, devido à sua elasticidade e seu galope reduzido, passou a ter ótimos resultados nas competições equestres. Os criadores, vendo o potencial do animal, passam a concentrar seus esforços no aperfeiçoamento da raça. Duas transformações marcam o surgimento do Sela Francês. A primeira ocorreu em 1914, a partir do cruzamento de garanhões Puro-Sangue provenientes de três regiões da França, incluindo o Anglo-Normando, com éguas de cavalaria militar. A segunda, em 1958, resultou da cruza dos cavalos franceses com o Anglo-Árabe do Sudoeste. Foi nesse ano que a raça finalmente recebeu seu nome atual. O stud book, criado em 1963, permite a inscrição de animais “meio sangue”, isto é, um potro filho de pai Sela Francês com mãe das raças Puro Sangue Anglo-Árabe, Trotador Francês ou Árabe filha de Sela Francês pode receber o registro. É por isso que a Associação Nacional do Sela Francês afirma que a raça não possui um padrão definido. Contudo, ela apresenta características comuns, como a altura entre 1,65m e 1,75m, ossatura robusta e força e agilidade nos esportes eqüestres. Hoje, a raça vem crescendo muito e sendo reconhecida como uma das melhores para a prática do hipismo. Destacando-se no salto, adestramento e concurso completo de equitação.

Anglo Normando

Fonte: www.mundoequestre.com.br

Anglo Normando

Anglo Normando

História [  ]

No século XIX, os Normandos importaram garanhões Puro Sangue Inglês e Cruzados Ingleses para aperfeiçoaram a estirpe normanda. A maioria dos garanhões cruzados tinha antecedentes do robusto Norfolk Roadster. Produziram dois cruzados: o cavalo de tracção rápido que se tornaria no Trotador Francês e o Anglo-Normando, que foi subdividido no cavalo de sela e no cavalo de tracção. O primeiro foi o prototipo do Selle Français.

Da raça existente, 33% têm como progenitores cavalos Puro-Sangue, 20% Anglo-Arabes, 2% Trotadores Franceses e 45% garanhões Selle Français.

Descrição [  ]

Em primeiro lugar, é um saltador, mas também é criado para correr como AQPSA. Muitos também participam em corridas tipo corta-mato e concursos completos. É resistente e ágil.

Pescoço longo e elegante; antebraços poderosos; quartos amplos e adequados a concursos de salto. Passada larga e caracterizado por uma agilidade flexível.

Temperamento [  ]

Óptimo temperamento, calmo e sereno.

Fonte: www.enimal.com.br

Veja também

Rinoceronte

Rinoceronte, Reprodução, Características, Espécies, Mamíferos, Hábitos, Fotos, Classificação, Habitat, Tamanho, Animal, Anatomia, Comportamento, Rinoceronte

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Visão, Rinoceronte Branco

Rinoceronte de Java

Rinoceronte de Java, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Rinoceronte de Java

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.