Breaking News
Home / Animais / Cob Irlandês

Cob Irlandês

PUBLICIDADE

Cob Irlandês – Descrição

O Cob Irlandês não deve ser considerado uma verdadeira raça de cavalo, pois varia em tipo. Ele foi criado na Irlanda desde o século 18 e é usado principalmente como um monte e para o trabalho de projeto.

O Cob Irlandês é também conhecido como Gypsy Vanner ou Tinker.

A aparência da raça é caracterizada pela juba, fluindo e grossa cauda e um longo cabelo na área da canela, que cobre completamente a base, e cascos manchados.

Muitas vezes é objeto de fotos espetaculares, representando indivíduos dessa raça, galopando com o cabelo esvoaçante juba e cauda nos membros ao ponto de evocar vôo mitológico de um anjo.

Ele é compacto e marcante com grandes diâmetros, músculos volumosos, andamento cadenciado e elegante. Dócil tanto para o homem como para com outros animai.

Tipo: meso / brachymorphic

Altura: menos de 1,70 m.

Temperamento: dócil e disposto.

Cabeça: aparência com um perfil reto, bem proporcionado e elegante, fronte larga, nariz, olhos mandíbula e bochecha, generosa e expressiva afastados.

Pescoço: compacto, mas não muito curto e muito musculoso.

Ombros: largos, poderosos, e com razão tão inclinado.

Cernelha: de tamanho médio, mas completamente coberto com músculos pronunciados.

Peito: poderoso, bem musculoso nem muito largo nem muito estreito.

Linha da coluna lombar: curto, reto, bem musculoso, que desce suavemente para cima para a garupa.

Garupa: poderoso, redondo, grande, geralmente de curta duração, equipado com uma grande massa muscular.

Posteriores: coxa muito generosa, muito longa e bem unida com a parte posterior do joelho reta e poderosa. As pernas traseiras devem ser de boa ossatura e bem musculosas.

Peito: curto e compacto, bem arqueado em forma de barril, mas nunca em evidência. Aqueles que têm manchas brancas no manto são descritos como COLORIDO. Aqueles que têm manchas brancas no abdômen são descritos como salpicar ou Blagdon.

Cob Irlandês – O que é

O Cob Irlandês é compacto e poderoso, tanto no músculo quanto no osso, mas com a capacidade de se comportar como um bom animal para todos os fins.

Alguns Cob Irlandês tendem a ser mais “encorpados” do que outros.

O Cob Irlandês é bem equilibrado e proporcionado, ereto e quadrado e oferecendo uma aparência imponente.

O cob é um dos cavalos mais sedutores do mundo.

Embora seja recomendável à primeira vista, não é uma raça, de vez que não há padrões determinados para o seu padrão.

A maneira mais rápida de identificar o Cob Irlandês é verificar que se trata de um cavalo de tração cujas patas não são peludas.

Esta raça de tiro possui um certo refinamento, apesar de manter as características dos eqüinos de sangue frio: pescoço curto e forte, cabeça de chanfro convexo, ombros poderosos, membros curtos e ossudos e patas grandes.

Carga Genética

Obviamente um animal autóctone, descendente do Berbere pré histórico que, contudo, pode ter recebido alguma carga genética de Árabes levados por invasores, sobretudo pelos romanos.

História

A existência da raça é milenar. Tendo sido utilizada tanto para tração quanto para montada. Nos séculos 18 e 19, em especial, o Cob Irlandês foi aproveitado nos demais territórios britânicos. A partir dessa difusão da raça, também se desenvolveu uma nova estirpe, denominada Hunter, ou cavalo de caça.

Trata-se da cruza do Cob com o Puro Sangue Inglês, cujo produto é um animal de cerca de 1,65m de altura, chanfro reto, garupa poderosa e oblíqua e excelente saltador, somando as qualidades mais desejáveis das duas raças: a resistência e potência do Cob com a vivacidade, o refinamento e o sangue quente do Puro Sangue Inglês.

História e Antecedentes

O Cob Irlandês é uma raça híbrida, resultante de um processo de cruzamento do século XVIII que envolveu os cavalos English Thoroughbred, Connemara e Irish Draft.

O cavalo foi desenvolvido como um animal altamente energético com grande resistência, adequado para montar ou aproveitar.

No entanto, a maioria dos Cob Irlandês hoje são usados extensivamente para passeios de pônei e cavalgadas na indústria do turismo.

Função: O Cob tradicional ainda é usado em pequenas propriedades rurais ou em vilarejos pitorescos, para tração ou mero transporte de cavaleiros montados.

Altura: De 1,50m a 1,60m, para o Cob de tiro.

Pelagem: As usuais alazã, castanha ou tordilha, com uma certa predominância da castanha escura, quase negra, tanto no animal de tiro quanto no de caça.

Classificação

Nome em inglês: Gypsy horse, Gypsy Vanner, Coulored Cob

Origem: Reino Unido – Irlanda

Uso: Cavalo de tração

Cob Irlandês – Fotos

Fonte: webs.com/www.petmd.com/www.newrider.com/www.horsesportireland.ie/ics-nederland.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.