Breaking News
Home / Animais / Maltês

Maltês

PUBLICIDADE

O que é um Maltês?

maltês é um pequeno cão de colo branco que foi criado como uma raça companheira literalmente a mais de mil anos.

O maltês resulta de um cruzamento entre o Bichon Frise e o Poodle, e é valorizado por sua inteligência, sua pelagem baixa e a facilidade com que o cão pode ser treinado.

Algumas pessoas agora treinam o maltês como cães visitantes para hospitais e casas de convalescença, onde seu pequeno tamanho e o revestimento hipoalergênico os tornam bem-vindos aos pacientes. Sua capacidade de ser carinhoso com novas pessoas torna-os ativos valiosos como cães visitantes ou de terapia.

Os maltês são muito pequenos – em tamanho maior, o maior maltês pode pesar cerca de 4,54 kg.

Alguns são significativamente menores que esse tamanho, com pesos tão baixos quanto 1,3 a 1,8 quilo.

Existe uma preocupação sobre os maltês, que são muito pequenos, já que as fêmeas podem ter dificuldades com os filhotes e, em geral, o tamanho pequeno pode indicar problemas de saúde ou excesso de procriação.

O cão deve aparecer branco puro, com um nariz preto e olhos castanhos escuros.

A pelagem do maltês é muito longa, as partes superiores se estendem além dos pés.

Muitos donos que têm um maltês para companhia e não tomam o cuidado diário necessário do pelo e simplesmente têm os cães arrumados com um pequeno corte de filhote. Quando eles têm o corte mais curto os maltês se assemelha muito ao seu ancestral Bichon Frise.

Como a maioria dos cães brancos, os cães maltês são propensos a manchas de lágrimas, pequenas manchas marrons escuras que aparecem abaixo dos olhos.

Limpar os olhos uma vez por dia pode ajudar a reduzir esse problema, embora ele não o elimine completamente. Usar água sanitária para remover manchas de lágrimas não é recomendado, pois pode danificar os olhos do cão.

Os Maltês são conhecidos por sua companhia fácil, e eles foram possuídos por muitas figuras históricas no passado. A rainha Elizabeth I, Marie Antoinette e a rainha Vitoria, todas possuíam pelo menos um maltês. Às vezes eram chamadas de senhoras de romanos de antigamente, já que as mulheres romanas podiam carregar o cachorro com grandes mangas de sino. Maltês prosperam na companhia; é simplesmente em sua natureza ser social. Eles, portanto, precisam de companhia bastante constante e não são uma boa opção para as pessoas que estão sempre longe de casa.

Há algum debate sobre a adequação do temperamento maltes em lares com crianças. Uma preocupação é que o pequeno tamanho do cão pode torná-los propensos a lesões se a criança acidentalmente tropeçar ou pisar no cão. Embora isso possa ser o caso, existe uma preocupação semelhante com crianças e gatos pequenos. A decisão sobre se um maltês é adequado para a sua casa e família deve levar em consideração a potencial falta de jeito de qualquer membro do agregado familiar, e se as crianças podem ter problemas com o cão. Se for esse o caso, um cão menos delicadamente construído pode ser uma escolha melhor.

Os cães malteses podem ser encantadores, mas devem sempre ser obtidos de um criador respeitável e escolhidos para famílias com tempo adequado para o cão.

Maltês – Raça

Uma das mais antigas raças de colo, o Maltês é popular entre homens, mulheres e crianças.

Alegre e saudável, este pequenino cão vive por muitos anos e é um pet adorável.

Extramente popular, o Maltês já foi tema de quadros de vários pintores famosos, como o espanhol Goya, por exemplo.

De porte pequeno, não precisa de muito espaço no lar. Adapta-se bem a uma carga média de exercícios. O principal cuidado que esta raça requer é no que se refere à sua pelagem, que é longa e pede escovação diária.

Membro da família do Bichon, este pequenino cão branco é uma das raças europeias mais antigas. Sabe-se que o Maltês viveu por séculos na Ilha de Malta.

Mas no relato de um historiador grego datado do ano de 25 d.C. é possível identificar exemplares semelhantes ao Maltês nascidos na Sicília, Itália.

Descrição

O Maltês é um cão de pequeno porte, de pelagem longa e branca.

A sua cabeça é proporcional ao corpo, o focinho é de tamanho médio e o stop é bem definido.

Os olhos são grandes, ovais e escuros, e o nariz é preto, contrastando com o branco da pelagem.

As orelhas são pendentes e totalmente revestidas de pelos longuíssimos.

Possui longos bigodes e topete.

Os membros são completamente tapados pela pelagem, o que não impede a movimentação da animal.

A cauda é também guarnecida de uma basta pelagem, sendo mantida sobre o dorso.

Aparência geral: Cão pequeno, tronco alongado, com uma pelagem branca e bem longa, muito elegante, de cabeça erguida, com confiança e imponência.

Proporções importantes: O comprimento do tronco ultrapassa, em torno de 38% a altura na cernelha. O comprimento da cabeça é igual a 65% da altura no cernelha.

Temperamento

Esperto, afetuoso, muito dócil e inteligente.

Proveniente da Ilha de Malta, especula-se que terá sido levado para lá pelos fenícios (estamos então no ano 500 a.c.).

Ao longo dos anos o donos foram apurando o seu sentido estético admitindo-se agora um pelo bastante comprido (cerca de 22 cm), branco e muito sedoso.

No que respeita ao seu comportamento, o Maltês tem a excelente característica de adaptar-se e copiar o ritmo de vida do dono. Se o dono é bastante ativo o Maltês também o será, porém se for calmo o Maltês adota um comportamento tranquilo.

Esta capacidade de absorver o meio onde é inserido tornou-o desde à milhares de anos o cão de companhia por excelência. Como o seu pelo não sofre alterações na Primavera e Outono, a pelagem está sempre magnífica, necessitando para isso, como é óbvio, de um tratamento com escova diário.

Dentes: as arcadas dentárias articulam-se perfeitamente e os incisivos fazem a oclusão em tesoura. Os dentes são brancos, bem desenvolvidos e numericamente completas.

Olhos de tamanho maior do que seria normal, abertos. de contorno tendendo ao redondo, pálpebras bem ajustadas, de inserção frontal aflorante, um tonta ressaltados, jamais profunda. De cor ocre carregado e a orla das pálpebras preta. Vistos de frente, o esclerótica deve permanecer oculta.

Orelha: De formato tendendo ao triângulo em torno de 33% do comprimento. Inserção alta, acima das arcadas zigomáticas, portadas pendentes, caídas rente às faces. Pouca mobilidade.

Linha Superior: Reta, até a inserção da cauda.

Cernelha: Ligeiramente acima da linha superior.

Cauda: Inserção no alinhamento da garupa, é grossa na raiz, terminando em ponta. Comprimento em torna ate 60% da altura no cernelha, formando uma grande curva, cuja ponta recai sabre a linha central da anca, tocando a garupa. A garupa fazendo uma curva lateral para um dos lados do tronco, é tolerada.

Pelagem

Comprido e lustroso, basto e pesado. Admitido nas cores branco puro ou marfim-claro.

Simples, sem subpelo, densa, de textura sedosa, brilhante, caindo pesadamente e bem longa em todo o corpo, permanecendo lisa ao longa da linha superior, sem indício de ondulação ou encaracolamento.

No tronco, o comprimento do pelo ultrapassa o da altura na cernelha e cai, pesadamente, no solo como um manto bem assentado sabre o tronco, o qual deve modelar, sem dividir-se nem formar tufos ou mechas.

Os tufas ou mechas são admitidas nos membros anteriores, desde o cotovelo e, nos posteriores, desde o joelho abaixo até as patas.

Na cabeça, a pelagem é bem longa, tanto na cana nasal, onde se confunde com a barba, quanto no topo do crânio, de onde cai, até mesclar-se com a das orelhas.

Na cauda, os pelos caem de um só lado do tronco, quer dizer, sobre um dos flancos e sobre a coxa, o comprimento alcança os jarretes.

Cor: Branco puro, admitindo-se o marfim pálido. Traços de laranja pálido, sob a condição que pareçam pêlos sedosos, são admitidos, mas indesejáveis, constituindo, portanto, uma imperfeição, dando a impressão de pêlos sujos. Não são admitidas as manchas definidas, ainda que pequeníssimas

Talhe

Altura para as machos 21 a 25 cm no cernelha.

Para as fêmeas de 20 a 23 cm.

Pesa – de 3 a 4 quilos.

Beleza à parte, o temperamento do Maltês se destaca por vários atrativos: Interação com o dono, estabilidade emocional, comportamento higiênico e sociabilidade com a família, com visitas e com outros cães dentro de casa, além de moldar o comportamento aos desejos do dono. Motivos pelos quais esta raça atingiu uma popularidade nunca antes vista no Brasil.

Maltês é uma das mais antigas raças conhecidas pois já se conhecia sua presença desde o XIV século, no Egito.

Você leva uma vida calma e quer um pequeno cão peludo que seja a sua cara?

Compre um Maltês. Agora, se você é uma pessoa superativa e quer um pequeno cão peludo que seja a sua cara, compre um Maltês! A verdade é que entre as raças de porte diminuto e pelagem vasta ele é o campeão absoluto em se amoldar ao estilo do dono.

Caso more em um lugar sossegado, com pessoas que levem uma vida pacata, será o retrato fiel dessa tranqüilidade. Por outro lado, se o lema for agitação e atividade, numa casa onde crianças pequenas transpirem o ritmo inesgotável da infância ou mesmo adultos que vivam na correria exaustiva do mundo moderno, eis um cão a todo vapor, disposto para brincar e correr o dia todo. O Maltês incorpora o pique dos seus donos.

O Maltês fica do jeito que você quiser, assimila por completo o mundo em torno dele, essa flexibilidade da raça é a grande responsável pela satisfação dos novos proprietários. Nunca há reclamação daqueles que optam por comprar um Maltês.

Observações

Ao contrário de outros cães, a pelagem da Maltês não sofre alterações na altura da muda do pelo, isto é, na Primavera e Outono, mantendo-se densa e bela durante o ano todo.

Características

Comprimento: 18 a 25 cm
Peso: 
2 a 4 kg
Pelo:
 Longo, Liso, Branco.
Cor: branco 
Altura na Cernelha: Macho:
 25,4 cm, Fêmea: 22,86 cm
Expectativa de vida:
 12-15 anos

Classificação

Nome original: Maltese
Outros nomes: Bichon maltês
País de origem: Malta
Filo:
 Chordata 
Classe: 
Mammalia
Ordem: 
Carnívora
Família:
 Canidae
Grupo 9: 
Cães de Companhia
Seção 1: bichons e raças semelhantes

Maltês – Fotos

Fonte: www.canilchieldrensp.com.br/animais2.clix.pt/www.wisegeek.org/www.akc.org/vetstreet.brig/cdn2-www.dogtime.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.