Breaking News
Home / Animais / Tentilhão

Tentilhão

PUBLICIDADE

Descrição

Plumagem do peito rosada, faixas alares e parte externa da cauda brancas.

Apresenta acentuado dimorfismo sexual.

As fêmeas são mais discretas que os machos.

Tentilhão é uma ave de pequeno porte (14,5-16 cm), frequentemente observada em áreas arborizadas e em zonas de merendas no campo. Não mostra grande timidez, deixando que se a observe bem.

O macho é mais colorido apresentando o peito rosado e as costas verde acastanhada.

A fêmea menos colorida, tem o peito creme e costas também verde-acastanhadas. Tanto no macho como na fêmea observe-se uma barra branca nas asas, que é vista a voar e quando a ave está poisada.

O Tentilhão apresenta um certo dismorfismo sexual: o macho é mais colorido, tem uma coroa azul-acinzentada e o peito rosado. A fêmea é menos colorida e tem o peito creme. A parte superior de ambos é verde-acastanhada. Em ambos observamos também uma barra branca nas asas, que é vista a voar e quando a ave está poisada.

Nidifica em Abril/Julho, pondo quatro ou cinco ovos azul-claros com manchas vermelhas.

Tentilhão – Fringilla coelebs

O tentilhão é, a par do pardal, uma das espécies mais abundantes.

Costuma ser observado ao longo das estradas, levantando voo à passagem dos automóveis. Durante o Inverno forma grandes bandos que podem chegar às duzentas unidades.

Mede entre 14 e 16 cm, apresentando um certo dismorfismo sexual: o macho tem uma coroa azul-acinzentada e o peito rosado.

A fêmea tem uma coroa castanha e um peito creme.

A parte superior de ambos é acastanhada.

Nidifica em Abril/Maio, pondo quatro ou cinco ovos azul-claros com manchas vermelhas.

Tentilhão – História

Quando Charles Darwin passou pelo arquipélago das Galápagos, em 1835, na sua viagem ao redor do mundo, ele começava a reunir argumentos em favor da sua teoria da evolução das espécies.

Segundo essa teoria, as atuais espécies animais são o resultado da modificação de espécies anteriores; um mesmo ancestral pode ter descendentes inteiramente diferentes.

Darwin iria encontrar nas Galápagos – grupo de pequenas ilhas do Pacífico, a cerca de 1000 km da costa da América do Sul – um exemplo perfeito de evolução: a família de tentilhões que hoje leva seu nome. Oriundas de um mesmo ancestral americano já desaparecido, essas aves encontraram à sua chegada ilhas sem pássaros.

Aí havia possibilidades para todas as adaptações, para todos os modos de vida; e, pouco a pouco, os tentilhões das Galápagos deram origem a 13 espécies diferentes, que comem coisas diferentes, que possuem bicos diferentes. Desde o bico enorme do comedor de grãos até o bico pontudo do comedor de insetos, existe entre eles a série completa de bicos possíveis entre os passeriformes. Uma dessas espécies utiliza um espinho de cacto para desalojar insetos nas cascas das árvores.

Os seus hábitos reprodutores são semelhantes aos dos outros tentilhões-de-darwin. 0 macho define um território e constrói diversos ninhos em cúpula. Exibe-se perante a fêmea e esta escolhe o ninho ou ajuda a construir outro. 0 macho alimenta a fêmea durante o período que antecede a postura dos seus dois a cinco ovos brancos pintados e durante os cerca de doze dias de incubação. Os jovens são alimentados pelo casal e abandonam o ninho aos treze a catorze dias de idade. Podem ser produzidas diversas ninhadas anuais, o que está condicionado pelas disponibilidades alimentares.

Tentilhão – Características

A plumagem do macho é muito atraente e consiste num capuz e pescoço cinzento-azulados, dorso castanho, retaguarda deste esverdeada e as partes inferiores principalmente vermelho tijolo.

As asas são escuras com manchas brancas.

O seu ninho encontra-se muitas vezes numa árvore alta, em forma de taça e fortemente preso a uma forquilha.

É feito com musgo, ervas, raízes e penas, unido por meio de teias de aranha.

O revestimento é de penas, raízes, pêlo, lã e penugem de plantas.

Tamanho: 15 cm

Quanto mede: 14,5 – 16 cm

Onde vive: jardins, bosques, charnecas, sebes e campos

Filhotes: postura de 1 a 2 ovos

Período de incubação: 12 dias

Distribuição e Habitat

Subespécie endêmica do arquipélago da Madeira.

Ocorre unicamente na Ilha da Madeira em zonas de floresta indígena ou exótica, em zonas de cultivo ou em áreas de vegetação rasteira.

Alimenta-se no chão ou nas árvores comendo sementes, pequenas bagas e também insetos.

Nidificação

A fêmea é a construtora do ninho que é em forma de chávena, e tem no interior uma camada de penas. Aí ela põe 4-5 ovos e só ela é que se ocupa da incubação.

Os filhotes saem do ovo em aproximadamente 12/15 dias.

A alimentação dos filhotes está a cargo do casal, sendo, nesta fase, a única em que o macho participa. No Parque Ecológico vários ninhos foram observados, todos construídos em árvores, numa bifurcação dos ramos.

A época de nidificação vai de Abril a Julho. No Parque Ecológico os ovos foram postos em Maio, em Julho os filhotes ainda eram alimentados pelos pais, embora já fora do ninho.

Tentilhão – O que é

Tentilhão-comum (Fringilla coelebs) é um passeriforme pertencente à família Fringillidae.

Do tamanho aproximado de um Pardal-comum, tem o bico e a cabeça de menores dimensões e as asas e a cauda mais longas, tornando-o numa ave mais elegante.

Em ambos os sexos e em qualquer idade, o padrão da plumagem é realçado pelo branco dos ombros, das barras alares e rectrizes.

Os machos são mais coloridos, com uma coroa azul-acinzentada, a face, peito e barriga de cor vermelho pálido e o manto escuro.

As fêmeas e juvenis tem a cabeça e o manto de tons castanho-oliva e o ventre claro.

Classificação científica

Nome científico: Fringilla coelebs Linnaeus, 1758
Nome popular:
 Tentilhão-comum
Reino: 
Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Fringillidae
Gênero: Fringilla
Espécie: F. coelebs

Tentilhão – Fotos

Fonte: www.curiosidadeanimal.com/www.madeiranature.com/members.netmadeira.com/www.wildlifeinsight.com/rcannon992.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.