Devon-Rex

PUBLICIDADE

 

O que é um gato Devon Rex?

O Devon Rex é uma raça muito marcante e dramática olhando de gato doméstico de cabelos encaracolados.

Tem um rosto angular com grandes olhos e orelhas e às vezes é chamado de gato alienígena.

A constituição do gato é delgada, mas resistente.

A raça foi originada por Beryl Cox, de Devonshire, na Inglaterra, em 1959. Cox possuía o primeiro Devon Rex do mundo, Kirlee, um macho de cabelos castanho-encaracolados.

A textura do pelo nesta raça de gato varia muito. Alguns gatos têm pêlo muito encaracolado, enquanto outros têm pêlo ondulado, e a textura pode mudar à medida que um filhote cresce. A espessura do pêlo também varia, e manchas calvas nessa raça são comuns. É um gato indoor e pode precisar de calor extra nos meses de inverno.

O Devon Rex não é hipoalergênico, mas muitos gatos desta raça não perdem muito. Pessoas com alergias muito leves a gatos podem tolerar isso, mas não é uma certeza. O cabelo geralmente se quebra facilmente e os bigodes curtos podem ser um resultado.

Cores e padrões de brasão variam de branco sólido ou fumaça para bi-coloridas, chita, carapaça de tartaruga e marcas de tabby listrado.

Conhecido por ser inteligente e amigável, o Devon Rex é considerado uma raça ativa e ágil. Muitos têm um alto nível de energia e alguns literalmente escalam as paredes – ou as cortinas. Esses gatos também tendem a ter grande apetite, por isso os donos devem tomar cuidado para alimentá-los adequadamente para evitar a obesidade.

O Devon Rex pode se tornar muito ligado ao seu companheiro humano, e alguns são bastante vocais em sua comunicação com seus donos.

Esta raça pode ser extremamente divertida e alguns gostam de brincar.

Como raça, diz-se que são geralmente saudáveis, embora os gatos mais velhos possam ser suscetíveis a doenças renais.

História

A história do Devon Rex se confunde com a de outro gato de origem britânica, o Cornish Rex.

De fato, os gatos com a pelagem crespa apareceram por mutação espontânea em momentos e lugares diferentes.

Acredita-se, que esta raça tenha surgido na Inglaterra, de onde provavelmente veio o nome Cornish Rex.

Na década de 50, este gato foi adotado como objeto de estudo pela primeira vez. Passados dez anos, gatos de pelo crespo nasceram em Devon, na Inglaterra, onde se tentou, sem sucesso, cruzá-los com exemplares de Cornish Rex, porém esses filhotes acabavam nascendo com pêlo liso.

Entretanto, quando cruzados entre eles, os gatos de Devon Rex originavam gatos de pelo crespo. Isto acabou provando que os mantos do Cornish e do Devon eram provocados por genes diferentes. Dessa forma, as raça foram reconhecidas separadamente.

Em 1960, no Devon, em Inglaterra, a Sta. Beryl Cox recolheu um gato de pelagem frisada oriundo de uma ninhada de gatos vadios, que viviam numa mina desativada.

Este gato foi cruzado com uma gata tricolor. Dessa união nasceu um macho frisado ao qual deu o nome Kirlee. Este animal, por sua vez, foi cruzado com gatas Cornish, mas as crias resultantes tinham o pêlo liso. O que significava que os dois genes responsáveis pelas duas mutações a do Devon e a do Cornish eram simultaneamente diferentes e recessivos.

Para fixar o gene mutante do Devon, com base em Kirlee, iniciou-se um processo a partir de forte consanguinidade que infelizmente, levou ao aparecimento nalgumas linhagens de uma doença hereditária mortal: a espasticidade.

No entanto, esta raça é muito vigiada e os criadores, quer ingleses quer americanos e franceses, trabalham em conjunto para a seleção dos indíviduos saudáveis, cujos pedigrees são submetidos a um estudo aturado.

O Devon Rex foi oficialmente reconhecido em 1967 pela F.I.Fe.

Nos Estados Unidos, esta raça só foi diferenciada do Cornish Rex a partir de 1979. Está reconhecido pela C.F.A. e pela T.I.C.A. que editou um standard em 1988.

Características

Muito parecidos, o Devon Rex é geneticamente diferente do Cornish Rex.

Sua pelagem é mais crespa, mas igualmente sedosa. Suas orelhas são grandes e ovais, sendo uma bastante afastada da outra. Essa é outra característica que ajuda na diferenciação com o Cornish Rex.

A raça pode ocorrer em diversas cores (branco, castanho-claro, creme e até preto), sendo todas reconhecidas. A única exceção são os bicolores. Sua cabeça, assim como a do Cornish Rex tem a forma de cunha e sua cauda é longa e esbelta na ponta.

Os olhos são levemente oblíquos e a sua coloração deve sempre combinar com a de sua pelagem.

O Devon Rex tem um temperamento brincalhão, sendo considerado um gato tranqüilo e muito caseiro. De fato, ele é um gato que se adapta muito bem ao ambiente e ao ritmo de vida de seus donos, vivendo muito bem em apartamento ou casa. Manso e dócil, esse gato é muito apegado a família e costuma receber bem estranhos.

Origem

Chamado o “E. T.” do mundo do gato, o primeiro gatinho Devon Rex nasceu em 1960 em Devon na Inglaterra, perto de Cornwall, quando uma mulher notou a presença de um gato grande e de pelo crespo perto de sua casa. Ao adotar o felino, resolveu cruzá-lo com sua gata e um dos filhotes apresentou a pelagem idêntica a sua, crespa e ondulada.

Raça originária de Devonshire, Inglaterra. Foi gerada a partir de uma mutação espontânea dos gatos comuns de fazenda.

Baixo, de orelhas grandes e bem separadas, como as de um morcego. Com nariz arrebitado. Olhos grandes e travessos que sugerem uma mente ágil. Um corpo não muito muscular, coberto por um pelo curto de espirais e crespas.

Os Devons apresentam pelagem que varia de ondas cheias, num enrolado desigual, até graus de densidade de pelo e ondulação menores.

O pelo dos filhotes muda com aproximadamente 8 semanas. Essas mudam também podem ocorrer com 6 e 10 meses de idade, sendo estas menores e mais rápidas.

Apesar disso, soltam muito pouco pelo, sendo uma raça indicada para pessoas com alergias.

São pais dedicados aos seus filhotes. Sua ninhada pode ser de 3 a 4 filhotes, que nascem fortes e ativos, abrem os olhos cedo, por volta de 5 a 7 dias.

Os Devons adoram brincar e gostam do contato humano, sendo dedicados e amorosos. Alguns costumam sentar no ombro do dono.

Uma nova mutação de pelo crespo e encaracolado

Assim como o Cornish Rex, o Devon Rex tem como principal característica o pelo crespo e ondulado.

Quando surgiu essa segunda mutação de Rex, pensou-se que seria apenas mais uma forma de Cornish Rex. Mas quando essa nova mutação acasalou com o Rex já existente, confirmou que eles eram geneticamente diferente pois o resultado desse acasalamento não resultou em um filhote Rex.

O Devon Rex deve a sua designação ao coelho Rex, que tem pelo encaracolado, sendo esta a característica de destaque nesta raça felina.

O Devon Rex surgiu numa altura em que o Cornish Rex alcançava notoriedade nas exposições de 1960, daí pensar-se que a 2ª mutação do Rex fosse uma forma de Cornish Rex.

No entanto, do acasalamento destes gatos não resultou qualquer cria Rex, confirmando a sua diferença genética.

A pelagem do Devon Rex é distintiva, pois apresenta camadas de pelos superiores e de subpêlo, sendo estes mais retorcidos do que os de mutação Cornish.

A criação do Devon Rex surgiu a partir de 1960, na Grã-Bretanha, quando em Devon, Inglaterra, uma mulher usando um gato bege de pelo encaracolado, acasalou-o com a sua gata.

Uma das crias resultantes surgiu então com o pelo semelhante ao do progenitor, encaracolado.

O Devon Rex foi reconhecido pela primeira vez em 1967.

Descrição

Cabeça: Bastante pequena, com aspecto cuneiforme, curta, angulosa. Crânio achatado, fronte bombeada. Bochechas cheias, maçãs do rosto proeminentes. Focinho curto. Nariz curto. «Stop» muito acentuado. Queixo forte. «Pinch» muito pronunciado. Bigodes e sobrancelhas frisadas, bastante ásperas e de comprimento médio.

Orelhas: Muito grandes, largas na base, em forma de cone com extremidades arredondadas. Inserção muito baixa, cobertas por pelos muito finos. Pelos esparsos no interior. Pelos nas extremidades das orelhas (Lynx tip).

Olhos: Grandes, ovalados, bastante espaçados, dispostos em oblíquo em direção ao bordo exterior da orelha. Cor luminosa, nítida, pura e em consonância com a cor da pelagem.

Pescoço: De comprimento médio, fino, levemente arqueado.

Corpo: Tamanho e comprimento médios. Peito largo. Musculatura firme e forte.

Patas: Compridas, finas. As patas posteriores são nitidamente maiores do que as anteriores. Estrutura óssea fina a média. Musculatura vigorosa. Pés pequenos, ovais.

Cauda: Comprida, fina, afilando progressivamente, guarnecida por bastante pelo curto.

Pelagem: Pelagem curta, fina, ondulada, com ou sem pelo de guarda, menos ordenada que a do Cornish Rex, mais despenteada, como a de um Caniche ou de um carneiro.Alguns Devon Rex possuem apenas penugem no abdómen.Tal como no Cornish Rex, o crescimento do pelo é lento. São permitidas todas as cores e todos os padrões, com ou sem presença de branco.

Defeito: Cabeça estreita tipo Oriental ou larga tipo Bristish. Orelhas pequenas, de inserção alta. Olhos pequenos. Corpo atarracado. Cauda curta, nua ou hirsuta. Pelagem chata. Pelos duros, lisos. Extensas zonas sem pelo.

Carácter

Gato muito vivo, brincalhão, acrobata mas ligeiramente menos ativo do que o Cornish Rex.

Dotado de um bom carácter, muito embora seja independente, mostra-se sociável com os seus congêneres e com os cães. Detesta a solidão. Muito afetuoso, sensível é um companheiro agradável de voz doce e discreta.

Adapta-se bem à vida em apartamento, até porque é friorento. O desenvolvimento dos gatinhos é bastante rápido.

A pelagem só adquire o aspecto de adulto por volta dos 6 meses.Quanto à manutenção, uma escovagem semanal é suficiente. Nunca perde os seus pelos. Deve ser limpo frequentemente porque este gato transpira e os ouvidos produzem bastante cerúmen. Um exame cuidadoso do pedigree permite evitar o risco da espasticidade.

Características e Cores: Para que seja um verdadeiro Devon Rex deve apresentar uma pelagem macia, fina, curta, ondulada e crespa, é um gato de corpo esguio e pernas longas.

Temperamento

Embora a maioria dos gatos abane a cauda de um lado para o outro como sinal de inquietação, o Devon Rex faz isso quando está contente. Outra característica única presente na raça. Além disso, foi apelidado de “gato Poodle” pelo seu comportamento, sua personalidade dedicada e seu pelo encaracolado.

É inteligente, extrovertido e afetuoso, tal como o Cornish Rex é uma boa companhia para quem sofre de alergias ou asma, sempre divertido e curioso, ágil e ativo, mia muito e gosta de exercício.

Cuidados

O Devon Rex exige cuidados simples no que se refere ao tratamento de seu pelo, que por ser curto, necessita apenas de uma escovação semanal, a fim de deixá-lo sempre bem bonito. Esta raça deve ser alimentada com rações balanceadas, sendo que isto deve ser observado atentamente, pois no caso dos gatos de forma geral, tem-se de ficar atento para o uso de boas rações no intuito de se evitar o aparecimento de cálculos urinários, promovidos por rações de baixa qualidade. Além disso, uma alimentação adequada fará com que seu gato cresça saudável e com uma pelagem lisa e brilhante. O dono deve estar atento e realizar consultas regulares ao médico veterinário.

Classificação

Nome original: Devon Rex
Nome da raça:
Devon Rex
País de origem:
Inglaterra
Classificação: Grupo pelo curto
Outros nomes: Poodle Cat (gato caniche)
Peso machos: De 2,5 a 4 kg
Peso fêmeas: De 2,5 a 4 kg
Perfil: Brincalhão
Tipo de Pêlo: Crespo
Tamanho: Médio
Temperamento: Dependente
Nível de Atividade: Alto
Idade: média de 12 anos

Devon Rex – Fotos

Fonte: pt2.vivapets.com/www.catish.com.pt/www.becodosgatos.com.br/www.animalnet.com.br/www.wisegeek.org/www.caoeciavet.hpg.ig.com.br

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site é protegido por reCAPTCHA e pelo Googlepolítica de Privacidade eTermos de serviço aplicar.