PUBLICIDADE
O que é um Clydesdale?
Um Clydesdale é um tipo de cavalo de tração, o que significa que ele foi criado para ser um animal de trabalho, puxando carrinhos pesados cheios de mercadorias diversas.
Estes cavalos são famosos nos Estados Unidos em seu papel de mascotes para a cerveja Budweiser, e também desfrutam de um status icônico na Austrália e no Reino Unido.
Infelizmente, apesar de sua fama, a raça Clydesdale é considerada “em risco”, o que significa que a conservação cuidadosa para conservar a raça é necessária.
Curiosamente, a Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser, está realmente fazendo muito para preservar a raça, já que possui e produz Clydesdale em várias fazendas nos Estados Unidos.
Esta raça de cavalo foi desenvolvida no Vale do Clyde da Escócia, e está intimamente relacionada com o cavalo Shire, outra raça de cavalo de esboço. Clydesdales tem várias adaptações que os tornam adequados para a vida nas regiões frias da Escócia, incluindo corpos mais grossos e casacos mais pesados para protegê-los dos elementos.
A raça surgiu como um tipo reconhecível e distinto de cavalo por volta de meados do século XVIII, e rapidamente se tornou uma raça de cavalos de tração muito popular no Reino Unido.
Como outros cavalos de tração, o Clydesdale tem um corpo construído para um trabalho sério. Os cavalos têm membros traseiros e ombros extremamente musculosos que lhes permitem puxar cargas pesadas, junto com os torsos compactos.
Clydesdales tem cabeças classicamente pequenas, de nariz romano, com olhos arregalados, e elas são famosas por seus longos e longos tufos de cabelos brancos que vão dos joelhos até os tornozelos.
Como é o caso dos cavalos de tração em geral, o Clydesdale é um cavalo extremamente gentil, amigável e paciente.
Apesar do fato de que o Clydesdale tem uma construção muito pesada, esses cavalos são famosos por serem extremamente graciosos. Eles têm uma postura de passos largos que os fãs da raça caracterizam como “alegres”, e os cavalos são conhecidos por serem exibicionistas, mesmo enquanto estão no trabalho.
Um Clydesdales bem criado e treinado pode ser uma visão, especialmente quando os cavalos são coordenados por cores.
Como muitas pessoas gostam de ver cavalos de tração em ação, algumas cervejarias em várias regiões do mundo mantêm equipes com o objetivo de mostrar, e em algumas partes da Bretanha, Clydesdales ainda fazem entregas de cerveja, como faziam há séculos.
Como outros animais de trabalho, o lugar do Clydesdale na sociedade foi interrompido pela introdução do motor, que permitiu às pessoas substituir cavalos por tratores, caminhões e outras ferramentas mecanizadas.
O Clydesdale experimentou uma queda extrema na popularidade, uma vez que os agricultores se viram incapazes de manter seus cavalos e acompanhar a mecanização, e por um breve período, a situação para o Clydesdale foi bastante medonha.
Felizmente, surgiu uma comunidade de pessoas interessadas em criar e mostrar cavalos de tração, e parece improvável que essa raça seja totalmente perdida, embora possa permanecer rara.
Origem
Originário da Escócia, foi criado para o trabalho no campo. Sua altura é de 1,67m.
Tem a característica de ter a cor alazão e branco, além de ser um animal de andadura acelerada, e de uma admirável solidez dos cascos, para a tração pesada urbana.
Descrição
Uma das maneiras de se distinguir este cavalo de tração dos demais está na pelagem: o Clydesdale possui manchas brancas pelo corpo, sobretudo na cara e nos membros inferiores.
Em movimento, sua ação é larga e compassada: quem observar por trás verá a sola das patas, bem elevadas em ação.
As características gerais são comuns aos animais de tiro: pescoço forte e arqueado, cernelha alta, conjunto dorso/anca curto, espádua quase vertical e membros anteriores diretamente sob os ombros.
Os ossos são largos e poderosos, a musculatura compacta e potente.
Carga Genética
Basicamente, o Clydesdale é o produto do sangue Berbere de linhagens distantes e separadas entre si por séculos.
Os escoceses cruzaram seus cavalos autóctones, descendentes do Berberes pré históricos, com animais nórdicos, sobretudo pela importação de garanhões da região continental de Flandes.
História
Com a abertura de estradas que permitiam a circulação de veículos de tração, os escoceses do condado de Lanarkshire, que é banhado pelo rio Clydesdale, resolveram desenvolver uma raça de tiro para escoar a produção de carvão de suas minas ali localizadas.
Logo os agricultores também aderiram à nova raça, que recebeu o nome de rio.
Com o passar do tempo, o cavalo ultrapassou as fronteiras da Escócia, sendo introduzido no Reino Unido, a partir do século 18.
Função: Apenas a tração.
Altura: Em média 1,62m.
Pelagem: Predominantemente castanha, com as citadas manchas brancas; quando oalazã é tostado, também com as manchas. Finalmente, pode ser ruão com manchas.
Classificação
Nome em inglês: Clydesdale
Origem: Escócia
Temperamento: Equilibrado
Pelagem: Principalmente Baio
Uso: Cavalo de tração
Clydesdale – Fotos
Fonte: clydesdalehorsesociety.com/www.wisegeek.org/www.britannica.com/www.thesprucepets.com/clydesdalehorsesociety.com/opelikaobserver.com
Redes Sociais