Breaking News
Home / Animais / Ouriço-Preto

Ouriço-Preto

PUBLICIDADE

O que é um Ouriço?

A família dos ouriços, Erinaceidae, inclui 19 espécies individuais de pequenos mamíferos insetívoros.

O animal em que a maioria das pessoas pensa quando ouve esse nome é, na verdade, Erinaceus europaeus, o ouriço europeu, que é prontamente identificável pelas espinhas distintas ao longo de suas costas.

Os ouriços espinhados podem ser encontrados na Europa, África e Ásia Ocidental. Parentes não pareados, conhecidos como gymnuras, podem ser encontrados na Ásia Oriental.

A espécie clássica européia tem uma série de espinhas rígidas misturadas com o pelo grosso em seu corpo. Os espinhos podem ser encontrados ao longo das costas e dos lados, e não são farpados como os do porco-espinho.

A parte inferior do animal é macia e tenra, e quando ameaçada, formará uma bola protetora com os espinhos voltados para fora.

Ouriços têm rabos curtos e rostos expressivos, que os tornaram personagens populares na ficção infantil.

Quando adultos, espécies espinhosas podem variar em comprimento de 10 a 44 centímetros de comprimento.

Espécies menores, como o pigmeu africano, às vezes são mantidas como animais de estimação em lugares como a Europa e a América do Norte.

Os animais gentis, mas expressivos, são animais de estimação populares porque são relativamente limpos, com cheiro agradável e fáceis de treinar. Animais de estimação tendem a ser brincalhões e amorosos, assumindo que eles nasceram em cativeiro, e muitas associações de hobbies em todo o mundo promovem sua propriedade e oferecem educação também.

As gymnuras lembram ratos grandes, com longas caudas e pelos duros, mas sem espinhos. Eles tendem a ser muito maiores na maturidade, com o maior espécime sendo o Rato da Lua, que pode crescer até 46 centímetros de comprimento. Os Gymnuras não são bons animais de estimação, em grande parte porque têm um odor bastante ofensivo.

Ouriços comem uma dieta composta principalmente de insetos e pequenos répteis, embora eles também comam material vegetal para equilibrar sua nutrição.

Em cativeiro, eles podem ser alimentados com alimentos especialmente formulados, enquanto alguns animais são mantidos para fins de controle de pragas no jardim.

Como esses animais não são destrutivos para os jardins, eles são uma excelente opção natural de controle de pragas.

Às vezes o ouriço é confundido com o porco-espinho, um novo roedor mundial que, na verdade, é uma família totalmente diferente. Porcos-espinhos tendem a ser muito maiores, e eles também são equipados com penas dolorosas.

Por causa disso, os porcos-espinhos geralmente não são mantidos como animais de estimação, embora alguns parques zoológicos tenham famílias em exposição.

Ouriço Preto

Descrição

Considerado um roedor da família Erethizontidae, o ouriço-preto habita as matas do leste do país, em estados como o Piauí, Sergipe, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Semelhante ao ouriço-cacheiro, o animal possui espinhos por todo o corpo, principalmente na região do dorso, com cauda curta quase nula.

Possuindo hábitos noturnos o roedor alimenta-se de fruto bem resistentes, e sai à caça quando se sente realmente ameaçado, visando à alimentação de frutos silvestres, e sementes que sejam desejáveis para roer.

Os machos podem chegar a pesar mais de 2 quilos e medir cerca de 69 cm de comprimento, já as fêmeas são sempre menores e até possuem uma coloração mais clara, em cinza-escuro.

São animais que vivem solitários pelas árvores e matas, mas no período de reprodução saem à procura de uma fêmea para o acasalamento.

Apesar de soltar espinhos quando ameaçados são animais extremamente dóceis e dependendo da ocasião permitem a presença do homem próximo a eles.

Características

Roedor de porte avantajado de coloração geral pardacenta, outrora abundante.

A despeito de suas características externas, questiona-se a afinidade do ouriço-preto com as espécies de porco-espinho do Novo Mundo uma vez que apresenta várias características típicas dos ratos-de-espinho (família Echimyidae).

Recentemente, foi sugerido que a espécie possa não ser porco-espinho verdadeiro, mas um rato-de-espinho altamente especializado e muito primitivo. Os espinhos diferem dos de outras espécies de porcos espinhos.

Assemelham-se mais a cerdas do que os espinhos verdadeiros, de onde se originou um de seus nomes populares “ouriço-do-espinho-mole”.

Durante o dia, abriga-se no dossel das árvores ou topo de palmeiras, tendo predileção por locais onde bromélias e cipós se apresentam como verdadeiros emaranhados, denominados de “baceiros” no sul da Bahia.

São animais noturnos, arborícolas e de movimentos lentos quando no chão, o que os torna bastante vulneráveis. São dóceis e emitem um som rouquenho quando molestados. Acredita-se que as fêmeas produzem um único filhote.

Alimentam-se de frutos, incluindo o cacau, forrageando individualmente. São animais solitários capazes de ocupar um grande número de habitats. São procurados como alimento em toda sua atual área de distribuição geográfica.

Classificação

Nome científico: Chaetomys subspinosus (Olfers, 1818)
Nome popular: Ouriço-preto
Nome em inglês: 
Bristle-spined Porcupine
Reino:
 Animalia
Filo: Chordata
Classe: 
Mammalia
Ordem: Rodentia
Família: Erethizontidae
Subfamília: Chaetomyinae
Gênero: Chaetomys (Gray, 1843)
Espécie: C. subspinosus
Categoria:
 Vulnerável
Estados:
 BA, ES, MG, RJ, SE
Peso: 
Machos podem ultrapassar 2 kg.
Comprimento: 
69 cm.
Características:
 É um roedor de porte avantajado de coloração geral pardacenta, de hábito noturno. Os machos podem ultrapassar 2 kg de peso.

Ouriço-Preto – Fotos

Fonte: Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Buldogue Francês

Buldogue Francês

PUBLICIDADE O que é um Buldogue Francês? O Bulldog Francês é uma raça licenciada pelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.