Breaking News
Home / Animais / Gato Oriental

Gato Oriental

PUBLICIDADE

O que é

O nome do Oriental não significa que ele tenha origem oriental.

Refere-se a um grupo de raças com um corpo flexível e esguio, os olhos oblíquos, as orelhas grandes e pontiagudas e o pelo fino e curto, descende do Siamês.

História e Origem

A raça Oriental é originária do Egipto dos tempos dos faraós. Existem pinturas, esculturas e relevos daquela época que denunciam sua existência.

Como todos os gatos que tiveram o privilégio de viver no mundo antigo, o Oriental era considerado um objeto sagrado.

Por esse motivo, os sacerdotes e faraós o protegiam com todos seus poderes. Segundo a lenda, era tido em tão alta consideração, que se alguém o matasse, deveria pagar com a própria vida.

Após a invasão do Império Egípcio espalhou-se e se misturou com outras, perdendo sua pureza. O Oriental recuperou suas verdadeiras características somente depois de seleções rigorosas.

Começou-se a criar-se o Oriental na metade da década de 1970, nos EUA.

Dez anos antes, na Inglaterra, a mesma raça já era conhecida com o nome de Foreign Shorthair (Estrangeiro de Pêlo Curto).

Na Inglaterra dos anos 20, estes Siameses de cor uniforme, foram excluídos da categoria siamesa, tendo sido denominados de Foreign pelos seus criadores.

Tanto nos EUA como na Inglaterra, os Siameses acasalaram-se com outros gatos de pêlo curto para produzirem um tipo elegante de Foreign, sem malhas nas pontas.

O reconhecimento oficial foi concedido no final da década de 1960.

O Gato Oriental é extremamente apegado ao dono e mais dócil até que o seu ancestral, o Siamês. Adapta-se facilmente a diferentes ambientes. Dependente, costuma se apegar mais a uma pessoa em especial.

Gosta da rotina diária do lar, de receber atenção e as brincadeiras o deixam feliz. Aprende hábitos de higiene com facilidade. Aceita bem a presença de outros gatos e animais.

Referem-se a cada cor como uma raça individual.

As cores são agrupadas em classes: sólido (uniforme), sombreado (sombreado), fumaça (fumê), malhado e particolour.

Os exemplares de Oriental são gatos arredondados e corpulentos. Elegantes, apresentam a constituição física do Siamês.

Devem ter a cabeça em forma de um triângulo perfeito, larga na altura dos olhos e menor na ponta, na direção do queixo, com contornos delicados.

Os olhos são oblíquos, em forma de amêndoas, inclinados em direção ao nariz. As orelhas devem ser grandes e pontiagudas.

Normalmente, o Oriental é um gato pacífico e calmo. Entretanto, se alguma coisa não vai bem e ele fica perturbado, nervoso ou assustado, logo eriça seus pelos e solta grunhidos selvagens.

Raças

O termo Oriental não significa necessariamente que estes gatos tenhas uma origem exótica, embora certos exemplares descendam, de fato, do Extremo Oriente.

Refere-se a um grupo de raças cujos exemplares têm um corpo flexível e esguio, os olhos oblíquos, as orelhas grandes e pontiagudas e o pelo fino e curto.

Esta categoria origina-se da raça do Siamês. Os gatos que hoje conhecemos como Siameses são apenas uma pequena parte da raça siamesa original, ainda hoje conhecida na Tailândia. De fato, estes gatos orientais possuem a mesma energia e curiosidade do Siamês, e são companheiros adoráveis. Dócil e esperto este gato encanta pela esperteza e docilidade. De linhas marcadamente esguias, os gatos Orientais possuem uma aparência inegavelmente ágil e delicada.

De excelente disposição, o Oriental está sempre em movimento. Devido à sua estrutura magra, flexível e musculosa, é capaz de pular muito alto e fazer acrobacias dignas de um circense. Esperto, dizem inclusive que devido à sua curiosidade, nada lhe passa desapercebido.

É um gato “elétrico”, que gosta de se movimentar constantemente e mia com bastante freqüência, produzindo sons diferenciados, uma forma de se comunicar também com seu dono.

Descrição

Características e cores

O gato Oriental é muito parecido com o Siamês. Aliás, os dois estão classificados dentro do mesmo grupo e possuem praticamente o mesmo padrão oficial.

Com excepção da cor dos olhos – que no Oriental é verde e no Siamês azul, bem como a coloração da pelagem, e ainda pequenos detalhes, como a cauda que no Siamês é mais grossa na base do que a do Oriental, – as diferenças entre as duas raças são mínimas, sendo imperceptíveis até mesmo a muitos criadores.

Os orientais são corpulentos, elegantes, apresentam a constituição física do Siamês.

Devem ter a cabeça em forma de um triângulo perfeito, larga na altura dos olhos e menor na ponta, na direção do queixo, com contornos delicados.

Os olhos são oblíquos, em forma de amêndoas, inclinados em direção ao nariz.

As orelhas devem ser grandes e pontiagudas.

As cores são agrupadas em classes: solido, shaded, smoke, tabby e bicolor.

Temperamento

Possui a mesma energia e curiosidade do Siamês, esperto, está sempre em movimento, é capaz de saltar muito alto e mia com bastante frequência.

É extremamente apegado ao dono e mais dócil que o Siamês.

Adapta-se facilmente a diferentes ambientes, aceita bem a presença de outros gatos e animais.

Se alguma coisa correr mal fica nervoso e assustado, eriça seus pelos e dá grunhidos selvagens.

O Dócil e Esperto Oriental Shorthair

O Oriental Shorthair é uma raça de gato cujo pêlo aparece em uma ampla variedade de cores, padrões e comprimentos de pelagem. Tem um corpo longo e ágil e olhos verdes vívidos.

Este gato encanta pela esperteza e docilidade.

De linhas marcadamente esguias, o Oriental Shorthair tem uma aparência inegavelmente ágil e delicada, valorizada por grandes olhos verdes.

Esta raça é o resultado do desejo de criadores ingleses, na década de 50, de produzir um gato semelhante ao Siamês, porém totalmente branco e sem o típico contraste mais escuro das extremidades (cabeça, patas e cauda).

Para obtê-lo, cruzaram Siameses com gatos domésticos brancos, mas foram surpreendidos ao verem suas ninhadas nascerem nas mais diferentes cores.

Surgiu assim o Oriental que hoje conhecemos, com cerca de 57 cores oficiais entre sólidas, sombreadas, fumaças, listradas ou com mais de uma coloração.

Seu nome é uma homenagem ao Oriente, região de onde vem o Siamês, de quem descende.

Classificação

Nome da raça: Oriental
Classificação: Grupo pelo curto – Siamês/Oriental
Outros nomes: Oriental Shorthair, Foreing Shorthair
Peso machos: De 4 a 6,5 kg
Peso fêmeas: De 4 a 6,5 kg
País de origem: Tailândia e Grã-Bretanha
Cor do olho:
Azul, Verde, Olho Ímpar
Tendência de Perder
Pelo: Moderada, Alta
Faixa de Longevidade:
8-12 anos.
Cores:
Branco, Azul, Ébano, Creme, Vermelho, Marrom, Frost, Platinum, Fulvo (Fawn), Chocolate, Castanho (Chestnut), Canela (Cinnamon), Lavanda, Champagne, Foca (Seal)

Gato Oriental – Fotos

Fonte: www.catish.com.pt/www.vetstreet.com/www.pethealthnetwork.com/www.warrenphotographic.co.uk/honesttopaws.com

 

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.