Breaking News
Home / Animais / Fradinho

Fradinho

PUBLICIDADE

Nome comum: Fradinho ou papagaio-do-mar
Nome em inglês: Atlantic Puffin
Nome científico: Fratercula arctica
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Charadriiformes
Família: Alcidae
Comprimento: 30 cm
Movimento das asas: rápido produzindo um zumbido. Vem à terra só para acasalar

Alimentação: crustáceos, peixes pequenos, vermes e moluscos.

O nome científico, em latim, desta ave é fratercula, que quer dizer fradinho. Gingando sobre os pés cor-de-laranja e com dedos azuis, exibindo a plumagem preta e branca, parece mesmo um jovem frade a passeio.

Mas o bico grande e triangular, com faixas em azul, amarelo e vermelho, lembra o nariz postiço de um palhaço. Por causa desse bico, o fradinho é conhecido como papagaio-do-mar.

As placas ósseas de cores vivas que ele tem no bico caem depois da estação de acasalamento. O bico, que ele usa muito durante os rituais de acasalamento e em combate, passa depois a ser empregado apenas para apanhar peixes. O ninho do papagaio-do-mar é uma toca com um cômodo na extremidade.

O filhote nasce no fundo do buraco. Quando ele está com seis semanas de idade, os pais voltam para o mar, onde passam o inverno. Quando o filhote está suficientemente faminto, sai da toca, se arranja na água como pode e vai pescar para comer.

Existem três espécies de papagaio-do-mar: o papagaio-do-mar comum (foto acima)do Atlântico Norte; o papagaio-do-mar de chifres da região do pacífico perto do estreito de Bering, e o papagaio-do-marde-topete do Pacífico Norte.

Fonte: www.felipex.com.br

Fradinho

Nome Vulgar: Fradinho
Nome Científico: Fratercula artica
Família: Alcídeos
Região: Hemisfério Norte perto da Islândia.

Fratela artica

Fradinho

Se você ja viu um pato andar em passo ligeiro, pode ter uma idéia de como anda o fradinho ou papagaio do mar. Há uma boa razão para essa semelhança: ambos são palmípedes ( aves que tem dedos unidos por membranas). Esse formato do pé resulta de um processo de adaptação do animal ao meio ambiente onde vive. Isso lhe possibilita nadar, e o fradinho passa a maior parte do tempo na água do mar, pois se alimenta de peixes e crustáceos. Vai a terra na época de postura de ovos, o que faz em rochedos íngremes na beira domar. Eles tem como predadores outras aves, como gaivotas e estercorários. Como todas as aves que vivem regiões frias do norte, migram todo ano para fugir do inverno.

Fradinho

Aos 2 meses de idade os pais abandonam os filhotes e dois dias depois eles criam coragem e se arriscam a voar e nadar sozinhos. Após o término da época de reprodução, os fradinhos voltam para alto mar. Mas quando a época voltar, eles voltarão para os mesmos ninhos da temporada passada.

Fonte: www.geocities.com

Fradinho

Fratercula arctica

Frade, papagaio ou palhaço?

O nome científico, em latim, desta ave é fratercula, que quer dizer fradinho. Gingando sobre os pés cor-de-laranja e com dedos azuis, exibindo a plumagem preta e branca, parece mesmo um jovem frade a passeio. Mas o bico grande e triangular, com faixas em azul, amarelo e vermelho, lembra o nariz postiço de um palhaço. Por causa desse bico, o fradinho é conhecido como papagaio do mar. As placas ósseas de cores vivas que ele tem no bico caem depois da estação de acasalamento. O bico, que ele usa muito durante os rituais de acasalamento e em combates, passa depois a ser empregado apenas para apanhar peixes.

O ninho do papagaio do mar é uma toca com um cômodo na extremidade. O filhote nasce no fundo do buraco. Quando ele está com seis semanas de idade, os pais voltam para o mar, onde passam o inverno.

Quando o filhote está suficientemente faminto, sai da toca, se arranja na água como pode e vai pescar para comer.

Existem três espécies de papagaio do mar: o papagaio do mar comum do Atlântico Norte; o papagaio do mar de chifres da região do Pacífico perto do estreito de Bering, e o papagaio do mar de topete do Pacífico Norte.

FILO: Chordata
CLASSE: Aves
ORDEM: Charadriiformes
FAMÍLIA: Alcidae

CARACTERÍSTICAS

Comprimento: 30 cm

Movimento das asas rápido, produzindo um zumbido
Vem à terra só para acasalar
Alimentação: crustáceos, peixes
pequenos, vermes e moluscos

Fonte: www.achetudoeregiao.com.br

Fradinho

Você Sabia?

Na Europa, muita gente acha que o corpo dessa ave lembra a roupa de religiosos católicos. Por isso, ele também é chamado de fradinho por lá.

Fonte: www.klickeducacao.com.br

Fradinho

Apesar de não ser parecido com os verdadeiros papagaios, o papagaio-do-mar tem um bico grande e triangular muito semelhante com o deles.

Além disso, tanto as suas patas como o bico são de um laranja muito forte com algumas «manchas» em azul.

Estas cores fortes contrastam muito com o corpo, que exibe uma plumagem preta e branca. Até podia parecer um pinguim, se não fossem tão diferentes… :)

A dieta preferida desta ave são pequenos peixes, adequados ao seu tamanho, crustáceos e moluscos.

Para pescar os alimentos o papagaio-do-mar atira-se de cabeça do alto dos rochedos. Depois de atingida a velocidade certa, sobrevoa a superfície do mar e mergulha assim que vê um cardume de peixe.

Em cada mergulho que faz é capaz de capturar entre seis a oito peixinhos ao mesmo tempo!

O bico, para além de ser usado para pescar estes alimentos, serve para os rituais de acasalamento e em combate.

Aquele que tiver o bico mais bonito e forte é o que atrai mais fêmeas…

No entanto, depois de escolhido o par, o papagaio-do-mar fica com ele até ao fim da vida!

Sabias que as placas ósseas de cores vivas que o papagaio-do-mar tem no bico caem depois da estação de acasalamento?

O ninho do papagaio-do-mar é feito nas falésias junto ao mar e não é nada igual ao que imaginamos…

Trata-se de uma comprida toca com um espaço maior no fundo, onde é feita uma confortável «cama» de penas e pequenos ramos e folhas.

É no fundo desse buraco que nascem o único filhote do casal!
E é completamente diferente dos seus pais: é totalmente cinzento, incluindo nas patas e no bico.

Quer queira quer não, o papagaio-do-mar é muito independente. Com apenas seis semanas o filhote é abandonado pelos pais que vão passar o Inverno no mar.

E o que é que acontece ao pobre filhote?

Fradinho

Nada de especial: ao fim de cerca de uma semana fica com tanta fome que sai da toca e aprende a nadar, voar e pescar sozinho para sobreviver!

Sabias que o papagaio-do-mar vive quase toda a sua vida no mar e só vem a terra na época do acasalamento?

E pelos vistos não gosta muito de lá estar, uma vez que assim que pode abandona os filhotes e volta para o mar!

Existem três espécies de papagaio-do-mar:

1. papagaio-do-mar comum do Atlântico Norte (que descrevemos neste texto)

2. papagaio-do-mar de chifres da região do pacífico perto do estreito de Bering

3. Papagaio-do-mar de poupa do Pacífico Norte.

Fonte: www.junior.te.pt

Veja também

Rinoceronte

Rinoceronte, Reprodução, Características, Espécies, Mamíferos, Hábitos, Fotos, Classificação, Habitat, Tamanho, Animal, Anatomia, Comportamento, Rinoceronte

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Visão, Rinoceronte Branco

Rinoceronte de Java

Rinoceronte de Java, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Rinoceronte de Java

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.