Breaking News
Home / Animais / Zebra

Zebra

PUBLICIDADE

O que é uma Zebra?

As zebras são equídeos, significando membros da família dos cavalos, nativos da África.

As zebras são provavelmente as mais famosas por seus distintos casacos listrados, o que os torna animais bastante memoráveis. Além de serem encontrados em partes da África, as zebras também são mantidas em cativeiro em zoológicos e parques de conservação em muitas partes do mundo, para pessoas que querem ver esses animais em pessoa sem fazer uma viagem de safári.

A palavra “zebra” vem do zevra português, que significa “burro selvagem”.

Pode-se ver como a zebra pode ter sido confundida com o jumento selvagem à primeira vista, já que os animais têm tipos corporais semelhantes.

Existem várias espécies diferentes de zebra, mas todas elas estão no mesmo gênero, Equus, que compartilham com cavalos.

Como outros equídeos, as zebras são ungulados de dedos estranhos com corpos musculares que são construídos para correr. As zebras estavam entre os primeiros animais a separar-se dos equídeos originais, juntamente com os asnos, e, como resultado, tiveram um período de tempo prolongado para se adaptarem aos desafios únicos da paisagem africana.

Esses animais têm corpos robustos e musculosos, projetados para imensa velocidade e força. Quando ameaçada, uma zebra pode optar por correr, muitas vezes escolhendo um padrão de zigue-zague para distrair o predador, ou eles podem lutar, usando mandíbulas poderosas e cascos pesados para atacar seus inimigos.

Como os jumentos, as zebras têm cauda tufada, e também têm crinas curtas e eretas de pelos grossos, junto com orelhas incomumente grandes que dão a esses animais uma sensação muito boa de audição.

As zebras são herbívoras, comendo grama, folhagem e vários arbustos.

Dependendo da espécie, uma zebra pode ser mais adaptada para a planície aberta, ou para áreas mais densamente arborizadas e montanhosas.

Em todos os casos, as zebras são animais muito sociais, vivendo em grandes rebanhos que normalmente são supervisionados por um único garanhão.

O período de gestação de uma zebra dura 13 meses, tipicamente produzindo um único potro que pode se juntar ao rebanho quando atingir a idade adulta, ou atacar sozinho para encontrar outro grupo de zebras.

Várias tentativas foram feitas para domesticar a zebra, com alguns animais sendo treinados como equitação ou condução de animais. No entanto, as zebras parecem ser muito imprevisíveis e volúveis para domesticar completamente, apesar dos esforços dos intrépidos cavaleiros. Em vez disso, algumas pessoas criam híbridos de zebra, cruzando zebras cheias de sangue com cavalos e outros equídeos para produzir animais mais facilmente treinados e manejados que retêm as características listras de zebra.

As listras da zebra parecem ter várias funções.

Por um lado, eles distraem e confundem os predadores, especialmente quando as zebras estão em formação de rebanho, porque as listras dificultam a escolha de uma zebra individual. As listras também parecem ser únicas para cada animal, permitindo que as zebras se identifiquem prontamente, e ajudam a camuflar zebras individuais, especialmente em áreas arborizadas, onde o jogo de luz e sombra permite que a zebra se misture.

Há algum debate sobre como descrever as listras da zebra.

Eles são tipicamente descritos como animais brancos com listras pretas, mas as zebras na verdade têm pele totalmente negra, e as mutações zebra mais comuns criam animais mais escuros, em vez de mais claros, sugerindo que a zebra é na verdade preta com listras brancas. Embora isso possa parecer um pouco pedante, pode ser um bom ponto de partida para debates acalorados em festas, se alguém se sentir inclinado.

Habitat de uma zebra

As qualidades do habitat de uma zebra variam de acordo com as espécies de zebra.

Existem três espécies de zebra: Grevy, Mountain e Burchell’s (também conhecidas como Planícies).

Zebra do Grevy vive em um habitat, incluindo pastagens e savanas.

Zebras da montanha vivem em encostas e planaltos de montanhas, como o nome indica.

As zebras de Burchell ou Planícies habitam savanas, pastagens curtas, pradarias altas e florestas abertas.

As zebras de Grevy são maiores que as zebras das planícies. Eles têm listras pretas mais estreitas, orelhas grandes e redondas e uma barriga branca.

Principalmente localizada no norte do Quênia e sul da Etiópia, esta espécie de zebra habita savanas e pastagens.

Zebras das planícies podem variar em número e tamanho de listras e a juba é curto, ereto cabelo com um tufo na cauda. O norte do Quênia é o local mais comum para as zebras das Planícies. O habitat da zebra de planícies consiste nas savanas, pastagens curtas, pastagens altas e florestas abertas.

A relva nas pradarias altas pode atingir uma altura de 1,5 m de altura e normalmente costuma ter 76,2 cm de chuva por ano.

Ao contrário das pradarias altas, pradarias curtas têm grama curta com apenas cerca de 25,4 cm de chuva por ano, o que normalmente interrompe o crescimento.

Como uma combinação de ambos, pastos mistos crescem em torno de 0,6-0,9 m e se aproximam de 38,1-63,5 cm de chuva em um ano.

As savanas também são habitats comuns para as zebras de Grevy e Planícies.

A grama cobre a maior parte da área, enquanto as árvores são bastante espaçadas. A cobertura de árvores é de apenas 5% a 30% da área. A chuva é abundante o suficiente para crescer grama, mas não florestas. Períodos de seca estão presentes, causando incêndios ocasionais para fugir e se espalhar.

A floresta aberta é o único tipo de habitat da zebra que os Grevy’s e Planícies não compartilham. Esta é uma área de floresta aberta com baixa densidade de árvores. Muita luz do sol brilha, mas quase não há sombra. Grama, arbustos e plantas herbáceas são abundantes.

Zebra – Família

A zebra pertence à família dos cavalos.

Suas marcas distintivas são suas listras pretas únicas, semelhantes às impressões digitais em humanos.

Um dos grandes mistérios da natureza é por que a Zebra tem listras.

Uma teoria é que as listras ajudam a zebra a esfriar. Nos dias quentes as listras pretas ficam muito mais quentes do que a área branca da zebra e sob as listras pretas há camadas especiais de gordura para proteção. Ar quente, em seguida, sobe as listras pretas forçando o ar mais frio para baixo ao redor das áreas brancas, assim, arrefecendo a zebra para baixo. Isso, no entanto, é apenas uma teoria.

As listras também são usadas como camuflagem para confundir os predadores quando as zebras se amontoam em grande número ou se misturam com rebanhos de antílopes.

A zebra gosta de pastar as planícies e savanas durante o dia e dormir durante a noite em grupos com um ou dois membros agindo como vigias durante a noite.

Zebra – Descrição

As zebras habitam uma grande região, que vai da zona central do continente africano até ao extremo Sul do mesmo.

Juntamente com o gnu, é dos animais mais bem sucedidos da savana africana. Existem às centenas de milhar, espalhados por vários países, e nem as guerras que durante dezenas de anos martirizaram esta zona conseguiram pôr em risco a sua sobrevivência.

As zebras são herbívoros que vivem em grades manadas, pastando livremente pela savana. São das presas mais apetecíveis para leões, hienas e cães selvagens.

As riscas das zebras são características de cada animal, são como uma impressão digital que identifica cada indivíduo da espécie. Estas riscas servem como camuflagem para os predadores uma vez que, quando a manada está em movimento, as riscas destes animais provocam ilusão de óptica aos predadores que não conseguem assim identificar e isolar um animal. Mesmo assim, são caçadas aos milhares na savana africana, principalmente nas emboscadas montadas pelas leoas, que apanham cada animal que passa na sua zona e não o persegue individualmente.

Todos os anos as zebras sentem o apelo da grande viagem pelo Serengueti. Quando chega a altura desse empreendimento, juntam-se às centenas de milhar e, juntamente com os gnus, partem para a grande caminhada para Norte, em busca de água e pastos mais verdes onde podem comer melhor, quer em quantidade, quer em qualidade.

Algumas, são vítimas dos predadores terrestres, outras, são vítimas da longa viagem, e outras ainda, dos crocodilos. Estes, avisados pelo troar de milhares de animais em aproximação, estão em alerta, e se a maioria das suas vítimas são gnus, também algumas zebras são apanhadas na matança que os crocodilos fazem nesta altura.

As zebras têm uma gestação de aproximadamente 360 dias, da qual nasce por norma uma única cria. Só muito raramente acontecem partos múltiplos.

Uma zebra pode medir 2,20 m, ter 1,40 m de altura e pesar mais de 200 kg. A sua esperança de vida ronda os 30 anos.

Zebra – Origem

A zebra é encontrada na África, do Saara à Rodésia.

Pouco exigente em matéria de comida, ela se contenta com o capim ralo que cresce nessas regiões semi-áridas.

Vive em grupos de até 20 membros, lado a lado com os gnus, búfalos e avestruzes. Todos esses animais convivem harmoniosamente.

A fêmea dá a luz a um só potrinho, após um período de gestação de um ano aproximadamente. Se capturada cedo, a zebra é fácil de domesticar. Na Inglaterra foi feito acasalamento de zebra com cavalo.

Os animais resultantes têm a dupla vantagem de resistência ao frio e imunidade à doença do sono.

Atualmente, restam três espécies de zebra: a zebra-de-grevy, a zebra da montanha e a zebra-de-grant.

Classificação

Nome comum: zebra de grant
Nome em inglês: Zebra
Nome científico: Equus burchelli
Reino: 
Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Perissodactyla
Família: Equidae
Gênero:
 Equus
Subgênero: Dolichohippus Hippotigris
Comprimento: 2,4 m
Altura do quarto dianteiro: 1,5 m
Peso: 250 a 320 kg
Vida média: 20 a 30 anos

Zebra – Fotos

Fonte: www.sa-venues.com/www.wisegeek.org/www.nature.ca/www.shutterstock.com/br.depositphotos.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Buldogue Francês

Buldogue Francês

PUBLICIDADE O que é um Buldogue Francês? O Bulldog Francês é uma raça licenciada pelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.