Breaking News
Home / Animais / Cavalo Argentino

Cavalo Argentino

PUBLICIDADE

Cavalo Argentino – O que é

Hoje, a maioria das raças encontradas na Argentina são os ancestrais dos animais espanhóis trazidos durante o século XVI.

Muitos deles só recentemente foram oficialmente reconhecidos como raças, no entanto, quase todos compartilham a linhagem em algum grau.

A Argentina é o lar de uma das menores raças do planeta, os Falabella, eles são uma raça humana, mas baseados em animais nativos.

No início do século XIX, as tribos dos Pampas encontraram alguns animais incomumente pequenos entre seus rebanhos. Isso atraiu a atenção de um irlandês que comprou o pequeno estoque e iniciou um programa de reprodução seletiva.

O resultado foi um pequeno equino com características de cavalo perfeitamente proporcionadas.

História da Raça

Crioulos são descendentes de uma remessa de cem espanhóis de raça pura que foram trazidos para as Américas em 1535 a mando de Pedro de Mendoza, o conquistador que fundou Buenos Aires.

Em 1540, cerca de quarenta e cinco cavalos foram soltos na natureza quando os espanhóis foram obrigados a abandonar Buenos Aires devido à agressão nativa.

Quando os espanhóis voltaram, apenas quarenta anos depois, em 1580, a população de cavalos selvagens descendia dos animais que haviam libertado, totalizando quase 12.000.

Por terem sido liberados em terrenos que eram notoriamente rudes e inóspitos, os cavalos que os espanhóis encontraram povoando a área em seu retorno eram visivelmente resistentes e resistentes até mesmo às condições mais severas. Tanto os espanhóis quanto os nativos rapidamente começaram a capturar os cavalos e usá-los como animais de carga e montarias.

Nos séculos que se seguiram, a reputação de resistência e resistência dos Crioulos se espalhou.

Durante o século XIX, muitos dos Crioulos nativos foram cruzados com o gado Eurpean, a fim de maximizar os pontos fortes de ambas as raças, mas a raça Crioulo original foi quase perdida na tentativa.

Os criadores argentinos responderam criando um registro para Crioulos puros e formando uma associação de criadores que supervisionaria a manutenção da raça.

Os padrões que eles estabeleceram ajudaram a salvar os Crioulos do desaparecimento e ajudaram a estabelecer o padrão que assegurava que a raça mantivesse suas qualidades essenciais nos dias modernos.

Cavalo Argentino – Descrição

Animal harmonioso que se confundiria com o Anglo Árabe se não fosse a chanfro convexo em vez de reto ou até mesmo côncavo do Anglo- Árabe.

Possui porte altivo como um Puro- Sangue Inglês, embora os indivíduos de conformação ideal sejam mais curtos de dorso e anca, possuam braços mais verticais e quartelas mais curtas que o PSI.

Originalmente denominado de Anglo- Cavalo Argentino, este cavalo excepcional para a prática de esportes amadores resultou da cruza do puro- Sangue Inglês com o Crioulo; portanto, tem sangue Árabe e Berbere, basicamente, as raças formadoras do PSI e do Andaluz, este sendo o gerador do Crioulo na América do Sul.

As pastagens Argentinas são mundialmente famosas por sua excelência para a equinocultura.

Além da criação de excepcionais Crioulos, usados precipuamentes na lida, os Cavalo Argentinos desenvolveram uma raça voltada para o esporte, através da cruza com o PSI.

Do cavalo de corrida obtiveram o porte e a vivacidade; do crioulo colheram a resistência e os úmeros mais verticais e quertelas mais curtas, que fazem o animal perder em velocidade mas ganhar em termos de resistência, sobretudo, nos saltos.

Em 1983, a raça foi oficialmente redenominada de Sela – Argentina, tanto por motivos políticos resultantes do conflito com a Inglaterra sobre a posse das ilhas Malvinas quanto para evitar incongruências quando da utilização de linguagens germânicas, como as Trakehner, Hanoveriana etc., em novas cruzas na atualidade.

Função: Animal altamente competitivo para os esportes amadores.

Altura: Quando atingem de 1,60 a 1,70m são destinados ao salto ou ao adestramento; quando menores que 1,50m são destinados ao pólo.

Pelagem: Alazã, castanha e tordilha.

Cavalo Argentino – Fotos

Fonte: Portal São Francisco

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Aracnídeos

PUBLICIDADE Definição Os aracnídeos (classe Arachnida), qualquer membro do grupo de artrópodes que inclui aranhas, …

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.