Breaking News
Home / Animais / Guaruba

Guaruba

PUBLICIDADE

Guaruba
Guarouba Guarouba – Ararajuba

Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Nome científico: Aratinga guarouba
Nome vulgar: Guaruba
Categoria: Ameaçada

Características

É uma das aves mais belas da família psittacidae. Tem o porte de um papagaio, porém tem cauda longa, penas de tamanho desigual e com bico curvo, característico da família.

As cores da plumagem são o amarelo ouro, rêgimes verde bandeira, por isso é considerada a melhor alternativa para ser escolhida como Ave Nacional. Conhecida também com guaruba, e tanajuba.

Guaruba deriva do Tupi: grará = pássaro, yuba = amarelo, sendo o verde encontrado somente na extremidade externa da asa. Suas pernas são rosadas. Rêgimes verdes, raques das retizes brancas (adulto). Filhotes de penas amarelas com raque e marmoreações verdes, sendo suas retrizes inteiramente desta cor. O comportamento do par da guaruba é silencioso, se seguram pelo bico, um pousando enquanto o outro se pendura por debaixo do poleiro e base das asas.

São muito sociáveis até durante a reprodução. Vive em bandos de 4 a 10 indivíduos. Faz ninhos em buracos de árvores, sendo gerados 9 filhotes por ninho, na natureza, e um número menor quando em cativeiro. Os pares buscam ocos de árvores ou palmeiras para fazerem ninhos.

Voz: “gré-gré-gré’; prolongados e estridentes ‘cüo…’ ” na época nupcial.

Alimentação

Na natureza as Ararajubas em pequenos grupos alimentam-se nos topos das árvores e palmeiras, onde buscam preferencialmente sementes e frutos oleosos.

Seu alimento predileto são cocos da Juçara. No Zoológico se alimentam de banana, mamão, coco da Bahia, cana-de-açúcar, amendoim, girassol e frutas da época.

Reprodução

Agosto a Dezembro. Gestação: a Incubação é de 30 dias. Nº de filhotes: dois a três. Maturidade: 02 anos. Longevidade: 30 anos.

Tamanho

340 mm – Asa: 218 – Cauda: 165 – Bico: 37 – Tarso: 23.

Comprimento

Aproximadamente 34 cm.

Ocorrência Geográfica

Vivem nas florestas chuvosas da região tropical, no norte do Brasil especialmente nos estados do Pará e Maranhão. Ocorre do Maranhão ao leste do Pará e através do Tapajós, Transamazônica e Pará. Baixo Amazonas, do Tocantins ao Maranhão.

Categoria/Critério

Ameaçada. Destruição do Meio Ambiente.

Cientista que descreveu

Gmelin, 1788.

Observações adicionais

A distribuição da espécie é, portanto, muito menos restrita do que se pensava.

Fonte: www.ambientebrasil.com.br

Guaruba

Nome Popular: GUARUBA
Outros Nomes: (ararajuba, tanajuba, papagaio-imperial)
Nome Científico: Aratinga guarouba (Gmelin, 1788)
Nome em Inglês: Golden conure
Ordem: Psittaciformes
Família:  Psittacidae
Alimentação: os cocos da juçara (Euterpe sp.)
Voz: “grã-grã-grã”
Tamanho: 34 cm

Muito sociável, mesmo durante a reprodução. Vive nas matas. Pelo fato de ter as cores verde e amarela, foi proposta como ave-símbolo nacional.

Fonte: br.geocities.com

Guaruba

 

Guaruba
Ararajuba

Guaruba
Casal de Ararajuba

Classificação: Ordem
Psittaciformes, Família Psittacidae.

Nome em inglês
Golden conure

Tamanho
34 cm

Alimento predileto

Os cocos da juçara (Euterpe sp.). Muito sociável, mesmo durante a reprodução. Vive nas matas. Pelo fato de ter cores verde e amarela, foi proposta como ave-símbolo nacional.

Voz

“Grã-grã-grã”; no acasalamento, estrofes prolongadas e estridentes “cüo..”.

Fonte: www.recantodasaves.com.br

Veja também

Rinoceronte

Rinoceronte, Reprodução, Características, Espécies, Mamíferos, Hábitos, Fotos, Classificação, Habitat, Tamanho, Animal, Anatomia, Comportamento, Rinoceronte

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Visão, Rinoceronte Branco

Rinoceronte de Java

Rinoceronte de Java, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Rinoceronte de Java

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.