Breaking News
Home / Animais / Cachorro Vinagre

Cachorro Vinagre

PUBLICIDADE

Cachorro-Vinagre
Cachorro-Vinagre

Nome popular: Cachorro-vinagre
Nome científico: Spheotos venaticus
Onde vive: Panamá, Peru, Brasil Central
Quanto pesa: 7 quilos
Quanto vive: 10 anos
Quanto mede: 75 cm
Habitat: Cerrados e savanas
Filhotes: Quatro a seis, gestação de 65 dias

O cachorro-vinagre é um daqueles animais que nunca foi abundante na natureza e por isso mesmo especialistas do mundo inteiro tentam reproduzi-lo em cativeiro, o que foi feito com muito sucesso na Alemanha. Daquele país vieram vários desses animais para zoológicos brasileiros, onde agora o cachorro-vinagre começa a se multiplicar, mas mesmo assim é um dos animais considerados sob ameaça na lista publicada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Embora seja canídeo, o cachorro-vinagre tem um rabo muito curto e o menor número de dentes na família do cachorro, apenas 38. O nome cachorro-vinagre deriva de sua cor, avinagrada, mas pouca coisa se sabe sobre o animal, que hoje vive em 34 zoológicos ao redor do mundo, que têm 162 exemplares. O interessante é que, se mantidos juntos pais e filhos, só a fêmea principal se reproduz.

Caçador cooperativo, o cachorro-vinagre caça com a família, inclusive filhotes, e é tão bom nadador que, se sua presa tenta fugir pela água, ele vai capturá-la no meio do rio ou do lago.

Esse animal é corajoso também. Ataca presas muito maiores do que ele e, quando vai ter os filhotes, a fêmea expulsa um tatu ou outro animal da toca e toma conta do buraco. O cachorro-vinagre se alimenta de roedores, principalmente paca, cutia e capivara.

Fonte: www.jperegrino.com.br

Cachorro Vinagre

Cachorro-Vinagre
Cachorro-Vinagre

Fonte: www.sofotos.com.br

Cachorro Vinagre

Cachorro-Vinagre
Cachorro-Vinagre

Lobinhos são os cachorros selvagens mais baixos do América do Sul (uns trinta centímetros de altura). Também se chamam cacharros-do-mato-vinagre, por causa do pêlo côr de vinagre escuro que têm nos costas (a barriga, os pernas e a cauda são escuras, quase pretas). Comem caranguejos e outros bichos pequenos que vivem no água e na lama.

Mas também atacam pacas, emas (primas brasileiras do avestruz), capivaras e até veados. Para apanhar a capivara, usam um truque especial. Dividem o bando em dois grupos. Um dos grupos persegue a capivara em terra e o outro grupo espera a capivara no rio. Quando a capivara pensa que vai poder ficar salva dentro d’água, encontra lobinhos prontos para atacar.

Entrar na água não é problema para os lobinhos.
Eles têm os dedos ligados por uma membrana (pele) e nadam perfeitamente. Lobinho mora em terrenos alagados, no Brasil, nas Guianas, no Equador, no Peru e no Paraguai. Vive e caça com um bando de companheiros, tal e qual o lôbo. Mede uns sessenta e cinco a setenta centímetros de corpo e uns doze a quinze centímetros de cauda. Dizem que come cobras.

O veneno da maioria dos cobras não faz nenhum mal ao lobinho (experiências do Instituto Butantã, de São Paulo, mostraram isso). Alguns homens que estudam os bichos acham que o lobinho de hoje é o aracambé ou joguaracombé dos nossos índios (veja Cachorro Doméstico).

Valente, o lobinho é perigoso para os cães de caça que vão atrás dele até o barranco onde ele cavou sua toca. Na Amazônia, o aracombé ganhou os apelidos de janauí, jonauíra, jananoíra.

Fonte: www.animanet.com.br

Cachorro Vinagre

Cachorro-Vinagre
( Jaguaracambé, Januária) Speothos venaticus (Lund, 1839)

Classificação: Ordem Carnívora, Família Canidae
Nome em inglês: Bush dog

Seu corpo e cabeça têm até 15 cm. Chega a pesar 7 kg. Foi inicialmente considerado como fóssil. Vive em florestas e savanas, perto da água, nadando e mergulhando bem. Alimenta-se de roedores, como, por exemplo, a paca (Agouti paca) mostrada na ilustração. Classificada como espécie rara pela IUCN (1976) e apêndice 1 da CITES.

Fonte: www2.petrobras.com.br

Veja também

Rinoceronte

Rinoceronte, Reprodução, Características, Espécies, Mamíferos, Hábitos, Fotos, Classificação, Habitat, Tamanho, Animal, Anatomia, Comportamento, Rinoceronte

Rinoceronte Branco

Rinoceronte Branco, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Visão, Rinoceronte Branco

Rinoceronte de Java

Rinoceronte de Java, Características, Tamanho, Alimentação, Habitat, Extinção, Espécie, Hábitos Alimentares, Reprodução, Peso, Rinoceronte de Java

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.