Breaking News
Home / Animais / Burmilla

Burmilla

PUBLICIDADE

Resultante de um acasalamento acidental entre uma chinchila macho e uma fêmea birmanesa, o gato Burmilla parece notavelmente semelhante a um birmanês, só que o Burmilla é prateado.

Esta introdução recente no cenário dos gatos é mais conhecida na Grã-Bretanha, onde o seu desenvolvimento teve início nos começos da década de 1980.

É uma raça agouti, criada nas formas prateada e dourada, com tipping ou sombreamento na pelagem.

Esta raça é provavelmente uma das mais recentes. Com pouco mais de vinte anos, esta raça surgiu do cruzamento de um exemplar da raça Birmanesa com outro da raça Chinchila.

O seu belo manto macio logo cativou alguns admiradores que rapidamente juntaram esforços no sentido de fazer deste gato, uma raça reconhecida internacionalmente. Embora ainda não aceite em todos os países, o Burmilla dá já os seus primeiros passos nas exposições felinas.

O Burmilla

De aparência delicada e olhos espantados, o Burmilla é uma introdução recente no universo dos gatos.

Mais conhecido na Inglaterra, seu país de origem, a raça resultou do cruzamento entre um Birmanes lilás e um Persa prateado do tipo chinchila.

Os primeiros filhotes nasceram em decorrência de um acasalamento não planejado, mas sua proprietária, a baronesa Miranda von Kirchberg, acabou por utilizá-los em um cuidadoso programa de criação que desenvolveu as qualidades desejadas na raça, como o leve sombreado, os olhos ligeiramente oblíquos e o temperamento ativo e amistoso.

Os Burmilla foram apresentados pela primeira vez em exposição da Cat Association em 1983, apenas dois anos depois de iniciada a sua criação.

Descrição

A pequena cabeça arredondada é marcada pelo nariz avermelhado que se destaca do conjunto.

As orelhas são de tamanho médio com as pontas ligeiramente arredondadas.

Os seus olhos verdes são grandes quando comparados com o tamanho total da cabeça.

As pernas são finas e a cauda é longa com anéis malhados.

Temperamento: Este gato é geralmente muito divertido gostando muito de interagir com os vários elementos do seu meio. O temperamento do Burmilla é muito semelhante ao Birmanês, tem comportamento ativo e amistoso.

Tipo de Pelo: O pelo é curto, denso e ligeiramente áspero, com algumas malhas de tom escuro.

Cabeça

De tamanho médio, arredondada. Face larga, mas que se vai afilando num triângulo curto e obtuso. Bochechas cheias, redondas. Mandíbulas fortes no macho.

Focinho largo, bem desenvolvido, curto.

Nariz com ligeira “quebra” na base. Queixo bem desenvolvido.

Orelhas: Médias, largas na base, arredondadas nas extremidades, espaçadas, em posição de alerta, ligeiramente inclinadas para a frente. Interior revestido por pelos curtos e dispersos.

Olhos: Grandes, afastados, ligeiramente oblíquos. Abertura em meia-lua. Orlados de cor adequada. São aceites todas as nuances de verde, embora se dê preferência ao verde luminoso. Aceitam-se vestígios de amarelo no caso dos gatinhos e animais jovens até aos dois anos de idade. No caso da pelagem vermelha, creme e tartaruga, é permitida a cor âmbar.

Pescoço: Curto, bastante desenvolvido.

Corpo: Bastante compacto. Peito largo, arredondado. Ombros e ancas de largura idêntica. Quartos posteriores mais altos do que os ombros. Estrutura óssea muito sólida Musculatura forte.

Patas: Patas posteriores ligeiramente mais compridas do que as anteriores. Boa estrutura óssea. Musculatura robusta. Pés de tamanho médio, ovais.

Cauda: Semi-longa, ou longa, espessura média, afilando até à ponta arredondada.

Pelagem

Pelo curto, um pouco mais longo do que o Burmês, fino, muito lustroso, sedoso, com sub-pelo suficiente para conferir um ligeiro volume.

Cor: característica do ” tipping ” (apenas a extremidade do pelo é colorida), a qual é realçada por um sub-pelo branco prateado.

A cor base é Silver ou Golden e a extremidade do pelo pode ser zibelina, azul, chocolate, lilás, ruivo, creme.

O dorso, a máscara e a cauda são mais escuros do que o abdômen.

Características e Cores

Pelo curto, fino, macio e denso. A forma dos olhos é uma importante característica; devem ter um formato intermediário entre redondos e amendoados. Estão implantados de um modo semelhante ao de um Oriental, ligeiramente oblíquos em relação ao nariz.

Cores: Shaded chocolate, lilás, lilás-prata, chocolate vermelho.

História

O Burmilla é um dos gatos mais recentes da história. Muito divertido, tem olhos grandes e redondos. De comportamento ativo e amistoso, seu corpo é musculoso, sua pequena cabeça é arredondada e marcada pelo nariz avermelhado, que se destaca do conjunto. Os seus olhos verdes são grandes se comparados com o tamanho da cabeça.

O pelo é curto, denso e ligeiramente áspero, com algumas malhas de tom escuro. As cores são sombreado-lilás, sombreado-chocolate, sombreado-marrom, além das cores do seu progenitor, o Birmanês. Aceita-se um mosqueado na barriga. As fêmeas são geralmente menores do que os machos.

Origem

O Burmilla surgiu no Reino Unido em 1981, como resultado do acasalamento acidental entre um persa chinchila macho e uma fêmea birmanês lilás. A descendência foi tão impressionante que se decidiu avançar com um programa de procriação.

Esta raça é provavelmente uma das mais recentes. Com pouco mais de vinte anos, ela surgiu do cruzamento de um exemplar da raça Birmanesa com outro da raça Chinchila.

O seu belo manto macio logo cativou alguns admiradores que rapidamente juntaram esforços no sentido de fazer deste gato, uma raça reconhecida internacionalmente. Embora ainda não aceite em todos os países, o Burmilla dá já os seus primeiros passos nas exposições felinas.

Classificação

Nome científico: Felis catus
Nome da raça:
 Burmilla
Outros nomes:
 Burmês Silver
País de Origem :
 Grã-Bretanha.
Ancestrais – Birmanês X Persa Chinchilla
Origem – 1981
Opção Pêlo Longo – Nenhuma
Índole – Ativo e amistoso
Peso :surpreendente para o seu tamanho : 
4 a 7 Kg.

Burmilla – Fotos

Fonte: pt2.vivapets.com/www.catish.com.pt/www.racoeslourenco.hpg.ig.com.br/www.expoanimais.com.br/publications.royalcanin.com/cattime.com

 

 

 

Conteúdo Relacionado

Veja também

Anaconda

Anaconda

PUBLICIDADE O que é uma Anaconda? Uma anaconda é uma cobra grande e não venenosa. Vive principalmente …

Tigre de Sumatra

PUBLICIDADE O que é um Tigre de Sumatra? Um tigre de Sumatra é uma espécie …

Buldogue Francês

Buldogue Francês

PUBLICIDADE O que é um Buldogue Francês? O Bulldog Francês é uma raça licenciada pelo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.